Fazer uma boa revisão para 2ª fase da OAB é muito importante para ter mais segurança e tranquilidade no momento da prova. Ela é fundamental para esclarecer aqueles detalhes em que ainda há dúvidas e garantir os pontos necessários para a aprovação.

Muitos candidatos ficam nervosos ao se preparar para a prova, principalmente quando falta pouco tempo para o exame, mas calma! Utilize esse período para fazer uma boa revisão e ficar com mais segurança.

Neste texto daremos 4 dicas para fazer uma boa revisão para a 2ª fase da OAB. Não perca!

1. Assista a vídeos

Uma boa forma de fazer a revisão para 2ª fase é assistindo a vídeos. Você pode procurar no YouTube ou outros sites de dicas específicas para a sua área. Vários cursinhos disponibilizam essas revisões de última hora.

Mas cuidado: não adianta acessar vídeos muito antigos, porque como a legislação é alterada constantemente você pode cair em alguma pegadinha da banca. Geralmente, assuntos que tiveram alterações ou mudanças de entendimento dos tribunais são cobrados.

Quando o candidato estuda com materiais desatualizados poderá cair em uma dessas questões e perder vários pontos na peça ou mesmo uma questão discursiva inteira. Então lembre-se: assista vídeos específicos, mas sempre busque os mais recentes, preferencialmente aqueles upados depois do edital da sua prova.

2. Faça anotações dos pontos principais

Existem assuntos que você tem mais dificuldade dentro da área escolhida? Você sempre esquece algum ponto importante que deve constar nas peças da segunda fase? Se há algum detalhe desses, anote!

Faça cartões que fiquem sempre à vista, escreva na parede do quarto, tenha um caderno só para isso, seja qual for o método, o importante é sempre relembrar esses pontos principais.

Esquecer uma argumentação, um pedido, como fazer a qualificação corretamente na peça pode descontar pontos importantes, fazendo a diferença entre ser aprovado ou não. Portanto foque nesses detalhes para não esquecer no momento da prova.

3. Treine estruturar a peça

estruturação da peça é fundamental na 2º fase da OAB. A banca tem um método para corrigir as petições, e isso já é conhecido pelos cursos e professores. Contando com um bom preparatório para a prova, você já deve saber desses detalhes.

Porém, ainda é fundamental treinar e fazer peças em casa. Procure provas antigas da sua área e veja o que foi cobrado e tente fazer a petição sem analisar o que foi exigido na correção pela banca.

Quando terminar, tente fazer uma correção verificando quais eram os pontos exigidos e o que você esqueceu, além de analisar o tamanho mínimo e máximo da peça. É comum que os candidatos falem muito em pontos que poderiam ser mais objetivos, ou não argumentem com mais profundidade algum momento importante.

Tente treinar muito e tenha atenção com esses pontos: o que você pode melhorar, que assuntos podem ser resumidos, o que você deveria ter abordado melhor etc. Tudo isso vai deixar você mais seguro e melhor preparado para a prova.

4. Tente ficar motivado

Um dos grandes problemas dos candidatos ao fazer uma revisão para 2ª fase da OAB é ficar desmotivado: são tantos assuntos, detalhes, coisas para se lembrar que pode parecer que na hora da prova nada dará certo.

Mas não pense assim, é importante ficar motivado, e cada coisa nova que você aprende é um ponto a mais na sua avaliação. Leia sobre histórias de pessoas que passaram no exame mesmo com pouco tempo para estudar, vídeos motivacionais ou outro tema que agrade você.

Tudo isso ajuda a diminuir o nervosismo e aumentar a motivação, pontos fundamentais para fazer uma boa avaliação e se sentir mais seguro no momento de estruturar a peça e responder as questões discursivas.

Seguindo essas dicas e mantendo a calma na véspera da prova, seja assistindo a uma aula ou mesmo descansando, você, com certeza, terá uma boa revisão para 2ª fase da OAB e fará uma ótima peça, aumentando suas chances de aprovação.

Agora que você já sabe como fazer uma boa revisão para a OAB, confira o nosso texto sobre as vantagens de estudar a distância para a prova!

Comments

comments

Maíra Martinez
Responsável pela coordenação dos projetos, cursos preparatórios e eventos relacionados aos cursos de 1ª Fase da OAB do CEISC. Editora e criadora de conteúdo web e inbound marketing.
Maíra Martinez on InstagramMaíra Martinez on LinkedinMaíra Martinez on Youtube