o que estudar oab

O que estudar na reta final da 1ª Fase da OAB

Conforme o ano passa, a prova da Ordem dos Advogados Brasileiros vai chegando e começa a bater aquela dúvida: o que estudar na reta final da OAB? Sabemos que a maioria dos candidatos ficam confusos sobre como direcionar os seus estudos.

Muitos se questionam se é melhor revisar os conteúdos que já foram estudados ou correr atrás de novos conhecimentos. Se você está nesse momento, não se desespere, é possível trazer um equilíbrio para essa questão.

Quer saber a solução para esse questionamento? Continue a leitura do post para esclarecer todas essas dúvidas, além de entender como criar a melhor estratégia de estudo para essa reta final.

Fazer revisões dos conteúdos ou buscar novos conhecimentos?

Não existe uma resposta exata para essa pergunta, pois isso vai depender de como foi a sua trajetória de estudos até aqui. Se você está seguindo um cronograma de estudos, é primordial que continue no seu planejamento e o altere apenas se precisar dar uma atenção especial a dificuldades que esteja enfrentando, se for o caso.

Se faz parte dos que ainda nem tocaram nos cadernos e precisa começar a estudar agora, saiba que há tempo para correr atrás do prejuízo! Entretanto, será necessário definir com clareza quais são as suas prioridades nesse tempo disponível. E, claro, será essencial ter muito foco e dedicação!

Independentemente do caso, é sempre bom estudar e relembrar as disciplinas que têm uma grande incidência de cair na prova. Afinal, elas sempre serão prioridade quando o assunto é o que estudar na reta final da OAB.

É importante ter em mente que quanto mais se estuda essas disciplinas, maior será a confiança para fazer uma boa prova e não errar nos assuntos em que praticamente é obrigação ir bem.

Quais assuntos revisar?

Se está na dúvida sobre quais as matérias que deve revisar, trazemos aqui a importância de memorizar alguns conteúdos que são importantes. Principalmente se você é aquele aluno que tem anotações realizadas em aula, é um ótimo momento de retomá-las para fixar e memorizar os conteúdos.

Portanto, entender o que estudar na reta final da OAB envolve olhar para alguns assuntos importantes que merecem ser revisados. Fizemos uma pequena lista deles!

Lei seca

Não deixe de ler a sua legislação. Tenha em mente que é muito bom ter uma memória fotográfica para esse assunto, sem contar que geralmente aparecem questões que são baseadas na literalidade da letra de lei.

Princípios e conteúdos bases das matérias

Sem dúvida, você já deve saber que os princípios que norteiam o Direito são os grandes definidores de toda a estrutura e fundamento do sistema jurídico, certo? Por isso, ao saber mais sobre os princípios das matérias cobradas, será mais fácil de interpretar as questões, mesmo que você não tenha domínio de todo o conteúdo pedido.

Simulados e questões de provas anteriores

Não podemos esquecer do bom e velho simulado, que sempre ajuda no momento de estudar. Você já deve ter um monte deles, não é mesmo? Pois, não deixe eles parados. Sempre reveja os pontos que você errou e tente resolver novamente essas questões.

Pode não parecer, mas isso auxilia no processo de fixação dos conteúdos e interpretação dos enunciados na hora da prova.

O que devo estudar do zero?

Se você ainda não conseguiu estudar nada e precisa começar de alguma maneira, apontamos aqui um tema que predomina a primeira fase da prova da OAB, esse assunto é Ética! Tenha em mente que tal matéria deve ser priorizada estrategicamente nos seus estudos.

Não deixe de ler o Código de Ética e Disciplina da OAB, além de passar a limpo como funciona o Estatuto da Advocacia. Para você ter uma ideia, geralmente a prova tem cerca de 8 questões sobre o assunto e você poderá garantir um bom resultado com um estudo rápido e focado nessa reta final.

Claro que existem outras disciplinas que também contam com uma quantidade razoável de questões na prova e que não podem ser deixadas para trás, estamos falando de: Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Constitucional.

Para você ter uma ideia, caso acerte todas as questões dessas matérias, terá uma vantagem de mais ou menos 50 acertos na prova. Bastante coisa, não?

Como devo fazer a revisão?

Por fim, vamos fechar este post falando sobre como a revisão da prova deverá ser conduzida. Tenha em mente que uma revisão eficiente inclui todas as disciplinas cobradas no exame da Ordem, focando nos pontos que são os mais exigidos pela banca.

Para isso, sugerimos fortemente que você se capacite e se prepare para esse momento. Preparamos uma lista com algumas sugestões do que você pode fazer para potencializar o seu estudo.

Crie resumos rápidos

Uma das maneiras mais eficientes de apreender é criar resumos para que seja possível realizar estudos rápidos. O intuito desses resumos é que o estudante acesse quando esteja em alguma situação que não é possível fazer outra coisa.

Por exemplo, se estiver no transporte público e é preciso esperar um longo tempo para chegar em casa ou no trabalho, então é sempre bom ter esses resumos para aproveitar o tempo que a princípio será perdido.

Busque por aulas de revisão online

Outra excelente maneira é buscar pelas aulas de revisão online que são oferecidas pela internet. A ideia é que seja possível escutar um conteúdo que já foi estudado ao longo do ano, mas de modo que possa ser relembrado facilmente e acessado o conhecimento já aprendido.

Esse é um ótimo momento de lidar com aquela dúvida que está presente há um bom tempo na sua cabeça e saná-la de uma vez por todas para ir ainda mais seguro para realizar o exame e ter um bom resultado na prova.

Faça exercícios

Além de assistir aulas e criar resumos, é preciso focar também em ações práticas, a principal delas é fazer exercícios das provas anteriores para entender ainda mais o padrão das questões que são cobradas.

Feito isso, no momento da prova, quando surgir um exercício parecido, a tendência será de que haja mais facilidade para resolver a questão, ajudando com que o candidato poupe tempo para questões mais difíceis.

Agora que você já sabe o que estudar na reta final da OAB, não deixe de arregaçar as mangas e focar em uma rotina de estudos para ajudar a ter um bom desempenho na prova!

Gostou deste post? Então siga o nosso perfil no FacebookYouTube Instagram para acompanhar as novidades por lá!

Comments

comments

Equipe de curadoria de conteúdos jurídicos.