Nem sempre é fácil passar de primeira no exame da OAB. Muitas vezes, o candidato se sente frustrado depois de algumas tentativas e prefere entregar os pontos, ou seja, desistir. Contudo, no Brasil, para poder exercer a função de advogado formalmente, ter registro na OAB é um pré-requisito. Trata-se de um desafio que precisa ser superado por todo bacharel recém-formado.

Entretanto, a vida do candidato não se resume a passar na OAB. E, diante de outras necessidades e problemas, as pessoas vão se desmotivando aos poucos.

Qual o segredo para se manter motivado?

Neste post, falaremos sobre motivação para os estudos. Se você é daqueles que estão na luta pela vermelhinha, leia até o final e motive-se!

Saiba o que é motivação

A motivação é um impulso que estimula a pessoa a alcançar seus objetivos. A pessoa desmotivada não tem ânimo para persistir em suas lutas e conquistar o que deseja, principalmente se sofre constantes reveses.

Há pessoas que só sentem motivadas com a ajuda de outras, necessitando de estímulos permanentes. Mas o correto é manter sua motivação de dentro para fora, ou seja, é preciso “ter sangue nos olhos”, manter o foco, persistir mesmo depois de qualquer reprovação ou obstáculo.

É fácil? Não, não é mesmo!

Por isso, daremos algumas dicas para você se manter motivado e conquistar a aprovação no Exame de Ordem!

Entenda que você não está sozinho

Você não está sozinho nessa luta, lembre-se sempre disso! Você certamente deve ter o apoio de familiares e amigos — inclusive de outros candidatos que também estão tentando passar no exame.

Saber que muitas outras pessoas também estão batalhando para conseguir a aprovação é uma forma de se motivar, pois você divide seus desejos e anseios com outros. São muitos os que só conseguem passar após várias tentativas, isso é natural e não deprecia a sua conquista!

Estude em grupo

Estudar com outros é um modo de dividir suas dúvidas e preocupações. Por isso, muitos recorrem aos cursinhos. Fazer cursinho é uma maneira, não só de aprofundar seus conhecimentos e preparar-se melhor, mas também para conhecer outras pessoas, para compartilhar seus sentimentos e sentir-se acompanhado.

O estudo em grupo favorece o que se chama de “transferência de energia”. Você conversa, debate, ensina e aprende, ri e se diverte. Ao mesmo tempo em que se prepara, também alivia suas tensões.

Não se cobre demais

Defina um plano de estudos para si mesmo. Estabeleça um horário e siga-o com disciplina. Mas não seja tão rigoroso consigo mesmo. É importante ser tolerante com seus próprios erros e dificuldades.

Se você se cobra demais, se não consegue manter um ritmo aceitável de estudos e acaba sempre esgotado, a tendência é ir se desmotivando, mas nunca esqueça que o lado emocional e o físico devem trabalhar juntos.

Dedique um tempo ao lazer, ao descanso e a outras atividades. Ter foco não é ter obsessão, não é ficar pensando só em uma coisa. Trabalhar com foco é estudar disciplinadamente, mas consciente de seu potencial e do seus objetivos.

Pense sempre de forma positiva

A vida se torna mais difícil para pessoas negativas, pois elas tendem a ver apenas o lado ruim das coisas. Assim, um fracasso na vida pode repercutir mais intensamente que na vida de alguém positivo.

Acredite que a vida é feita de perdas e ganhos e saiba valorizar as pequenas coisas. A cada dúvida que conseguir tirar, a cada acerto que tiver nos simulados, a cada horário de estudo que conseguir cumprir, a cada novo aprendizado — sinta-se feliz!

As pequenas conquistas podem levar a vitórias grandiosas.

Como anda sua motivação para a OAB? Aproveite para seguir nosso perfil no Instagram e fique por dentro de todas as novidades! ♥

Comments

comments

Responsável pela coordenação dos projetos, cursos preparatórios e eventos relacionados aos cursos de 1ª Fase da OAB do CEISC. Editora e criadora de conteúdo web e inbound marketing.