Leitura dinâmica para a prova da OAB

Leitura dinâmica: 5 dicas para você fazer na prova da OAB

O exame da OAB é uma prova extensa e complexa. Por isso, uma boa dica é praticar a leitura dinâmica. Para isso, é preciso que o candidato tenha um bom domínio da leitura para economizar segundos preciosos durante a sua execução.

O que é leitura dinâmica?

O objetivo da leitura dinâmica é ler de forma mais rápida, porém, compreendendo e retendo o mesmo volume de informações que seria obtido na forma comum de leitura. Dessa forma, é possível armazenar os dados mais importantes, enquanto ganha-se tempo nos estudos, no trabalho ou em outras atividades.

Se você está se preparando para a prova da OAB, saber como fazer a leitura dinâmica pode ser um grande diferencial tanto para os seus estudos como para o momento do exame. Pensando nisso, neste post, vamos mostrar 5 dicas para você utilizar esse recurso durante a avaliação. Acompanhe!

1. Pratique a leitura seletiva

Sabe quando você está lendo um texto e, por algum motivo, já sabe o que vai acontecer nos próximos parágrafos? Ou quando um trecho ou diálogo está chato e não acrescenta novas informações à obra? Nesses casos, o ideal é pular essas partes para economizar tempo.

Algumas pessoas, inclusive, chegam a ler apenas o primeiro e o último parágrafos de um capítulo. Se eles não interessaram, elas simplesmente passam para a próxima parte do texto.

2. Pule palavras pequenas

Você sabia que o nosso cérebro consegue compreender palavras pequenas, mesmo que não estejamos olhando para elas de maneira focada? Isso é ótimo para a leitura dinâmica, pois permite que você leia um texto apenas passando os olhos sobre esses termos menores, sem precisar parar sobre eles.

Com um pouco de prática, você conseguirá pular várias palavras dessa forma e, assim, economizar preciosos segundos em sua leitura.

3. Elimine a releitura

Normalmente, quando lemos um trecho que não entendemos direito, temos a tendência de fazer a releitura daquele segmento. Essa prática acaba tomando muito tempo e deve ser evitada ao máximo.

Lembre-se de que não é preciso entender completamente o que um trecho diz. Afinal, conforme a leitura avançar, você provavelmente vai entender aquela parte pelo contexto das próximas. Portanto, não se preocupe em tentar absorver 100% de um texto, certo?

4. Aumente os saltos durante a leitura

Quando lemos, nossos olhos não caminham pelas linhas escritas — eles saltam de blocos em blocos de texto. Uma criança que está aprendendo a ler, por exemplo, salta de palavra em palavra e, por isso, lê mais devagar.

Na leitura dinâmica, portanto, o objetivo é treinar para aumentar cada vez mais o tamanho desses blocos de texto que podem ser saltados, sem que o leitor perca o conteúdo.

5. Use as técnicas de skimming e scanning

Ao treinar a leitura dinâmica, há duas técnicas que podem ajudar o leitor a economizar bastante tempo nessa atividade: skimming e scanning. Ambas consistem em passar os olhos sobre o texto, porém, com objetivos diferentes.

Na primeira, o leitor deverá buscar informações básicas, para determinar se vale a pena ler a obra ou não. Já na segunda técnica, é preciso procurar apenas por palavras-chave relevantes à informação necessária.

Ao prestar o exame da OAB, é fundamental que o candidato saiba administrar o seu tempo. E a leitura dinâmica é uma ferramenta que pode ajudar tanto durante a prova quanto na preparação para ela. Por isso, vale a pena começar a praticá-la o quanto antes.

Se este texto foi útil para você, aproveite para saber como cultivar o hábito da leitura e ter um melhor resultado na prova da OAB! Ou, confira todas as novidades lá no Instagram!

Comments

comments

Equipe de curadoria de conteúdos jurídicos.