Buenas moçada!
Muitos examinandos advindos da 2ª Fase tem nos feito esta pergunta “posso me inscrever para repescagem e para 1ª Fase?”

A resposta é SIM!

O questionamento pode parecer estranho para quem não tem familiaridade com os editais do Exame de Ordem, mas é plenamente possível.

O objetivo principal da medida é garantir com a 1ª Fase duas novas chances de prestar a 2ª Fase do Exame de Ordem.

De olho no edital...

Vejamos o que trazia o último edital.

1.1.5. O examinando que tenha direito ao reaproveitamento da 1ª fase do XXIII Exame e que porventura tenha se inscrito no XXIV Exame de Ordem Unificado, por meio de pagamento ou isenção da taxa, no prazo previsto no item 2.1.2 do respectivo Edital normatizador, de 19 de setembro de 2017, ainda assim poderá realizar a inscrição para o reaproveitamento, devendo para tanto cumprir os procedimentos necessários (inscrição na forma e período previstos neste edital, bem como o pagamento da taxa referente ao reaproveitamento).

Se a regra supracitada for mantida no XXV Exame de Ordem o candidato que eventualmente reprovar na 2ª Fase do XXIV Exame de Ordem, poderá se inscrever na 1ª fase do XXV e, se aprovado, poderá fazer a 2ª fase do XXV (na repescagem) e ainda, se aprovado na prova da 1ª fase, já tem uma segurança de ter a 2ª Fase do XXVI garantida.

O objetivo é uma proteção extra, ou seja, o candidato que estiver na repescagem do XXV Exame de Ordem pode, fazendo agora a prova da 1ª fase novamente, buscar uma segurança (caso venha a reprovar na repescagem), mantendo o direito a próxima repescagem, ou seja, a do XXVI Exame.

Vale a pena?

Será que a medida é realmente importante?

Utilizando esta medida a repescagem deixa de ser a última chance de aprovação e o candidato acaba garantindo sempre um período de estudos maior para 2ª Fase do Exame de Ordem.

Por óbvio, a medida é cara, uma vez que, é necessário que o candidato se inscreva e efetue o pagamento tanto na repescagem quanto na 1ª Fase.

Se trata de uma decisão iminentemente pessoal, porém, se você julga que seria importante ter uma segurança pode ser uma boa opção.

Mas estudar para 1ª Fase não vai atrapalhar meus estudos para repescagem?

Será?

Outrossim, é importante que o candidato aprove na 1ª Fase para garantir essa segurança. Porém, examinado que irá prestar a prova da OAB deverá focar seu estudo na 2ª Fase e deixar apenas para revisar os conteúdos de 1ª Fase.