Sabemos que se preparar para o exame da OAB não é uma tarefa fácil, visto que demanda um longo período de estudos em que muitas coisas podem acontecer, por isso, é importante sempre ter motivação para estudar.

As dificuldades que podem surgir nessa jornada são inúmeras, e podem acontecer tanto por questões emocionais quanto por problemas para ter tempo hábil para estudar, além de outros fatores, tal como o estresse, a ansiedade etc.

Tendo em vista essas barreiras que podem surgir no seu caminho, preparamos uma lista de algumas dicas que podem ser úteis para que você tenha motivação para estudar para a prova da OAB. Confira!

Defina objetivos e metas

Ter objetivos e metas é um bom começo para ter uma motivação para estudar para a OAB. Afinal, esses componentes são essenciais para fornecer um direcionamento na sua rotina, definindo novas conquistas relacionadas ao estudo.

O fato é que quando não há objetivos específicos, tudo fica muito aberto e a tendência é que haja a sensação de estarmos perdidos. Obviamente que a grande meta será ser aprovado no exame, mas sugerimos que você vá além disso e trace objetivos relacionados ao seu desempenho nos estudos também.

Tenha foco

Um dos maiores vilões para a queda de rendimento nos estudos é a falta de foco. Sabemos que estudar nem sempre é algo interessante, mas não tem jeito, é algo que precisa ser feito. O fato é que, nesse impasse, podem aparecer outras atividades que causam a falta de foco, principalmente as que estão ligadas a navegar pelo celular e pela Internet no geral.

Dessa maneira, perder o foco pode tornar as coisas ainda piores, pois cria-se a ideia de que, a cada dia, você estará mais longe do seu objetivo, e isso será mais uma razão para a desmotivação.

Então, tenha consciência de que será preciso cumprir com o que se propôs a estudar, no momento que foi separado para isso. Essa prática será importante para adquirir o seu conhecimento e também para manter a sua motivação de pé.

Não abra mão dos momentos de lazer

Estudar é preciso, mas relaxar também é importante. Por isso, não abra mão dos seus momentos de lazer, seja passando um tempo com a família, seja praticando um esporte, seja dedicando-se a um hobby, dentre outras atividades.

O fato é que a nossa cabeça precisa de uma válvula de escape justamente para estar preparada para a rotina de estudos. Então, não abra mão desses momentos para descansar a mente e ter ainda mais motivação para estudar.

Crie recompensas para si mesmo

O processo de estudos e preparação para OAB também pode ser algo divertido. Então, para aliviar os momentos de tensão e estresse, estabeleça algumas recompensas para si mesmo, a fim de motivá-lo a cumprir as tarefas do dia a dia.

Definir isso não é difícil, basta usar um pouco de criatividade, associada a fazer algo de que você gosta. Por exemplo, se um dado tema for estudado por completo até um certo dia, você pode se dar de presente algo que tanto quer.

Saiba que não deixar a saúde e o bem-estar de lado também é essencial para criar motivação para estudar! Então, não seja negligente nessa parte!

O que acha, agora, de acompanhar todas as nossas novidades pela página do Facebook? Vamos lá!

Comments

comments

Responsável pela coordenação dos projetos, cursos preparatórios e eventos relacionados aos cursos de 1ª Fase da OAB do CEISC. Editora e criadora de conteúdo web e inbound marketing.