O momento de espera do resultado do Exame de Ordem é sempre algo muito angustiante, aguardar pelo resultado que se aproxima faz com que as dúvidas se acumulem e as questões sobre inscrições, próximos certames e recursos venham à tona.
Por isso, com a intenção de sanar eventuais dúvidas fizemos esta postagem.

Datas importantes!

Inicialmente é importante que você que vai prestar o Exame de Ordem compreenda os calendários e suas datas específicas.

Nesta postagem analisamos o edital do XXV Exame de Ordem, publicado no dia 23 de janeiro, XXV Exame de Ordem: Análise do Edital.

• - Período de inscrições para 1ª Fase do Exame XXV:

23/01/2018 a 02/02/2018 às 17hrs

• - Divulgação do padrão de respostas definitivo e do resultado preliminar da 2ª fase do Exame XXIV

19 de fevereiro de 2018

• - Decisão dos recursos acerca do resultado preliminar e divulgação do resultado final do Exame XXIV:

06 de março de 2018

• - Prazo limite para pagamento da taxa de inscrição para 1ª Fase do Exame:

23h59min do dia 08 de março de 2018

• - Os procedimentos para requerer o reaproveitamento do resultado de aprovação na 1ª fase do XXIV Exame de Ordem Unificado serão dispostos em edital complementar com publicação prevista para o dia

22 de fevereiro de 2018

Com essas datas os candidatos podem começar a programar seus passos daqui para frente, ou seja, definir qual rumo seguir para continuar a batalha rumo a aprovação ou aguardar o tão esperado resultado. Abaixo vamos trazer as respostas para algumas perguntas que recebemos frequentemente durante este período:

Estou aguardando o resultado da 2ª Fase do Exame de Ordem XXIV, posso me inscrever para 1ª Fase do XXV?

Sim, o edital veda apenas inscrições simultâneas no mesmo certame referentes ao mesmo edital, como o edital da repescagem será publicado posteriormente não existe proibição.

Como funciona e porque as pessoas também se inscrevem para 1ª Fase?

As inscrições para o XXV Exame de Ordem estarão abertas até dia 02/02.
O resultado preliminar da 2ª Fase do XXIV Exame de Ordem será publicado apenas dia 19/02, sendo assim, posteriormente ao período de inscrições para o XXV Exame de Ordem.

A partir daí você deve estar se questionando: “Estou aguardando o resultado do XXIV Exame de Ordem, devo me inscrever para o XXV?”

Vamos dividir a resposta em dois grupos, aqueles alunos que prestaram o XXIV Exame estando na repescagem e aqueles alunos que prestaram o XXIV Exame utilizando-se da 1ª tentativa.

Para quem já estava na repescagem no XXIV Exame de Ordem:

O candidato que já estava na repescagem no XXIV Exame de Ordem, se eventualmente vier a reprovar terá que prestar novamente a 1ª Fase. Portanto, para evitar que você tenha que aguardar até o XXVI Exame de Ordem, nossa sugestão é que você faça sua inscrição.
O motivo é bem simples, a inscrição para o certame é validada apenas com o pagamento do boleto bancário. Analisando o cronograma do edital do XXV Exame de Ordem é possível perceber que as inscrições vão até dia 02/02, porém o prazo limite para o pagamento do boleto de inscrição vai até o dia 08/03.

Ou seja, você pode efetuar sua inscrição normalmente e apenas aguardar o resultado do XXIV Exame sem fazer o pagamento do boleto referente ao XXV Exame.

Portanto, inscreva-se, ainda que por precaução.

Para quem não estava na repescagem no XXIV Exame de Ordem:

O candidato que prestou o XXIV Exame de Ordem sem estar na repescagem, faz jus ao benefício, podendo prestar novamente apenas a 2ª Fase do XXV Exame de Ordem.

Sendo assim, não se encaixa na situação que tratamos no tópico anterior.

O candidato deve aguardar a publicação do edital de repescagem que tem previsão para estar disponível no dia 22/02.

Existe ainda, uma outra hipótese, para examinandos que desejam ter ainda mais segurança. Os cursinhos costumam denominar como “hackear” a repescagem, funciona assim:

O candidato que está aguardando o resultado da 2ª Fase XXIV pode se inscrever para 1ª Fase do XXV e efetivamente fazer a prova de 1ª Fase do XXV Exame. O objetivo da medida é manter o benefício do reaproveitamento.

Assim, o candidato faz a 1ª Fase do XXV e, se aprovado, fará a 2ª Fase XXV e ainda, se passar na prova de 1ª Fase, já garante para si o reaproveitamento no XXVI Exame.

Ou seja: quem ficar para a repescagem do XXV pode, fazendo a prova da 1ª fase novamente, buscar uma proteção caso venha a reprovar na repescagem, se garantindo na próxima repescagem, ou seja, a do XXVI Exame.

Nossa Equipe acredita que a hipótese acima é totalmente exagerada, porém, se você sentir vontade de utilizá-la cabe a nós informarmos.

Como funciona a repescagem?

Os candidatos que eventualmente não aprovarem na 2ª Fase do Exame de Ordem XXIV devem aguardar a publicação do edital com todas as informações e a abertura das inscrições para o reaproveitamento no dia 22/02.

Não tenho certeza da minha aprovação devo fazer minha inscrição para 1ª Fase?

Sim, aconselhamos a todos que façam a inscrição. O importante é que você não precisa pagar o boleto antes do resultado, pode aguardar a confirmação da sua aprovação ou não para então efetivar o pagamento.

Quando devo iniciar meus estudos?

Independentemente da posição em que o aluno se encontra, havendo dúvidas sobre a aprovação é importante que você inicie seus estudos imediatamente. O tempo entre a divulgação do resultado e a nova prova é curto, por isso nunca deixe de estudar.