Datas Importantes

Inicialmente é importante que você que vai prestar o Exame de Ordem compreenda os calendários e suas datas específicas.

Nesta postagem analisamos o edital do XXVI Exame de Ordem, publicado no dia 5 de junho, Veja aqui a análise completa!

– PERÍODO DE INSCRIÇÕES PARA 1ª FASE DO EXAME XXV:

05/06 a 15/06

Estou aguardando o resultado da 2ª fase do exame de ordem XXV, posso me inscrever para 1ª fase do XXVI?

Sim, o edital veda apenas inscrições simultâneas no mesmo certame referentes ao mesmo edital, como o edital da repescagem será publicado posteriormente não existe proibição.

Como funciona e porque as pessoas também se inscrevem para 1ª fase?

As inscrições para o XXVI Exame de Ordem estarão abertas até dia 15/06.

O resultado preliminar da 2ª Fase do XXV Exame de Ordem será publicado apenas dia 26/06, sendo assim, posteriormente ao período de inscrições para o XXVI Exame de Ordem.

Vamos dividir a resposta em dois grupos, aqueles alunos que prestaram o XXV Exame estando na repescagem e aqueles alunos que prestaram o XXV Exame utilizando-se da 1ª tentativa.

Para quem já estava na repescagem no XXV Exame de Ordem:

O candidato que já estava na repescagem no XXV Exame de Ordem, se eventualmente vier a reprovar terá que prestar novamente a 1ª Fase. Portanto, para evitar que você tenha que aguardar até o XXVII Exame de Ordem, nossa sugestão é que você faça sua inscrição na 1ª Fase.

O motivo é bem simples, a inscrição para o certame é validada apenas com o pagamento do boleto bancário.

Analisando o cronograma do edital do XXVI Exame de Ordem é possível perceber que as inscrições vão até dia 15/06, porém o prazo limite para o pagamento do boleto de inscrição vai até o dia 13/07.

Ou seja, você pode efetuar sua inscrição normalmente e apenas aguardar o resultado do XXV Exame sem fazer o pagamento do boleto referente ao XXVI Exame. Portanto, inscreva-se, ainda que por precaução.

Para quem não estava na repescagem no XXV Exame de Ordem:

O candidato que prestou o XXV Exame de Ordem sem estar na repescagem, faz jus ao benefício, podendo prestar novamente apenas a 2ª Fase do XXVI Exame de Ordem.

Sendo assim, não se encaixa na situação que tratamos no tópico anterior.

O candidato deve aguardar a publicação do edital de repescagem que tem previsão para estar disponível no dia 27/06.

Hackeando a Repescagem

Existe ainda, uma outra hipótese, para examinandos que desejam ter ainda mais segurança. Os cursinhos costumam denominar como “hackear” a repescagem, funciona assim:

O candidato que está aguardando o resultado da 2ª Fase XXV pode se inscrever para 1ª Fase do XXVI e efetivamente fazer a prova de 1ª Fase do XXVI Exame. O objetivo da medida é manter o benefício do reaproveitamento.

Assim, o candidato faz a 1ª Fase do XXVI e, se aprovado, fará a 2ª Fase XXVI e ainda, se passar na prova de 1ª Fase, já garante para si o reaproveitamento no XXVII Exame.

Ou seja: quem ficar para a repescagem do XXVI pode, fazendo a prova da 1ª fase novamente, buscar uma proteção caso venha a reprovar na repescagem, se garantindo na próxima repescagem, ou seja, a do XXVII Exame.

Nossa Equipe acredita que a hipótese acima é totalmente exagerada, porém, se você sentir vontade de utilizá-la cabe a nós informarmos.