Estudar, compreender e memorizar. O processo de estudo da cada candidato é único, entretanto todos passam por estas três etapas. A memorização é um problema para alguns candidatos, segundo pesquisas nos lembramos apenas de 10% daquilo que aprendemos.

Por isso, hoje trouxemos 8 (oito) coisas que você precisa saber para melhorar sua memorização.

Número 1#: Concentração

A fixação do que você aprende depende essencialmente do nível de empenho e concentração que você dedica ao conteúdo passado. Sendo assim, coloque o celular em modo avião, retire as notificações do computador e feche a porta do escritório. O mundo pode esperar, agora você precisa estudar.

Número 2#: Leia, escute e faça algo a mais

O processo de memorização funciona de formas diferentes com cada pessoa, por isso além de assistir a aula e acompanhar o material o interessante é que você faça algo a mais, como por exemplo desenhar seus próprios esquemas ou explicar o conteúdo para alguém próximo. E tem mais, quando você está lendo ou assistindo a aula existem uma série de distrações possíveis que não ocorrerão se você estiver explicando a matéria para alguém por exemplo.

Número 3#: Faça conexões e associações

Procure associar o estudo a sua rotina, por exemplo seu estágio ou trabalho. Torne seu estudo um processo rotineiro, assim tudo a sua volta irá incentivar sua memorização. Uma maneira excelente de fixar algo novo é conectando isso com algo que você já saiba ou conheça.

Número 4#: Descanse

Sim. Uma mente descansada absorve conteúdos de maneira diferente e os memoriza muito melhor.  Quando estiver estudando procure fazer pausas de alguns minutos para se alongar e se desligar um pouco, uma pausa de 10 a 15 minutos já ajuda e muito no nível de absorção dos conteúdos.

Número 5#: Questione-se

Após assistir uma aula, reserve um tempo para pensar e questionar-se acerca do conteúdo que você teve contato. Esse período ajuda a fixar os conteúdos na memória e também auxilia você a descobrir onde estão as dúvidas que precisam ser sanadas.

Número 6#: Antes de dormir e logo que levantar

Segundo estudos nestes horários o cérebro libera algumas substâncias químicas que facilitam a fixação e memorização por isso pode ser uma boa ideia levar alguns resumos para a cama da próxima vez.

Número 7#: Relembre antes de esquecer

Uma boa forma de memorizar conteúdos que você tem dificuldade é o reforço de memorização. Funciona da seguinte forma: você estuda um conteúdo hoje, revisa ele antes de dormir mentalmente e no dia seguinte o lê novamente. Desta forma, o exercício de retomar esse conteúdo no dia posterior leva a fixação e a tentativa de relembrar na noite anterior força você a memorizar o que estudou.

Número 8#: Inicie pelo mais difícil

Por óbvio você deve estudar todo conteúdo, entretanto em termos de memorização procure sempre iniciar seus estudos pelo que você considera mais complicado. Dedique tempo e esforço a memorização destes conteúdos, pratique exercícios para fixação e procure sempre retomar estes conteúdos com o tempo.

Comments

comments

Responsável pela coordenação dos projetos, cursos preparatórios e eventos relacionados aos cursos de 1ª Fase da OAB do CEISC. Editora e criadora de conteúdo web e inbound marketing.