Aprenda como estudar em casa para OAB e ser aprovado!

Passar no exame de ordem é o sonho de muitos bacharéis em Direito. Para conseguir isso é preciso disposição e disciplina durante a preparação, além de saber como estudar em casa para OAB.

É importante conhecer as formas mais eficientes de estudar para aproveitar ao máximo o período de preparação e não desanimar quando alguma matéria não rende, principalmente porque nessas horas é comum perder o foco.

Neste texto trazemos algumas dicas sobre como estudar em casa sem comprometer o desempenho, facilitando sua aprovação na OAB. Confira e insira novos hábitos na rotina!

Faça provas anteriores

Uma boa técnica de estudos, especialmente para quem está no primeiro exame, é refazer provas anteriores, analisando erros e acertos. Coloque na cabeça que se trata de um treino e não de uma medida para prever seu rendimento.

Muita gente se desanima com o desempenho, acrescentando nervosismo e ansiedade à preparação. É preciso levar isso como aprendizado, anotar os erros e pesquisar sobre assuntos específicos, estudando os problemas.

Resolver testes de anos anteriores também vale a pena para conhecer o estilo de prova e estimar quanto tempo você tem para finalizá-la. A única coisa que não pode acontecer é chegar no dia do exame oficial completamente perdido em relação ao horário.

Escreva resumos

Resumos figuram como ótima técnica para quem está se preparando em casa. Ao assistir a vídeo-aulas ou ler legislações e compilados, lembre-se de escrever tudo da sua maneira em um caderno específico.

Anotar o conteúdo ajuda a memorizar questões e a aprender melhor determinadas regras, afinal você está “explicando para si mesmo”. Além disso, reserve um tempinho para reler o material na íntegra.

De quebra, isso auxilia na criação do hábito da escrita e da citação de artigos, práticas recorrentes no exercício da advocacia e que você deve dominar para atuar bem. Os resumos ainda servem para produzir uma “biblioteca” própria, ou seja, quando você precisar pesquisar determinado assunto, basta procurar nas anotações.

Tenha foco e disciplina

Estudar em casa garante algumas facilidades, como ter um local mais aconchegante, organizar o próprio horário e ter mais liberdade. Por outro lado, também pode atrapalhar seu foco e disciplina, afinal é muito mais fácil dar aquelas paradinhas para olhar a rede social ou fazer um lanchinho fora de hora.

É fundamental ser disciplinado ao estudar em casa. Portanto, elabore um cronograma com horários e matérias a serem lidas e siga à risca as determinações, sempre lembrando de descansar um pouco. Aja como se estivesse em uma sala de aula, evitando ao máximo qualquer tipo de distração.

Contar com um ambiente próprio, organizado e calmo ajuda muito nessas situações, então tente ficar longe de opções atraentes sob o ponto de vista do entretenimento pessoal. É importante buscar um lugar aconchegante e que propicie foco.

Acompanhe um curso online preparatório

A principal dica de como estudar em casa para OAB é acompanhar um curso online preparatório para a prova. As aulas unem as vantagens dos dois lados: é possível fazer seus próprios horários, conferir as matérias no conforto do lar e ter professores e técnicas de estudo de qualidade comprovada.

Cursos online sérios permitem que você acesse as vídeo-aulas em qualquer horário, pois ficam disponíveis na plataforma do cursinho. Os professores são especializados nas disciplinas e têm experiência no exame de ordem, o que significa que sabem como funciona a prova e como cada assunto costuma ser cobrado.

A CEISC possui cursos específicos para as duas fases do teste e pode otimizar seu caminho até a aprovação. É primordial contar com essas aulas para ter a preparação ideal e manter a atenção diariamente. Sabendo como estudar em casa para OAB, você é capaz de montar uma rotina e focar somente no exame, sem distrações.

Ficou interessado nos nossos cursos para facilitar sua aprovação na OAB? Então entre em contato conosco para saber como podemos ajudá-lo!

Maíra Martinez
Maíra Martinez on InstagramMaíra Martinez on LinkedinMaíra Martinez on Youtube