Bueeenas! Tudo tranquilo? Está pensando em começar os estudos para a prova de novembro e nem sabe pode onde iniciar? O post de hoje é para ajudar você a iniciar do zero a estudar para a OAB! Estamos a 90 dias do Exame XXVII, temos tempo o suficiente para iniciar os estudos e correr atrás da aprovação!

Informações e datas importantes

A 1ª Fase do Exame de Ordem ocorre três vezes por ano, em datas específicas. É preciso que você esteja ciente delas e consiga visualizar qual o melhor período para que você preste a 1ª Fase.

O Exame de Ordem XXVII será o próximo certame que irá ocorrer, se você tem como objetivo prestar este exame fique ligado nestas datas:

• Publicação do edital de abertura

18/09/2018

• Período de inscrição

18/09/2018 até 28/09/2018

• Prova objetiva (1ª fase)

18/11/2018

• Prova prático-profissional (2ª fase)

20/01/2019

Compreenda sua prova

É muito importante entender a sistemática da prova para saber quais os pontos que serão mais focados durante a preparação. A prova de primeira fase da OAB é uma prova objetiva (questões de marcar), com 80 questões que são divididas em 17 matérias:

• Ética
  • 6
  • 6
  • 5

O prova com o caderno de questões que você irá receber não terá uma ordem específica (em regra, costuma ser a ordem acima), e poderá não ser divido por matérias, pois as questões podem ficar espalhadas. Sendo assim, você deve ser capaz de identificar qual área do direito estará respondendo, bem como, verificar onde inicia e onde termina cada disciplina.

Por onde começar?

Cada examinando possui uma característica específica, por isso, sugerimos primeiro que você se reconheça como aluno.

Reserve um momento para testar seus conhecimentos. Sugerimos que você faça as últimas 3 provas do Exame de Ordem, sem consulta e cronometrando o tempo que você levará para realizá-las. Após isso, confira o gabarito, verifique sua pontuação final e faça uma autoavaliação considerando quais matérias você mais acertou e errou e o tempo utilizado para a realização de cada certame.

De posse desta avaliação, você já terá uma mínima consciência de qual patamar você está como examinando e compreenderá minimamente como a prova da OAB funciona.

Como estudar?

Acreditamos que a melhor forma de preparação para 1ª Fase do Exame de Ordem compreende três preceitos básicos: Aprender/ler, revisar e praticar.

• Aprender/ler: Talvez seja o seu primeiro contato com a matéria, ou uma revisão do que foi aprendido na faculdade, mas isso não importa. Neste primeiro momento, o aluno deve assistir a vídeoaula ou ler a letra seca da lei, bem como, optar por doutrinas completas que auxiliem na sedimentação do conteúdo e na compreensão dos temas cobrados.
  • Revisar: O processo de revisão e memorização é importantíssimo, a carga de conteúdo é grande e quanto melhores forem as suas estratégias de revisão mais preparado você irá chegar no certame. A revisão pode ser feita durante toda a preparação, sendo conciliada com o aprendizado de outras disciplinas. Para poder revisar, é necessário que sejam feitos resumos ou mapas mentais dos conteúdos aprendidos no início do estudo.
  • Praticar: Resolver questões é uma das melhores formas de congregar revisão e habilidade técnica para resolver a prova da OAB. Com a prática de questões você irá aprender a manejar o tempo, retomar conteúdos e ainda dominar a forma como os temas são abordados pela FGV.

Para colocar estes três preceitos básicos em prática você deve preparar um bom cronograma. O cronograma será seu guia, com seus dias dedicados a cada matéria e atividade.

Aqui temos 5 dicas essenciais na hora de montar um plano de estudo.

Ao traçar seu cronograma seja honesto consigo mesmo. Preveja uma carga de conteúdo que realmente você será capaz de estudar em cada dia, considere seus compromissos e o tempo possível para que você se dedique de forma saudável a sua aprovação.

Quais os materiais que eu necessito?

O Exame de Ordem busca sempre trazer as inovações da legislação para a prova. Sendo assim, as novas regras do Código de Processo Civil, Reforma Trabalhista e o Estatuto da Pessoa com deficiência e até mesmo Código de Ética não podem ficar de fora da sua preparação. Fique sempre ligado nas legislações aprovadas e vigentes até a data da publicação do seu edital.

Quanto ao conteúdo aprofundado, já é sabido por todos que o Exame de Ordem tem aumentando a cada dia a exigência dos conteúdos e a especificidade das matérias. Frente a isto, se torna essencial uma preparação aprofundada com foco essencialmente para o Exame de Ordem, de forma completa e com uma sistemática voltada para preparação.

Além disso, três materiais podem lhe ajudar no processo de estudo:

São materiais essenciais pelos seguintes motivos:

Sugestão da equipe

Já falamos aqui sobre os benefícios de estudar à distância para a prova da OAB com a ajuda de um cursinho preparatório. Além de facilitar os estudos das vídeoaulas com a rotina, fica mais fácil de focar nas matérias que são cobradas pela banca em razão da experiência dos preparatórios. Saia na frente e conheça os cursos da CEISC! Além das aulas, você tem acesso a cronograma de estudos, sistema de perguntas ao professor, suporte técnico, atendimento individual pelo chat e muito mais! Conheça:

Extensivo 1ª Fase Completaço

Acesso as aulas do curso Extensivo, Materiais de Apoio, Caderno e Resolução de Questões, Coaching e Mentoring e aulas complementares. Além de cronograma de estudos, participação ao vivo das aulas e muito mais!

Extensivo Regular

Aulas do curso Extensivo, Cronograma de Estudos, atendimento individual, materiais de apoio e toda a qualidade CEISC!

Resolução de Questões

Curso focado nas Resoluções de Questões dos últimos Exames! As últimas dez provas da OAB resolvidas e explicadas pelo time de professores do CEISC. Pratique com quem entende de OAB!