Olá galera da 1ª Fase da OAB!

Após a publicação do edital recebemos diversos questionamentos, atendendo aos pedidos dos candidatos decidimos fazer esta publicação com todas as informações importantes referentes ao edital do XXV Exame de Ordem.

Você que vai prestar a 1ª Fase do Exame de Ordem deve ficar ligado nestas dicas!

A primeira informação importante é: LEIA O EDITAL! Sugerimos a todos os examinandos que façam uma leitura pautada do edital, compreendam a sistemática do exame e realizem a prova com total ciência do procedimento.

Inicialmente o que todo candidato deve ter em mente é o cronograma referente ao XXV Exame, os prazos devem pautar o estudo de cada um e devem ser seguidos rigorosamente, uma vez que a perda destes pode acarretar em uma perda de todo tempo dedicado ao certame.

A inscrição para o XXV Exame de Ordem pode ser feita a partir do dia 23/01/2018 até o dia 02/02/2018, através do site da fgv, clique aqui para acessar. Outra informação importante é quanto ao valor, a taxa de inscrição para o Exame de Ordem XXV é de R$ 260,00 (duzentos e sessenta reais) e o pagamento deve ser feito até o dia 08/03/2018 (quinta-feira)

IMPORTANTE! Sobre a inscrição devemos salientar a responsabilização criminal e administrativa daqueles candidatos que tentam prestar o Exame de Ordem sem cumprir os requisitos básicos. Segue extrato do edital:

Muitos candidatos nos questionam sobre qual seria o critério da OAB para determinar se o aluno de fato está “nos últimos dois semestres ou no do último ano do curso de graduação em Direito”. Para enquadrar-se completamente nesta descrição o aluno deve estar matriculado, de fato, no 9º semestre e fazer ou cálculo para verificar se dentro de um ano da publicação do edital já estará formado.

IMPORTANTE! Vimos vários alunos tendo problemas com relação a essa regra. Por isso, preste atenção! É necessário que vocês preste a prova no seu domicílio eleitoral ou no estado em que concluiu o curso de graduação em Direito.

Cabe lembrar que sendo necessário pugnar pela alteração do local de prova o  examinando poderá interpor requerimento fundamentado, dirigido à Coordenação Nacional do Exame de Ordem, às 17h00min do dia 02 de fevereiro de 2018, solicitando a realização das provas em estado distinto do escolhido no ato da inscrição, o qual deverá ser encaminhado exclusivamente por meio da página http://oab.fgv.br/xxiexame/requerimentos

Para aqueles candidatos que eventualmente reprovarem no XXIV Exame de Ordem as informações sobre a repescagem estarão dispostas no edital complementar com publicação prevista para o dia 22 de fevereiro de 2018.

Nenhuma modificação expressiva. Nos casos em que houver anulação de questões todos os candidatos serão beneficiados, inclusive aqueles que não interpuseram recurso.

Na 2ª Fase, eventuais candidatos que tenham uma correção favorável, principalmente em casos polêmicos evitem de publicizá-las. Justamente pelo fato de que sua pontuação poderá ser revista até a homologação do certame. Ademais, a banca examinadora procurou se blindar administrativamente de eventuais falhas, negando aos candidatos um tratamento igualitário.

Segundo o Edital é PERMITIDA a utilização de marca texto, traço ou remissão a artigos ou a Lei, desde que as remissões não articulem uma estruturação de peça.

Fiquem tranquilos! As remissões e marcações podem ser feitas tanto a lápis quanto a caneta.

Por fim, a utilização de clips é liberada, canetas marca texto também são permitidas, de todas as cores e maneiras. E ainda, canetas esferográficas de diversas cores podem ser utilizadas para sublinhar a letra da lei.

Não existe um limite de remissões, elas poderão indicar Leis, OJ’s, Súmulas e artigos, porém elas devem ser exclusivamente feitas nas folhas do Código e sem maiores informações. Sendo da forma mais concisa possível:

• art. 397 do CPP
  • Súmula 444 STJ
  • Lei 9.099/90

Evite qualquer forma de estruturação de peça, entendendo o examinador que suas remissões, marcações ou separadores estão organizados de forma a facilicar ou permitir uma eventual estruturação de peça você pode ter seu código retirado.

Aos que estão se preparando para o Exame de Ordem, vale lembrar, VAI CAIR A REFORMA TRABALHISTA!!