Os bacharéis e estudantes de Direito que estão estudando para passar no Exame de Ordem devem aprender algumas técnicas de estudo que fazem muita diferença na hora de encarar as temidas questões da prova.

Uma das melhores formas de você se preparar e ganhar confiança para o grande dia é resolvendo desde já alguns simulados.

E será que você sabe como melhor aproveitar as resoluções dos simulados? Veja a seguir como eles podem ajudar em seus estudos e tornar a aprovação possível.

Estabeleça uma rotina de estudos

Organize-se na hora de estudar: escolha um local adequado, silencioso e agradável (ventilado, bem iluminado e confortável); defina a prioridade das disciplinas (as que pesam mais e as que você apresenta dificuldades devem ser mais trabalhadas); escolha um horário e o obedeça. No entanto, procure fazer intervalos de alguns minutos para relaxar e se alongar tornando sua a rotina menos cansativa e desgastante.

Inclua no seu plano de estudos os simulados OAB, pois eles serão muito úteis para avaliar seu desempenho, eles vão lhe auxiliar a praticar o que você aprendeu e descobrir em quais matérias você precisa dedicar mais tempo.

Direcione melhor seus estudos com os simulados

Uma das maiores vantagens em fazer simulados OAB é que eles vão lhe ajudar a direcionar seus estudos. Você terá a oportunidade de visualizar o grau de dificuldade das questões e vai se familiarizar com o estilo da banca.

O resultado é que, assim, você usufruirá de mais clareza para estudar, priorizando os temas e disciplinas em que encontrou mais dificuldade ou apresentou resultados inferiores (lembra do que falamos no primeiro tópico?).

Administre melhor seu tempo de prova

Ao fazer os simulados, você conseguirá conduzir melhor o tempo para a resolução das questões. Isso porque o candidato treinará para solucionar os exercícios em casa, cronometrando qual o tempo médio gasto para encontrar a resposta de cada questão ou o total da prova inteira.

Ao final, os simulados ajudam o candidato a controlar os nervos para responder as provas dentro dos limites impostos pelo edital.

Relembre os conteúdos passados

Como há muita coisa para estudar e pouco tempo disponível, os simulados OAB dão aquele “empurrãozinho”, já que abordam assuntos estudados no início da graduação, fazendo com que você relembre os temas esquecidos, tornando-se uma maneira eficiente de revisar e fixar conteúdos.

Marque corretamente seu gabarito

Um dos grandes impedimentos para qualquer pessoa na hora dos exames e concursos em geral é marcar o gabarito em tempo hábil. Lembre-se de que é ele que será analisado e definirá sua aprovação ou reprovação. Se você deixa um tempo curto para o preencher, corre o risco de cometer erros e até rasurá-lo.

Treinando com os simulados, pode controlar melhor o tempo reservado ao preenchimento do gabarito, garantindo maior assertividade.

Fique ciente de seus erros e acertos

Depois corrigir seu simulado com o gabarito, faça uma correção por conta própria. Fundamente as questões que você errou e acertou com o seu vade mecum ao lado. Além de você entender melhor as matérias abordadas, serve como leitura extra de lei seca e revisão dos conteúdos.

E então, já está fazendo alguns simulados? Então coloque em práticas nossas dicas de hoje!

Deseja receber mais informações sobre concursos e provas da OAB? Aproveite para assinar a nossa newsletter agora mesmo e receba tudo diretamente em seu e-mail!

Grande abraço e até a próxima!

Comments

comments

Responsável pela coordenação dos projetos, cursos preparatórios e eventos relacionados aos cursos de 1ª Fase da OAB do CEISC. Editora e criadora de conteúdo web e inbound marketing.