Depois de algumas tentativas frustradas é comum pensar “não consigo passar na OAB”. Porém, é fundamental não perder o foco e a esperança, buscando melhorar pontos fracos e se dedicar ao estudo com garra.

Existem algumas dicas para ajudar nessa hora, principalmente para aquelas pessoas que estão desanimadas com os estudos e com o rendimento durante os exames de ordem. Se você está passando por isso continue a leitura para saber algumas atitudes que podem ajudar a finalmente passar na OAB.

Conhecer o edital e todas as regras

O primeiro passo para conseguir passar na OAB é ler o edital com atenção e saber de todas as regras a respeito da avaliação. Muitas pessoas que falam “não consigo passar na OAB” na verdade estão perdendo vários pontos devido ao nervosismo.

Conhecer todas as regras ajuda a diminuir essa ansiedade. No dia da prova você não terá preocupações como errar o horário, se levou somente materiais permitidos, quanto tempo ainda tem para resolver as questões etc.

Dar ênfase às matérias que tem mais dificuldade

Passada a fase de “estudar” o edital, é preciso ter autoconhecimento para que você consiga focar naquelas matérias em que tem mais dificuldades. Aqui não há uma regra pronta, cada pessoa tem mais facilidade em determinados assuntos, mesmo que para outras eles sejam mais difíceis.

Tente verificar seu rendimento em provas anteriores e quais foram as áreas em que mais houve erros. Focando nesse assunto você poderá melhorar o seu desempenho e garantir aqueles pontos que faltaram para a aprovação.

Você pode transformar seu nervosismo com suas piores matérias em pontos na prova, mas lembre-se: não deixe de estudar todas as áreas, tendo em vista que revisões são fundamentais para que o assunto fique fresco na sua cabeça.

Fazer exercícios de revisão regularmente

Os exercícios de revisão são muito importantes para que você não esqueça de nenhum assunto. Como falamos, isso deve ser feito para todas as matérias, desde as que você tem mais dificuldade até aquelas em que você garante vários pontos.

Estudar as matérias apenas uma vez não garante uma boa fixação do assunto, além de poder aumentar o nervosismo no momento da prova com o famoso medo de “dar branco”. Isso acontece porque você pode confundir certas áreas, pois cada uma tem regras diferentes. Com a revisão essas regras ficam mais frescas na cabeça, reduzindo bastante as chances de se confundir no momento de assinalar uma questão ou escrever a resposta discursiva.

Realizar cursos preparatórios

Essa é a dica mais importante para quem não consegue passar na OAB. Os cursos preparatórios contam com professores especialistas nas matérias e que conhecem a prova, o que pode ajudar até mesmo na preparação emocional para esse momento.

Cursos de qualidade, como os da CEISC, têm especificidades diferentes e de acordo com as necessidades de cada tipo de estudante: para aqueles que possuem mais tempo para estudar, os que trabalham e estudam, os que precisam de ajuda em uma matéria específica, quem só fará a repescagem etc.

Assim, o curso preparatório pode ajudar o estudante a ficar seguro com os estudos e melhorar o desempenho em matérias mais difíceis, além de ser focado especificamente nesse exame, com macetes e dicas apropriadas.

Seguindo essas dicas ficará mais fácil mudar de “não consigo passar na OAB” para “quando chega minha carteirinha?” Não se esqueça de que os estudos requerem muita dedicação e organização e contar com um curso confiável pode fazer a diferença na hora da aprovação. Depois de conhecer nossas dicas para passar na OAB que tal conferir os cursos que oferecemos? Entre em contato conosco e saiba mais.

Comments

comments

Maíra Martinez
Responsável pela coordenação dos projetos, cursos preparatórios e eventos relacionados aos cursos de 1ª Fase da OAB do CEISC. Editora e criadora de conteúdo web e inbound marketing.
Maíra Martinez on InstagramMaíra Martinez on LinkedinMaíra Martinez on Youtube