Você já se sentiu nervoso antes de fazer um teste? Seja na prova da ordem ou em um determinado concurso público, a ansiedade nos estudos é um problema que afeta muitos candidatos. Além disso, ela pode colocar em risco as longas semanas e meses de trabalho árduo. Embora essa aflição seja natural, o resultado das provas pode não refletir sua verdadeira competência.

Por isso, no post de hoje apresentaremos algumas técnicas que você poderá utilizar para controlar o nervosismo e evitar aquele branco na hora da prova. Acompanhe!

Como se preparar antes da prova?

Estudar para provas e concursos é uma tarefa que exige muito tempo e dedicação. Ainda assim, você pode se sentir desconfortável durante sua aplicação se não estiver concentrado. Por isso, é muito importante se preparar adequadamente nos dias que antecedem o exame para que seja bem-sucedido. Descubra algumas estratégias que podem ajudá-lo:

  • Tenha uma boa base para o exame

    Por mais óbvio que pareça ser, estar bem preparado para fazer a prova é o método mais eficaz para estimular sua confiança e vencer a insegurança. Desse modo, você precisa gerenciar seu tempo para aperfeiçoar seus estudos e manter uma rotina saudável para aliviar o estresse das aulas.

  • Faça atividades físicas

    Adicione algumas práticas esportivas à sua preparação, fazendo com que você tenha uma rotina mais equilibrada. Fazer atividades físicas é fundamental para reduzir todo o cansaço emocional e a ansiedade gerada na preparação para as provas. Além disso, uma rotina diária de exercícios físicos auxilia o raciocínio e a memória.

  • Durma bem

    Para evitar o nervosismo na hora da prova, procure tirar uma boa noite de sono. Isso faz com que você se sinta melhor e mais preparado para realizar o exame. Afinal, um descanso adequado do cérebro melhora a concentração e reduz os níveis de ansiedade.

O que fazer no dia da prova?

No dia da prova é essencial se manter confortável e confiante. Nessa hora, a ansiedade se torna uma grande vilã e você precisa tomar alguma atitude para minimizá-la ao máximo e assim, concluir sua prova com maestria. Confira nossas dicas sobre como fazer isso:

  • Mantenha a calma

    Quando as pessoas estão próximas de realizar algo importante é natural se sentirem ansiosas, mesmo estando bem preparadas. Por isso, é importante realizar exercícios para reprimir todo o medo.

    Desse modo, a respiração profunda e lenta é uma ótima aliada. Ela ajuda a manter a calma e fomenta a oxigenação do cérebro, fazendo com que o candidato se concentre mais e faça uma prova com competência.

  • Tenha pensamentos positivos

    Neste momento você já se preparou adequadamente para realizar o teste e tudo que precisa é se distanciar dos pensamentos negativos que permeiam a ansiedade nos estudos. Uma atitude positiva é imprescindível para conservar sua energia e impedir que o nervosismo bloqueie todo o conhecimento adquirido durante a preparação.

  • Chegue cedo no local da prova

    Por fim, reúna todos os materiais necessários para realização da prova e dirija-se com antecedência para o local. Sentir-se apressado pode gerar um nervosismo desnecessário e é completamente evitável. Além disso, você poderá escolher uma mesa mais apropriada e evitar que distrações como frio calor ou o trânsito de pessoas atrapalhem o seu desempenho.

Gostou das dicas que trouxemos neste post para controlar a ansiedade nos estudos? Lembre-se que é apenas uma prova e você está bem preparado! Já deu tudo certo!

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