Se você está terminando ou já terminou a faculdade de Direito com certeza deve estar com um pouco de medo do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), não é? A gente sabe que não é uma prova simples, mas também não precisa ranger os dentes por causa disso: a elaboração de um bom roteiro de estudos OAB é o primeiro passo para a aprovação.

Isso é necessário porque você deve estar preparado para revisar uma enxurrada de conteúdos; mas, calma, não é nada que foco e disciplina não resolvam. A prova é dividida em duas etapas: a primeira , de múltipla escolha, pode abordar todas as matérias vistas durante os cinco anos de curso; já a segunda fase, dissertativa, permite que o candidato escolha a disciplina de sua preferência.

Neste post, ensinaremos cinco passos para você montar o seu roteiro e se dar bem no exame. Confira!

1. Leia o edital

Para criar o seu roteiro de estudos OAB, não dá para deixar de ler o edital da prova; afinal, é nele que constam informações importantes, como data do exame, prazo de inscrição e pagamento, materiais que podem ser levados no dia e, principalmente, o conteúdo que deve ser estudado.

Assim, faça uma leitura atenta do documento e monte o seu cronograma de maneira organizada, para não perder tempo com matérias que não serão cobradas no grande dia.

2. Organize o seu local de estudos

Você já sabe que a preparação para OAB exige do candidato foco e disciplina, certo? Então não esqueça de definir um local de estudos e de deixar à mão todos os itens que serão importantes nessa jornada, como cadernos, doutrinas, códigos, post-its, e o edital para consulta.

Um espaço organizado ajudará a sua concentração, além de evitar que você se distraia com a procura de um livro, por exemplo. Lembre que, para você se sair bem no dia do exame, é necessário ter uma boa dose de tranquilidade — além de ter estudado bastante, claro.

3. Mantenha uma rotina saudável

Pode parecer estranho, mas essa dica é essencial para o seu roteiro de estudos da OAB. Um erro bastante comum é o de candidatos que estudam até não poder mais, a ponto de deixarem de apreender vários temas da matéria que estão revisando.

É importante se dedicar com afinco, sim, mas não esqueça de seguir algumas regras básicas, como a de se alimentar, se hidratar e dormir bem, para que no dia da prova o seu psicológico jogue a seu favor. Não é raro ouvirmos relatos de candidatos que estavam bem preparados, mas não conseguiram a aprovação por puro nervosismo — os famosos apagões.

4. Faça simulados

Quer saber como está se saindo em cada matéria? Inclua os simulados em seu roteiro de estudos. Resolver as provas anteriores é uma forma bem legal de medir o seu desempenho e o avanço nas disciplinas, além de te possibilitar se familiarizar com o estilo do exame.

E não se contente apenas com os simulados da Internet! Fique atento aos promovidos pelos cursos preparatórios: eles são excelentes para simular o ambiente da prova, como o tempo, o preenchimento do gabarito, a fome, a sede e o desconforto das cadeiras.

5. Divida as matérias por blocos

Você deve lembrar que, lá no começo do texto, mencionamos a enorme quantidade de conteúdo que a primeira fase da OAB cobra, não é? Desse modo, organização é essencial para que a revisão das disciplinas dê conta do maior número possível de pontos.

Uma boa dica, para montar o roteiro de estudos, é dividir as matérias por blocos e encaixar as que têm ligação entre si, como é o caso de direito penal e processo penal, ou direito do trabalho e processo do trabalho. Assim, o aprendizado fica mais fácil e o seu tempo rende mais.

Como todo mundo sabe, a prova da OAB tem um alto índice de reprovação, mas não precisa se assustar com os números: basta se preparar bem, estudando com as técnicas certas e buscando ajuda, se achar necessário.

Se você gostou das nossas dicas sobre como fazer o seu roteiro de estudos OAB, assine nossa newsletter e receba mais posts como este!

Comments

comments

Maíra Martinez
Responsável pela coordenação dos projetos, cursos preparatórios e eventos relacionados aos cursos de 1ª Fase da OAB do CEISC. Editora e criadora de conteúdo web e inbound marketing.
Maíra Martinez on InstagramMaíra Martinez on LinkedinMaíra Martinez on Youtube