A prova da OAB não é a das mais fáceis, no entanto, também não é impossível ser aprovado. O candidato precisa estar focado durante os meses que antecedem o desafio e ter consciência de que deve se preparar da maneira correta para o exame.

No post de hoje, vamos falar sobre como estudar a partir da resolução de questões da OAB. Acompanhe.

Faça diversos simulados

Comece o seu estudo para OAB da forma mais simples, resolvendo as provas antigas de maneira tradicional. Sente em seu local de estudo, organize o seu tempo e resolva as questões sem consultar nenhum material externo.

Analise o seu desempenho, levando em consideração as matérias com mais acertos e as com mais erros para que você possa traçar um plano de estudos focado em suas forças e fraquezas.

A partir desse resultado, você saberá o que merece mais atenção na preparação para a prova.

Foque nas questões mais recentes da OAB

O exame da OAB sempre apresenta mudanças e, portanto, é importante estar atento à forma como a banca examinadora tem elaborado as questões.

Por mais que seja prudente resolver o maior número de provas passadas possível, fique mais atento às três últimas provas e busque similaridades entre elas. Essa é uma forma estratégica para que o candidato fique mais bem preparado na hora de lidar com as pegadinhas e questões interdisciplinares.

Responda as questões sem alternativas

Uma boa forma de estudar para o exame é transformando as questões da OAB em um jogo de perguntas e respostas sem alternativas.

Escreva diversos enunciados em cartões e depois resolva-os, de maneira aleatória, sem consultar as alternativas da prova. Mesmo que não saiba a resposta correta, não tenha medo de arriscar. Lembre-se de que é uma preparação, e aquele é o momento certo para cometer erros.

Utilize as questões para revisar o conteúdo

A sua preparação para o exame não será feita apenas de resolução de questões da OAB. Você lerá as apostilas, algumas doutrinas e, principalmente, terá que aprender a manusear os códigos da maneira correta.

Além disso, organizará o seu estudo por blocos de matérias e é nesse momento que utilizará também a resolução dos enunciados como sua melhor amiga para alcançar a aprovação.

No final de cada bateria de estudos, separe as questões das matérias revisadas naquele dia e resolva-as. A partir daí, você conseguirá medir se o dia foi proveitoso ou não, se está dominando determinado assunto ou se precisa reforçar o aprendizado.

Leia os exercícios comentados

As questões da OAB comentadas são uma ótima forma de estudar para o exame, uma vez que os especialistas explicam, por meio de comentários rápidos e certeiros, os motivos para tal alternativa estar correta e a outra não.

Essa é uma ótima maneira de revisar a matéria que está sendo estudada, além de clarear a cabeça do candidato em relação àquelas perguntas que foram acertadas por meio do chute, com uma certa insegurança.

Agora que você já sabe como se preparar para a prova com as questões da OAB, leia nosso post com cinco passos essenciais para montar um plano de estudos perfeito. Vamos lá!

Comments

comments

Responsável pela coordenação dos projetos, cursos preparatórios e eventos relacionados aos cursos de 1ª Fase da OAB do CEISC. Editora e criadora de conteúdo web e inbound marketing.