Saber gerenciar o tempo durante a prova da OAB é um dos principais fatores que levam qualquer candidato a ter um bom desempenho. Afinal, sabemos que não basta ter todo o conhecimento do mundo, é preciso saber usá-lo em prol do relógio também.

A importância de saber lidar com o tempo é importante para que o aluno não perca nenhum minuto durante a resolução da prova, visto que não há um período muito longo para a sua realização, mas que é suficiente para quem se organiza.

Então, para que você não saia prejudicado no momento do exame, preparamos 4 dicas de gerenciamento de tempo para a prova da OAB. Confira!

1. Treine com provas passadas

Você já deve saber que é muito bom treinar para o exame da OAB por meio da resolução de provas passadas, certo? Porém, destacamos que nesse momento é importante se atentar não apenas ao conhecimento, mas ao tempo que você levará para resolver a prova.

Então, não custa nada cronometrar o tempo nessas simulações. Isso ajudará você a agir ao longo da sua rotina de estudos, tendo em mente o quanto precisa melhorar para conseguir chegar no exame bem preparado.

2. Reserve um tempo para o gabarito

Um item que muitos não levam em consideração no momento de se organizar para realizar a prova é o gabarito. Afinal, ele é o principal instrumento de avaliação da prova, e não adiantará de nada ter um bom desempenho no exame se você não preenchê-lo corretamente.

Por isso, é importante reservar um tempo para esse processo seja feito de forma calma, evitando erros e qualquer correria que possa prejudicar o seu resultado final. Há várias estratégias para essa tarefa, mas o mais indicado é reservar um momento que seja suficiente para realizar isso.

3. Resolva as questões mais fáceis primeiro

Outra dica que pode ajudar a gerenciar o tempo durante a prova da OAB está em fazer as questões mais fáceis primeiro. Então, quando receber a prova, antes de sair resolvendo-a, reserve um tempo para se organizar.

Desse modo, é possível identificar quais são as questões mais fáceis ou as que carregam os temas que você tem mais afinidade para priorizar a resolução dessas opções. A tendência é que se leve menos tempo nesses casos.

Com esse cuidado você ficará mais tranquilo, pois saberá que terá mais tempo para as questões que considera complicadas.

4. Aproveite todo o tempo da prova

Por fim, a nossa última dica é simplesmente aproveitar todo o tempo disponível para resolver a prova. Afinal, tenha em mente que toda a preparação para esse momento não pode ser jogada fora.

Se sobrar tempo, utilize-o para revisar o gabarito ou alguma questão que você ficou em dúvida sobre a resposta. Utilize os minutos que sobraram a seu favor e trabalhe para melhorar ainda mais o seu resultado final.

Além dessas dicas para gerenciar o tempo durante a prova, é importante que você pense na possibilidade de contar com a ajuda de um curso preparatório. Esse auxílio poderá ser de grande valia nessa, principalmente oferecendo simulados próximos da realidade dos moldes do exame.

As dicas foram úteis para você? Mas não pense que elas acabam por aqui! Veja também como evitar o branco na hora da prova!

Comments

comments

Responsável pela coordenação dos projetos, cursos preparatórios e eventos relacionados aos cursos de 1ª Fase da OAB do CEISC. Editora e criadora de conteúdo web e inbound marketing.