Estudar sozinho pode ser uma necessidade de muitos alunos e é muito comum se sentir meio perdido nessa hora: a prova da OAB cobra várias matérias importantes e é um exame muito extenso, com duas fases que exigem bastante dos candidatos.

Neste texto daremos algumas dicas para conseguir estudar por conta própria, mantendo um bom rendimento e deixando os estudos para a OAB mais rápidos e eficazes, assim fica fácil se organizar nessa hora. Confira!

Manter o foco e montar um cronograma

A primeira dica para começar a estudar sozinho é ter foco e ser organizado. É fundamental que você desenvolva um cronograma com todas as matérias a serem estudadas e o siga com o máximo de disciplina possível.

Quando se estuda sozinho é comum perder o foco, procrastinar e deixar os livros de lado. Por isso, organize-se: separe as matérias por dias e escolha um horário para o estudo — lembre-se de considerar um momento em que sua concentração é maior.

Fazendo isso ficará mais fácil manter o ritmo e dar conta de todas as matérias até o dia da prova, sem perder tempo no meio do caminho ou começar a desanimar pela falta de organização.

Ter uma boa fonte de materiais

Outro ponto muito importante para conseguir estudar por conta própria é ter uma boa fonte de materiais para todas as matérias necessárias. Contar com livros, apostilas e videoaulas atualizadas faz o estudo ficar mais eficaz, ajudando, inclusive, a manter o foco.

Estudar com poucos materiais ou com fontes não confiáveis pode ser um tiro no pé, além de perder muito tempo procurando as matérias e assuntos, eles podem conter informações incorretas, o que prejudica muito no momento da prova.

Tenha sempre sites, professores, livros e apostilas confiáveis e com um conteúdo completo, para que você não tenha que atrasar o seu cronograma para os estudos. Isso faz você desanimar, pois muitas vezes é difícil encontrar bons materiais.

Fazer revisões periódicas

Uma dica bastante importante para os estudos é fazer revisões periódicas. Programe-se para repassar as matérias que são mais complexas ou extensas a cada duas semanas, por exemplo.

Verifique, durante os seus estudos, quais são os assuntos que você tem mais dificuldade e os revise com mais frequência para fixar bem a matéria. Isso ajuda a prevenir erros durante a prova naqueles temas com pegadinhas e que você sabe que se enrola.

Começar um curso online

Estudar sozinho não é uma tarefa fácil. Encontrar materiais e manter o foco na organização é fundamental para conseguir dar conta de tudo e não desanimar durante os estudos. Porém, fazer isso pode ser mais difícil do que parece.

Nessas horas você pode buscar algum curso online com foco na prova que vai fazer. Existem vários modelos com cargas horárias diferentes, focados em determinado assunto para que você possa adaptá-los à sua rotina.

Muitas vezes, estudar por conta própria é uma necessidade devido ao dia a dia: várias horas de trabalho, faculdade, afazeres domésticos e outros assuntos podem dificultar a manutenção de um horário com professores e um curso presencial.

Você pode achar um curso online mais versátil para estudar sozinho, adaptando-o à sua rotina e escolhendo as melhores horas para se dedicar. Mas lembre-se: isso também requer dedicação e foco, então não desanime para correr atrás dos seus sonhos.

Gostou das nossas dicas para conseguir estudar por conta própria? Então entre em contato conosco para conhecer os nossos cursos online e outros serviços!

Comments

comments

Equipe de curadoria de conteúdos jurídicos.