técnicas de respiração

4 técnicas de respiração para melhorar a sua concentração

Estudar para o exame da OAB e conseguir revisar toda a matéria aprendida durante os cinco anos de faculdade exige organização, disciplina, foco e concentração do candidato. E com a quantidade de coisas que são capazes de nos tirar a atenção e nos deixar ansioso, essa tarefa tem se tornado cada vez mais difícil. Aprender técnicas de respiração podem ajudar você a ficar mais focado. Por isso, hoje vamos ajudar você nessa missão, ensinando quatro técnicas de respiração para concentração que irão auxiliar nos seus estudos. Confira!

1. Respiração abdominal

Essa é uma técnica destinada aos iniciantes e, em primeiro lugar, você precisa aprender a respirar utilizando o diafragma. Portanto, comece lentamente uma respiração profunda de modo que você consiga sentir o seu abdômen expandindo e contraindo, sem que seja forçado.

Após esse momento, coloque uma mão no peito e outra na barriga, concentre a sua respiração profunda pelo nariz. Realize esse movimento de 6 a 10 vezes, diariamente. Tal técnica é capaz de diminuir a frequência cardíaca e a pressão arterial, ou seja, é excelente para ser utilizada, tanto no dia a dia, quanto antes de momentos que possam te causar estresse, como é o caso do exame da OAB.

2. Samavritti Pranayama

Também conhecida como respiração quadrada, é uma excelente técnica para quem também está querendo relaxar e desestressar e, com isso, conseguir concentrar os seus esforços naquilo que realmente importa.

Então, seguindo a dica da respiração pelo diafragma, você deve realizar os seguintes passos:

  • inspire contando até quatro;
  • segure o ar nos pulmões e conte até quatro;
  • expire, no mesmo tempo;
  • já com os pulmões vazios, conte até quatro novamente;
  • recomece.

Fazendo todos os passos acima no mesmo tempo, é como se estivesse formando um quadrado mental, por isso o nome da respiração.

3. Expiração alongada

Essa técnica de respiração para melhorar a concentração reúne os seus esforços na expiração alongada. Você pode utilizar o mesmo passo a passo da técnica do item dois, porém, ao soltar o ar, dobre a contagem de tempo.

Se você estiver se sentindo ansioso no meio do seu dia, por exemplo, você pode fazer a expiração alongada, sempre dobrando o tempo de sua inspiração para ajudá-lo a se manter a calmo.

4. Respiração por narinas alteradas

Essa é uma técnica de respiração muito praticada pelos adeptos do yoga e tem como objetivo trazer relaxamento, equilíbrio, além de unir os lados esquerdo e direito do cérebro.

Vamos para a prática, então? Ela é simples, só exige um pouco de coordenação no início até você se adaptar. Sente-se em uma posição confortável, tampe o lado direito da sua narina e inspire profundamente pelo lado esquerdo.

Com os pulmões cheios, tampe a narina esquerda e expire com o lado direito. Repita esse movimento de 6 a 10 vezes, sem pressa, respirando lentamente. É importante saber que essa técnica é excelente para despertar, portanto, não a utilize antes de dormir.

Conclusão

Transforme as técnicas de respiração para concentração em um hábito para que elas possam auxiliá-lo a lidar com a pressão durante o estudo para o exame da OAB.

Se gostou do nosso post, siga a gente nas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube) e fique por dentro de mais assuntos como esse!

Comments

comments

Equipe de curadoria de conteúdos jurídicos.