Muitos estudantes não sabem como manter o ritmo de estudos adequado para alcançar o sucesso na prova da Ordem dos Advogados do Brasil. Nós sabemos que há muitas distrações, no entanto, o foco no seu objetivo é essencial.

Se esse for o seu caso, não é preciso entrar em desespero. Há diversas atitudes que podem ser adotadas para obter um resultado positivo, basta disciplina e organização.

Pensando nisso, neste post damos cinco dicas para turbinar seus estudos e você arrasar no exame da OAB.

1. Organize seu tempo

Antes de mais nada faça uma avaliação da sua rotina. Quais são os compromissos fixos diários com faculdade e trabalho? Quanto tempo é gasto nos deslocamentos?

Com base nessas respostas, anote seu tempo livre e o que você tem feito nele. Tente eliminar ao máximo as atividades que apenas servem para procrastinar suas obrigações, como navegar em redes sociais ou trocar mensagens. Se necessário, silencie ou saia temporariamente dos grupos que faz parte, deixe para conversar com seus amigos nos momentos de descanso.

Esse é um momento decisivo de sua vida e é importante que todo o foco esteja voltado para as doutrinas e os códigos. São pequenos esforços que valerão a pena quando a aprovação chegar.

2. Monte um plano de estudos

Depois de saber exatamente quanto tempo tem disponível para seus estudos, é chegada a hora de montar o plano de estudos. Leia o edital da prova atentamente e organize toda a matéria que precisa ser revisada.

Após essa etapa, agrupe as disciplinas de maneira que elas se complementem. Por exemplo, na segunda-feira você estuda direito penal e processo penal. Na terça, direito do trabalho e processo do trabalho e assim sucessivamente. Essa estratégia facilita a manutenção do ritmo de estudos adequado.

3. Trace metas

Para evitar que você perca o ritmo de estudos, trace pequenas metas ao longo da sua preparação. Anote em seu celular ou em algum local visível para que não se esqueça e mantenha a motivação.

Você pode, por exemplo, estipular dois simulados por semana, pelo menos. Ou, ainda, estudar uma certa quantidade de matéria até tal dia. Sempre que suas metas forem alcançadas, você perceberá o resultado do seu esforço e continuará focado em seu objetivo final.

4. Defina recompensas

É fato que nós, seres humanos, nos sentimos mais motivados quando sabemos que há uma recompensa esperando por nós. Por mais que a aprovação seja o maior prêmio, nada impede de estipular pequenas recompensas a cada meta alcançada.

Uma noite com os amigos, um jantar especial com alguém que você goste muito, uma tarde de bobeira vendo filme e comendo pipoca. Defina o que pode fazer você feliz nesse momento sem atrapalhar o seu ritmo de estudos, é claro.

5. Descanse

O descanso é tão importante quanto os estudos, pois sem ele seu corpo pode não apreender todo o conteúdo revisado. Se você for estudar por longas horas em um único dia, não esqueça de fazer pequenas pausas, tomar água, comer e fazer atividades leves para limpar a mente e evitar que o estresse da preparação atrapalhe.

6. Evite pensamentos negativos

Lembre-se que a preparação para a OAB, embora cansativa, trará muita felicidade. Logo, não atrapalhe o seu ritmo de estudos com pensamentos negativos que possam surgir por influência externa.

Sabemos que muitas vezes nossos amigos e familiares exercem uma pressão por resultados que podem nos deixar nervosos e causar impactos ruins em nosso desempenho. Saiba filtrar as informações e perguntas. Evite as comparações que sempre surgem, principalmente naquele almoço de família, e não perca o foco.

O exame da OAB é temido pela maioria dos estudantes de Direito por causa do alto índice de reprovações, mas não se deixe levar pelas notícias agora que você sabe como manter o ritmo de estudos.

Se você quer mais dicas de como estudar para a OAB, leia também como montar um cronograma para a prova.

Comments

comments

Responsável pela coordenação dos projetos, cursos preparatórios e eventos relacionados aos cursos de 1ª Fase da OAB do CEISC. Editora e criadora de conteúdo web e inbound marketing.