Buenas Galera,
Estamos próximos a Prova da 2ª Fase do Exame de Ordem. Chegou o momento de conversarmos sobre estratégias para a resolução do Exame.

Muitos candidatos nos questionam sobre qual a melhor forma de resolver a prova. Além disso, muitos nos pedem ajuda para traçar uma estratégia, principalmente aqueles que encaram a prova pela primeira vez. Então vamos lá:

Primeiro, sempre é importante salientarmos que não existe uma fórmula mágica. Cada examinando vai descobrindo com os treinos a melhor forma de encarar a OAB de frente. As correções fizeram com que cada um de vocês criassem confiança e compreendessem melhor a sistemática da prova.

Nossa sugestão é a seguinte:

Leiam a peça com atenção!

A aprovação de vocês inicia neste momento, uma leitura com atenção irá permitir que vocês vislumbrem as teses a serem abordadas na peça. Com calma, procurem verificar a presença das palavras chaves e identificar a peça.

Façam o esqueleto

Vocês foram treinados, já sabem o que fazer. Utilizem o check-list e preencham seu esqueleto. Não há necessidade de fazerem um rascunho da peça inteira, o esqueleto irá cumprir esta finalidade e lhes poupará tempo. Não esqueçam de nada, adicionem ao seu esqueleto todas as teses que vocês vislumbrarem na peça.

Leiam as questões

Feito o esqueleto da peça prático-profissional, se acalmem, respirem fundo e partam para as questões. Esse tempo em que você irá ler as questões irá lhe ajudar a perceber novas teses quando você retornar para a peça.
Não se esqueçam que apesar da peça pratico-profissional ser o pilar central da sua aprovação, sem as questões esse caminho pode ficar difícil. Utilizem o mesmo método, façam um esqueleto para cada questão, tentando sempre vislumbrar a tese que a banca quer que você aborde.

Façam a prova

Pronto! Esqueletos montados, releiam a peça e iniciem sua elaboração. Se lembrem sempre de recorrer ao Código, utilizarem o check-list e o essencial manterem a calma.

Finalizada a peça, iniciem as questões e administrem o tempo.

A 2ª Fase do Exame de Ordem deve ser encarada de forma estratégica, saibam sempre que vocês estão preparados e o caminho das suas aprovações perpassa um pensamento confiante, calmo e um estudo organizado.

Então, gostaram? Que tal escolherem uma prova de um ano anterior e aplicarem essa estratégia para ver como se saem?

Lembrando que o Blog OAB na Veia busca sempre trazer sugestões. Por isso, busquem sempre adaptar nossas dicas as características individuais de vocês, de forma a suprir suas dificuldades e trazer maior facilidade e serenidade durante a prova.