fiz a prova da oab e agora

Fiz a prova da OAB, e agora? Qual o primeiro passo para investir na minha carreira?

Passada a intensa preparação para a prova da OAB, chega o momento de pensar na sua carreira e de se questionar, qual o primeiro passo para atingir suas metas e sonhos profissionais? Hoje em dia, considerando a demanda do mercado de trabalho, ter um diploma de graduação é importante, porém, não basta para caracterizar um diferencial.

Para isso, devem ser aliados às capacidades do candidato, cursos de extensão, aperfeiçoamentos e até mesmo uma pós-graduação, que garante aprofundamento do tema escolhido, aperfeiçoamento da teoria e a possibilidade de ampliação do estudo por meio de casos práticos.

Pós-graduação, Lato ou Stricto?

Primeiramente, é importante esclarecer que existem dois tipos de pós-graduação e também as diferenças entre estas duas modalidades, que são Lato sensu e Stricto sensu.

A pós-graduação Lato Sensu compreende as especializações e o MBA, que são voltados para a prática e o mercado de trabalho, focados em quem busca se aperfeiçoar em uma área específica de atuação. Já a pós-graduação Stricto Sensu compreende os programas de mestrado e doutorado, sendo voltadas para a área acadêmica e para a carreira de docente, ou seja, para quem deseja se tornar professor universitário ou pesquisador.

O primeiro passo para o crescimento profissional

O foco de um curso de pós-graduação Lato Sensu (mais conhecido como Especialização) são os casos práticos, isto é, os problemas e as demandas que se apresentam no cotidiano da vida de um advogado, de um concursado, de um bacharel… Por vezes, esse viés empírico não é muito abordado na graduação, a qual possui um caráter mais teórico, em regra.

Ademais, os cursos de graduação em Direito são muito abrangentes, pois abordam praticamente todas as áreas possíveis de atuação jurídica. Portanto, aprofundar o conteúdo é essencial para compreender tecnicamente as demandas provenientes de uma área específica, da forma complexa que se apresenta no dia-a-dia.

Um curso de pós-graduação, assim como proporciona o desenvolvimento da carreira, também possibilita a mudança de área, sendo o primeiro passo para quem deseja seguir outro caminho. Por exemplo, se você durante a faculdade, não teve oportunidade em atuar na área jurídica e agora, bacharel, está procurando se inserir neste contexto, realizar um curso de pós-graduação na área desejada é o primeiro impulso para concretização do seu objetivo.

Qual área escolher?

A escolha da área de especialização é o passo mais fácil, basta seguir o caminho daquilo que lhe traz o retorno desejado, seja pessoal, profissional ou financeiro. Porém, escolher o curso de pós-graduação certo para isso pode não ser uma tarefa tão fácil.

O mercado oferece diversas opções de pós-graduação, porém muitas vezes elas não irão se encaixar exatamente no ramo de atuação que você deseja, portanto, cabe a realização de uma pesquisa e também da busca por informações junto às instituições, pelos módulos que a pós-graduação oferece.

Um exemplo prático disso é a pós-graduação em Direito Público, oferecida pelo CEISC em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, que, dentro de sua grade, possui os módulos de Direito Tributário, Previdenciário, Constitucional e Administrativo, o que dá ao aluno a chance de se aprimorar na área de seu interesse, dentro de uma pós-graduação mais abrangente.

Apesar disso, não são todas as pós-graduações que oferecem cursos tão abrangentes. O modelo disso é a pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal que também faz parte da parceria CEISC/UNISC: nela, o foco é todo na área criminal, com três módulos, o primeiro em Processo Penal, seguido do módulo em Direito Penal e Crimes em Espécie e por fim o módulo em Execução Penal, Leis Especiais e Temas Contemporâneos de Direito Penal e Processo Penal.

Já para aqueles que tiveram a oportunidade de realizar um estágio durante seu período de graduação nas áreas jurídicas, podem seguir suas carreiras em áreas como a cível, aproveitando a oportunidade que já tiveram para dar sequência aos estudos com uma pós-graduação em Direito Civil.

No mercado de trabalho, as qualificações profissionais ganham enfoque e portanto, um currículo que possua um curso de pós-graduação se torna mais competitivo e atrativo, bem como propicia mair empregabilidade, pois gera a sensação para o recrutador de que aquele candidato tem um conhecimento consolidado em uma área específica.

Em suma, cursar uma pós-graduação de qualidade, encurta o caminho para uma carreira de sucesso!

Se você tem interesse em se especializar, não deixe de conhecer nossos cursos de pós-graduação, clique aqui!

Comments

comments

Responsável pelo Setor de Pós-graduação do CEISC. Mestranda em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), na linha de pesquisa Constitucionalismo Contemporâneo, com bolsa CAPES, modalidade II. Advogada.