o que estudar oab

O que estudar na reta final da 1ª Fase da OAB

Estamos há menos de trinta dias da primeira fase do XXVIII Exame de Ordem e a maior dúvida dos candidatos neste momento são sobre o que estudar e direcionar os estudos: reviso os conteúdos que já sei, ou corro atrás de novos conhecimentos?

A primeira dica é não se desesperar, a segunda é ler o nosso post, pois hoje vamos esclarecer todas essas dúvidas e lhe ajudar a estabelecer a melhor estratégia de estudo para esta etapa.

FAZER REVISÕES DOS CONTEÚDOS OU BUSCAR NOVOS CONHECIMENTOS?

A resposta vai depender exclusivamente de como foi a sua trajetória até aqui, faça uma análise das suas últimas semanas de estudos. Se você está seguindo um cronograma de estudos, é primordial que você continue no seu planejamento e o altere apenas se precisar dar uma atenção especial a dificuldades que você esteja enfrentando, se for o caso.

Se você faz parte dos que ainda nem tocaram nos cadernos e precisa começar a estudar agora, saiba que há tempo para correr atrás do prejuízo! Entretanto, será necessário definir com clareza quais são as suas prioridades neste tempo disponível. E claro, será essencial ter muito foco e dedicação!

O QUE REVISAR?

Se você tiver anotações das aulas ou dos conteúdos lidos, é o momento de realizar leituras atentas a fim de fixar e memorizar esses conteúdos.

São eixos importantes a serem explorados nas suas revisões:

Lei Seca: não deixe de ler a legislação. Além de estimular a memória fotográfica, a FGV costuma cobrar questões baseando-se na literalidade da letra de lei.

Princípios e conteúdos bases das matérias: você já sabe que os princípios norteiam o Direito, são eles os definidores de toda a estrutura e fundamentos do sistema jurídico. Sabendo os princípios das matérias cobradas, será mais fácil de interpretar as questões, mesmo que você não tenha domínio de todo o conteúdo pedido.

Simulados e questões anteriores: sabe aqueles simulados que você já resolveu antes? Não deixe eles parados! Reveja os pontos que você errou e tente fazer novamente essas questões, isso auxilia no processo de fixação dos conteúdos e interpretação dos enunciados na hora da prova.

O QUE EU ESTUDO DO “ZERO”?

Existe uma chave principal em se tratando de primeira fase da OAB: ÉTICA!

Essa matéria precisa ter preferência estratégica nos seus estudos, leia o Código de Ética e Disciplina da OAB, bem como o Estatuto da Advocacia! São 8 questões que você pode garantir com uma disciplina de conteúdo simples e curto. Aposte nela!

Além de Ética, existem outras matérias que possuem um conteúdo razoável em relação a quantidade de questões que são cobradas na prova, como por exemplo, Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Constitucional (caso você acerte todas as questões destas matérias, terá uma vantagem de 50 acertos na prova).

COMO REVISAR?

Uma revisão eficiente deve incluir todas as 17 disciplinas cobradas no Exame de Ordem, focando nos pontos mais exigidos pela banca. Para isso, sugerimos que você conheça a Revisão Turbo do CEISC, que ocorrerá entre os dias 6 e 16 de março, onde serão ministradas aulas gratuitas de todas as matérias cobradas no Exame de Ordem. Além das aulas, você poderá participar dos sorteios de bolsas de estudos, livros, vade mecuns e outros brindes incríveis! E aí, vai perder uma baita oportunidade dessas? Clique aqui e se inscreva agora mesmo no evento!