Confira os 8 termos jurídicos que você não deve esquecer!

Você já deve ter lido um texto ou uma peça processual em que ficou perdido nos termos jurídicos, certo? Como em toda área, os profissionais do Direito usam e abusam de palavras técnicas que fazem todo sentido entre eles, mas que podem ser completamente desconhecidas para quem não é advogado ou juiz.

Você com certeza precisará aprender todas essas expressões para redigir boas petições no futuro, quando a tão desejada carteira da ordem já estiver em suas mãos.

Portanto, em nosso post vamos falar de 8 termos jurídicos que você deve conhecer. Confira!

1. Data venia

Presente em praticamente todas as petições, data venia é um termo jurídico proveniente do latim e é utilizado para pedir, respeitosamente, permissão para discordar de alguma ideia. Ou seja, sempre que uma ideia oposta for introduzida no texto, é possível utilizar tal expressão.

Também é comum encontrar algumas outras variações como, concessa venia, data maxima venia,com a devida venia ou peço venia.

2. Exordial

Exordial é o mesmo que petição inicial. No entanto, é bastante comum encontrarmos esse termo jurídico nas peças processuais com a finalidade de evitar a redundância e tornar o texto menos cansativo.

Logo, sempre que for necessário se referir à petição inicial, você pode alterar os termos utilizando exordial, inicial ou peça vestibular.

3. Juízo a quo e juízo ad quem

Esses dois termos jurídicos são comuns na redação de recursos e é de grande importância que o candidato saiba a diferença entre eles, uma vez que também são essenciais para o conhecimento processual do aluno.

Juízo a quo é aquele do qual se recorre, e o juízo ad quem é aquele para onde o recurso está sendo enviado. Logo, quando você precisar se referir a primeira ou segunda instância, pode utilizar esses dois termos.

4. Douto Juízo

Douto Juízo é um termo jurídico bastante comum em todas as peças processuais e é utilizado sempre que você quiser se referir ao juízo de maneira respeitosa.

Também é comum encontrarmos tal expressão em sua versão abreviada, ou seja, “d. Juízo”, o que não é considerado errado e tem o mesmo sentido que o já citado. Mas, atenção: para a prova da OAB você não deve utilizar esse termo abreviado.

5. In albis

In albis significa passar em branco e é normalmente encontrado nos andamentos processuais indicando que determinada parte não se manifestou ou não cumpriu com alguma obrigação dentro do prazo concedido pelo juízo ou pela legislação.

6. Mandado

O mandado está na nossa lista para evitar que você cometa um erro comum entre estudantes: confundir mandado e mandato. Essas duas palavras muito parecidas comportam significados completamente diferentes. Além de alterar todo o sentido da sua petição, ainda demonstra desconhecimento jurídico.

Portanto, fique atento: mandado é a ordem judicial expedida pelo juiz, que pode ser um mandado de prisão, de citação e penhora, entre outros. Mandato é a autorização outorgada a uma pessoa para que ela possa exercer em seu nome um direito ou uma obrigação, o que também é conhecido como procuração.

7. Citação

Nos termos do artigo 238 do Código de Processo Civil, a citação é o ato pelo qual o réu, o executado ou o interessado são convocados para integrar a relação processual. É por meio da citação em que as partes contrárias são cientificadas da existência de uma demanda contra elas e ao mesmo tempo são convocadas para comparecer em juízo e se defender.

8. Prazo peremptório

É um termo jurídico que se refere aos prazos estipulados por lei e que não admitem alteração a não ser em casos excepcionais, como a ausência de sistema para envio de petição, calamidade pública, dificuldade de transporte ou acesso a determinadas comarcas.

Para conhecer melhor a utilização dos termos jurídicos, é recomendável a leitura de sentenças, acórdãos e as mais variadas petições. Somente com a prática é que você começará a incluir todos esses termos em seu vocabulário.

Compartilhe o nosso texto nas redes sociais e ajude-os a ter sucesso na prova.

Por Equipe de Conteúdos CEISC

Close Bitnami banner