Passar no exame de ordem, principalmente depois de muita preparação, é um momento muito especial na carreira. É o primeiro passo em direção ao seu sonho de se tornar advogado, e há muito a comemorar.

Mas você não pode esquecer que agora começam também várias responsabilidades, e a primeira delas é requerer a sua carteira da OAB para finalmente começar a exercer a profissão.

Neste texto mostraremos um passo a passo para fazer isso, mostrando desde a solicitação do certificado até o recebimento da carteira na cerimônia. Se liga!

Solicitar o certificado de aprovação

O primeiro passo para requerer a carteira da OAB é solicitar o certificado de aprovação do exame de Ordem. Para isso, você precisa ir até a Secretaria da Seccional do estado em que fez a prova, com RG, CPF, título de eleitor e o diploma da faculdade.

Caso você ainda não seja formado, é possível pedir na instituição de ensino uma declaração que indicará a data provável da sua colação de grau, caso seja aprovado. Mas aqui tem um detalhe: você só poderá solicitar a carteira após esse dia.

De qualquer forma, entregando todos os documentos na Secretaria, o procedimento vai variar de acordo com o estado. De forma geral, o certificado de aprovação no exame de Ordem deve ser emitido no prazo de 30 dias, em média.

Separar a documentação necessária

Ok, solicitado o certificado de aprovação, agora é a hora de separar toda a documentação necessária para pegar a sua carteira da OAB. Não se deixe enganar, pode parecer bobo, mas esse é um passo importante e que muita gente erra, o que acaba atrasando a entrega.

Separamos os documentos que você precisa para fazer a solicitação, anote em algum lugar e faça um check-list. Vamos lá!

• certificado de aprovação no exame da OAB;
  • documento de identidade e CPF;
  • comprovante de residência (se não estiver no seu nome deve acompanhar uma declaração do dono do imóvel);
  • diploma de graduação em Direito ou certidão e histórico escolar;
  • certidão de quitação eleitoral;
  • duas fotos 3×4;
  • certificado de reservista.

Lembre-se de fazer cópia de todos esses documentos, mas também ter em mãos os originais ou cópias autenticadas, que poderão ser pedidas para a consulta.

Preencher e levar o formulário de inscrição à OAB

Depois de separar isso tudo, é hora de preencher o formulário de inscrição para dar início ao processo de emissão da carteira da OAB e pagamento do boleto bancário. Esse documento pode ser requerido no site da OAB do seu estado e pode ser físico ou eletrônico.

Tenha bastante cuidado no momento de preencher os dados, pois qualquer erro pode acarretar o cancelamento do processo e você quer ela o quanto antes, não é?

Depois de preencher o formulário de inscrição, você deve levá-lo à OAB, junto com o comprovante de pagamento do boleto — que deve ser emitido pelo site — com todos aqueles documentos que já mencionamos no outro tópico. Lembre-se de verificar se no seu estado não há mais nenhuma requisição necessária.

Comparecer à cerimônia de entrega da carteira da OAB

Depois de levar o formulário de inscrição com a taxa paga e os documentos à OAB, o processo de emissão terá início. Dependendo de onde você mora isso pode demorar até 3 meses. Mas tenha paciência! A espera valerá a pena!

Após aguardar esse tempo você receberá um comunicado para receber a sua carteirinha em uma cerimônia na sua Subseção, onde fará o juramento e pegará o certificado. Depois disso você já está apto para exercer a advocacia!

Sabendo desses passos para receber a carteira da OAB você já pode se preparar separando os documentos e verificando o procedimento do seu Estado, para nada atrasar nessa hora tão esperada!

Gostou desse post? Quer ficar por dentro de todas as nossas atualizações e se preparar da melhor forma para a OAB? Então siga nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e YouTube!