Falta um mês para a prova de primeira fase da OAB, e agora? Chega o momento em que muitos candidatos nos questionam se ainda é possível se preparar e aprovar neste período que resta. Será?

A resposta é que não existe fórmula secreta para aprovar na OAB neste curto espaço de tempo, existe dedicação e esforço utilizados de forma estratégica. No post de hoje, vamos ajudar você a aproveitar ao máximo este último mês e garantir os 40 pontos necessários no grande dia.

Cuide da sua saúde mental e física

Você pode estar preparado e no caminho certo, mas o nervosismo pode ser uma grande obstáculo nesta reta final e no dia da prova, trazendo até mesmo alguns sintomas físicos advindos de stress e preocupação, como dor de cabeça ou dores estomacais. Então não fique se culpando por não ter estudado mais ou por acreditar não ser capaz, confie em si mesmo e continue firme. É normal se sentir despreparado, muitas dúvidas surgem e vão continuar surgindo nos próximos dias.

Para ajudar a manter a mente saudável, lembre-se de ter pequenas folgas durante a maratona de estudos, não deixe de fazer as coisas que você gosta, saia com seus amigos, assista a sua série favorita, faça leituras além dos estudos, exercícios físicos prazerosos ou qualquer outra atividade que lhe acalme e o faça feliz.

Aproveite sua bagagem intelectual de forma estratégica

É muito provável que você já traga uma bagagem de conhecimentos trazida pelo seu curso, estágios e outras experiências ao longo dos últimos anos, então esses últimos dias devem ser aproveitados de uma maneira mais objetiva e estratégica complementando o seu conhecimento já existente.

É importante ter em mente que mesmo se você está iniciando os estudos do zero para a OAB, já tem uma boa base da faculdade. Sendo assim, o que você deve fazer agora é estudar as matérias que mais caem no Exame, priorizando aquelas que você tem mais dificuldade, e por fim revisando as que você tem facilidade e as matérias de pouco conteúdo/poucas questões cobradas no exame da ordem. Já falamos aqui sobre a estruturação da prova e quais matérias você deve focar.

Conheça seus pontos fortes e fracos

Como eu sei quais as disciplinas eu tenho mais dificuldade? Se você ainda estiver na dúvida, o ideal é fazer questões e simulados e ver quais as questões que você erra mais.

Fui mal nos simulados, e agora? Não se deixe abalar por ir mal nos simulados, é importante treinar e errar agora, mas conseguir acertar no dia da prova. Continue estudando e praticando as questões.

Saiba que resolver questões é uma das melhores técnicas de estudos para a primeira fase da OAB, pois com a prática você aprende duas coisas importas: os pontos que devem ser reforçados nos estudos e o tempo de prova.

Intensifique seus estudos

Lembre-se de nunca abandonar o estudo de questões, a cada final de aula tente fazer algumas questões da matéria estudada, assim você identifica quais os temas que são mais cobrados em cada área. A FGV costuma cobrar conteúdos pontuais, sendo assim, optar por estudo de vídeoaulas é o melhor caminho, busque sempre um curso focado em uma preparação intensiva e especializada em OAB, sair assistindo aulas que o foco não seja na sua prova é uma péssima estratégia. Nesses cursinhos, os professores possuem uma metodologia objetiva e focada no exame de ordem.

Tudo é importante!

Estude todas as matérias, algumas serão estudadas com mais profundidade, outras revisadas ou feitas apenas questões, mas nunca deixe nenhuma matéria de lado por achar que ela é menos importante que as outras. TUDO é importante! Você sabia que a maioria dos candidatos que reprovam na primeira fase fazem de 38 a 39 pontos? Então não pense que matérias com poucas questões não são importantes, atente-se a todas!

Algumas disciplinas são mais estratégicas para serem estudadas, como Ética, pois possuem pouco conteúdo quando comparadas ao número de questões que são cobradas!

Gostou das nossas dicas de hoje? Temos certeza que com foco, dedicação e trabalho duro é possível alcançar a aprovação! Um forte abraço e até a próxima! ♥