Buenas? Sabemos que revisar toda a matéria aprendida durante os cinco anos de faculdade, em apenas alguns meses, não é uma tarefa fácil. Porém, há algumas dicas que vão ensiná-lo a como fazer resumo para tornar o seu estudo mais eficiente.

Ao contrário do que muitos pensam, não adianta sair passando o marca-texto em tudo, ou encher o Vade Mecum de post-its coloridos que mais atrapalham do que ajudam no momento da prova. É necessário manter a coerência e a organização para que as anotações atinjam o seu objetivo.

No post de hoje, vamos ajudar você a passar por mais essa etapa para alcançar o sucesso na prova. Confira!

Qual é a importância de um bom resumo?

Um resumo eficiente e bem-feito é o melhor amigo de quem está se preparando para o exame da OAB, pois escrever ajuda no processo de memorização.

Dentre as vantagens, podemos citar o fato de que o resumo é bem menor do que os livros de Direito — podendo ser levado para diversos lugares. Além disso, de acordo com a sua estrutura, ele ainda poderá ajudar na identificação rápida de algum conceito ou informação importante.

Como fazer resumo eficiente?

Para fazer um resumo eficiente, é necessário tomar alguns cuidados. Caso contrário, ele poderá atrapalhar os seus estudos — e você não quer isso, certo? Portanto, para ajudá-lo nessa missão, listamos abaixo algumas dicas para você levar em consideração.

Saiba filtrar as informações

A ideia do resumo, além de ajudar a memorizar o conteúdo, é facilitar a busca por informações estratégicas. Logo, de nada adianta você colocar nele toda a matéria que você está estudando, tornando o material muito longo.

Para isso, evite fazer o resumo enquanto você ainda estiver lendo os textos. Primeiro estude o conteúdo, depois, resolva algumas questões e, após isso, prepare as suas anotações. Dessa maneira, você perceberá quais são as informações realmente importantes e que precisam ser acessadas a todo momento.

Escreva com as suas próprias palavras

Escrever o resumo com as próprias palavras é uma excelente maneira de memorizar o conteúdo, pois estimula o estudante a refletir sobre a matéria e não apenas copiá-la. É claro que algumas informações precisam ser anotadas fielmente, como é o caso dos artigos de lei e jurisprudência. Já os conceitos e outras explicações podem ser facilmente colocadas em uma nova linguagem, sem nenhum prejuízo.

Faça associações

As questões do exame da OAB estão ficando cada vez mais interdisciplinares. Isso quer dizer que a forma de estudar decorando conceitos de cada matéria está se tornando cada vez mais obsoleta.

Fazer associações entre as matérias que se complementam é uma ótima maneira para deixar o seu resumo eficiente. Você pode agrupar, por exemplo, direito do trabalho com processo trabalhista, e ainda fazer as indicações dos artigos da Constituição Federal e jurisprudência que tenham relação com o tema. Se você montou um roteiro de estudos, essa não será uma tarefa difícil.

Dessa maneira, você terá uma visão geral do conteúdo e mais facilidade para assimilar as informações importantes, além de ter menos chance de cair em pegadinhas na hora da prova.

Mantenha a organização

Diante de tanto conteúdo para revisar, é fundamental manter uma organização que ajude na sua rotina. Descubra o método com que você mais se identifica e catalogue os resumos dessa maneira. Você pode fazer uso dos post-its, realizar indicações de pontos importantes por meio de tópicos, colocar cada matéria em uma folha diferente e por aí vai. O importante é que você entenda o que está fazendo e não perca tempo tentando decifrar o que escreveu.

A prova da OAB é motivo de medo para muitos estudantes. Por isso, tenha em mente que manter o foco e a organização durante a sua preparação é essencial para a aprovação.

Agora que você já sabe como fazer resumo, compartilhe este post em suas redes sociais e ajude outros colegas a também conquistarem a sonhada carteira da OAB.

Comments

comments

Maíra Martinez
Responsável pela coordenação dos projetos, cursos preparatórios e eventos relacionados aos cursos de 1ª Fase da OAB do CEISC. Editora e criadora de conteúdo web e inbound marketing.
Maíra Martinez on InstagramMaíra Martinez on LinkedinMaíra Martinez on Youtube