A preparação para OAB, principalmente na segunda fase, varia de aluno para aluno: alguns preferem se privar de qualquer distração e ficar estudando em todos os horários livres, outros já separaram momentos específicos para o estudo, sem atrapalhar o lazer.

Porém, algumas dicas valem para todos, principalmente quando se trata do dia anterior à prova: é aí que o nervosismo bate e a preparação pode ficar prejudicada devido à ansiedade.

Para ajudar nessa hora, separamos algumas dicas sobre o que fazer na véspera da segunda fase da OAB. Confira!

Separe os materiais e documentação para a prova

A primeira coisa a se fazer na preparação para OAB na véspera da segunda fase é separar todos os materiais para levar para a prova e a documentação que você precisará apresentar.

Portanto, já separe algumas canetas para garantir que não terá problemas com isso durante a prova, o Vade Mecum que você utilizará para responder as questões e fazer a peça pedida, e compre os lanches e líquidos que você consumirá.

É bom não fazer essas coisas de última hora, porque, se alguma coisa der errada ou você precisar de mais deslocamento para resolver algum problema, pode ficar nervoso e ter um branco durante a prova.

Diminua o ritmo

Outra dica importante para essa hora é diminuir o ritmo. É comum cometer o erro de achar que estudar demais na véspera da prova pode ajudar a aumentar a pontuação ou preencher algumas lacunas que você teve durante o estudo anterior.

Porém, o melhor a fazer é diminuir as horas de estudo e focar nas revisões mais tranquilas. Reserve um tempinho para dar aquela lida nos assuntos que você tem dificuldade, mas sem exagerar para não aumentar a ansiedade.

Se a sua preparação foi boa, um ritmo frenético de estudo no dia anterior pode prejudicar o seu rendimento, tendo em vista que a mente ficará cansada e você pode encontrar assuntos difíceis, que lhe deixarão mais nervoso, achando que não se preparou direito.

Procure se alimentar bem

A alimentação na véspera da prova também é fundamental. Tente se alimentar bem, consumindo comidas leves e que você gosta, sem exagerar em doces, frituras e gorduras. Isso é importante para que você chegue à prova mais bem-disposto.

Alimentar-se bem também evita que você tenha algum problema durante o exame, como enjoo, dor de cabeça e de barriga. Essas situações podem atrapalhar bastante o rendimento durante a prova, fazer com que o candidato perca mais tempo e, em casos extremos, perder totalmente a concentração.

Faça uma revisão de véspera

Como dissemos antes, é importante diminuir o ritmo antes da prova. Uma boa maneira de fazer isso é procurar alguma revisão de véspera que os cursinhos proporcionam. A CEISC oferece uma revisão completa nos dias que antecedem o exame, passando por todos os assuntos importantes.

Assistir essas aulas é uma ótima dica para melhorar o seu rendimento durante a prova, mas lembre-se de não exagerar. Você pode anotar alguns tópicos importantes que você não lembrava, pegar algumas dicas para melhorar sua peça e a resolução das questões, além de ficar mais tranquilo em relação à matéria que você já estudou.

Durma bem

Pode não ser uma tarefa fácil, mas um detalhe muito importante na véspera da prova é dormir bem. É comum ficar nervoso e perder um pouco o sono nessa hora, por isso mesmo você deve estar preparado para essa situação e diminuir as chances de cair o rendimento.

Vá deitar cedo, procure um ambiente tranquilo, sem bagunça, barulhos e iluminação intensa. O local de descanso é muito importante para que você fique mais relaxado nessa hora, proporcionando uma boa noite de sono para recarregar as baterias e encarar a prova no outro dia.

Seguindo esses passos você terá uma ótima preparação para OAB, principalmente na véspera da segunda fase, que é um momento fundamental para ficar tranquilo e confiante com os seus estudos e rendimento. Com uma boa preparação em um cursinho experiente na prova, você, com certeza, aumentará suas chances de aprovação!

Gostou das nossas dicas sobre o que fazer na véspera da segunda fase? Se você tem mais alguma recomendação, não deixe de comentar aqui no post e compartilhar com a gente!

Comments

comments

Equipe de curadoria de conteúdos jurídicos.