Afinal, qual é o melhor horário para estudar para OAB?

Afinal, qual é o melhor horário para estudar para OAB?

Uma das perguntas que recebemos é: qual melhor horário para estudar para a prova da OAB? Queremos muito ajudar a todos a encontrar uma resposta para essa dúvida, mas já adiantamos que não existe uma resposta exata.

As pessoas são diferentes e também vivem realidades diferentes, dessa forma é importante entender qual é o melhor horário de estudos, de acordo com a rotina de cada um. Assim, é possível potencializar os resultados, aumentando as chances de ser aprovado no exame.

Neste post, preparamos uma lista com algumas dicas para que você consiga escolher o melhor horário para estudar para a OAB. Confira!

Saiba que tipo de pessoa você é

Entenda que tipo de pessoa você é, essa é a nossa primeira dica. Estamos falando em analisar se é uma pessoa matutina, vespertina ou noturna. Ter essa consciência é o primeiro passo para escolher o melhor horário para estudar.

As pessoas matutinas, por exemplo, acordam com bastante energia e funcionam muito bem no período da manhã. Já as pessoas vespertinas sentem que o seu desempenho em qualquer atividade é melhor à tarde. Por outro lado, as noturnas rendem muito mais à noite.

Você pode ter uma certa flexibilidade para escolher os horários de estudo, podendo variar em alguns dias, mas o ideal é que escolha um período específico, em que o seu corpo e a sua mente funcionem melhor.

Leve em consideração a sua rotina

Outro ponto importante no momento de escolher qual melhor horário para estudar é a rotina de cada um, pois as pessoas têm compromissos e obrigações diferentes. Dessa forma, é preciso analisar como o horário reservado para o estudo vai se encaixar no seu dia a dia.

A ideia é que você consiga perder o mínimo de tempo possível entre um compromisso e outro, a fim de que o estudo não seja prejudicado. Mas lembre-se: além de estudar, também é preciso ter momentos dedicados a atividades que fazem bem para o corpo e a mente — e que são indispensáveis —, como comer, dormir e relaxar.

Observe as vantagens e desvantagens de cada período

Não deixe de analisar os pontos positivos e negativos de cada período. Pode ser que de manhã você consiga um ritmo de estudo maior, mas à tarde é o momento em que fica mais concentrado.

Além disso, determinadas horas do dia são mais tranquilas, sendo possível aproveitar mais o silêncio, entre outros fatores que potencializam o estudo e a absorção do conhecimento.

Pense no tempo ocioso

Por fim, a nossa dica é que você leve em consideração o tempo ocioso e aproveite para estudar, o mínimo que seja. Muitas vezes as pessoas levam um bom tempo voltando para casa, após o trabalho, por exemplo. Nesse período é possível ouvir um áudio, assistir a um vídeo ou até mesmo fazer uma tarefa. Assim, tenha sempre em mãos um resumo do que achar necessário para o seu aprendizado.

Agora que você já consegue entender qual melhor horário para estudar, é muito importante lembrar que um curso a distância se encaixa em qualquer rotina e é bom para qualquer tipo de pessoa. Optando por esse formato, você pode escolher o horário mais produtivo para assistir às aulas e fazer as tarefas.

Nós podemos ajudar você! Quer saber como? Entre em contato conosco e converse com um dos nossos especialistas no exame da OAB!

Comments

comments

Equipe de curadoria de conteúdos jurídicos.