Medo da reprovação na OAB? Veja como superar!

Compartilhe

É completamente normal ter medo da reprovação na OAB. Sabemos que a pressão para conseguir passar no exame é grande para a maioria dos candidatos, gerando desconforto e ansiedade nas pessoas que vão prestar a prova.

Quando a prova se aproxima, esse medo pode se tornar ainda maior, visto que o tempo vai diminuindo e a hora decisiva está para chegar. Se você se encontra nessa situação, fique tranquilo, é normal que isso aconteça.

Porém, é preciso fazer um trabalho para que esse medo não domine a sua mente e atrapalhe os seus estudos, além do seu desempenho no momento da prova. Para isso, preparamos aqui algumas dicas para superar o medo da reprovação na OAB. Continue a leitura!

Tenha uma mentalidade positiva

Antes de mais nada, é preciso ter uma mentalidade positiva. Saiba que o medo de reprovação na OAB começa quando há um pensamento negativo, reforçando na sua cabeça que não importa o que você faça, ela acontecerá.

Então, é momento de criar uma realidade diferente por meio da mentalidade positiva, dizendo para si mesmo que vai conseguir ser aprovado e também acreditando que isso vai acontecer de fato. Pode parecer apenas um detalhe, mas esse é um passo muito importante que guiará as suas ações para ter o melhor desempenho no momento do exame. 

Tenha hábitos saudáveis

É óbvio que a preparação para o exame da OAB dependerá muito de estudo e foco, que são coisas que estão ligadas com a sua cabeça e a sua mente, mas saiba que é preciso que o seu corpo esteja bem para criar esse cenário em que tudo possa funcionar.

Sendo assim, é imprescindível ter hábitos saudáveis. Estamos falando de comer bem, fazer atividades físicas e, até mesmo, ter momentos de lazer para desligar um pouco dos estudos a fim de ter uma vida com mais qualidade.

Entenda que você não é uma máquina que funciona 24 horas, por isso, é importante prezar pelo seu bem-estar, de modo a ficar com mais energia, menos desânimo, além de ajudar a perder o medo da reprovação na OAB.

Tenha consciência das suas conquistas

Se o medo da reprovação na OAB aparecer, apenas pare e reflita sobre o que você conquistou até agora. Isso é algo simples, mas ajuda muito a acalmar a mente, uma vez que traz uma reflexão muito positiva.

Nesse momento, não deixe de valorizar a graduação que foi ou está sendo alcançada, por exemplo. Pense, também, em coisas que fez e que trazem orgulho para o seu ser. Ao ter esse pensamento, perceba que você terá muito mais clareza do que fazer quando esse medo bater.

Lembre de respirar

Por fim, a nossa última dica é que você não esqueça de algo importante: respirar. É muito comum, nos momentos de tensão, esquecermos de respirar de forma fluída, o que acaba deixando o nosso corpo ainda mais tenso.

Então, crie a consciência para lembrar de respirar sempre, principalmente nos momentos difíceis em que o medo aparece.

Saiba que com essas dicas para superar o medo da reprovação na OAB, é possível levar uma rotina de estudos tranquila e saudável. Além disso, é importante que você não se culpe por sentir medo, pois é perfeitamente possível superá-lo e fazer uma boa prova.

E você? Ficou com alguma dúvida ou tem mais dicas para recomendar? Compartilhe conosco. Deixe um comentário!

Por Equipe de Conteúdos CEISC

Close Bitnami banner
Bitnami