Faala, pessoal! Tudo bueno?

Saiu do forno o edital do Exame XXVII e fizemos uma análise dos principais pontos que você precisa saber sobre a próxima prova da OAB!

Leia o edital

Leia e releia quantas vezes for necessário, todos os candidatos devem compreender a sistemática da prova fazendo uma leitura pontual.

Cronograma

Inicialmente, um dos pontos mais importantes do edital, são os prazos de cada fase do exame, você deve ficar atento a estas datas, pois a perda de um desses prazos, pode nem deixar que você preste a prova da OAB.

Confira o cronograma:

Inscrição

A inscrição para o XXVII Exame de Ordem pode ser feita a partir do dia 18/09 até o dia 28/09, através do site da fgv, clique aqui para acessar. Outra informação importante é quanto ao valor, a taxa de inscrição para o Exame de Ordem XXVII permanece o valor de R$ 260,00 (duzentos e sessenta reais) e o pagamento deve ser feito até o dia 25 de outubro de 2018

Muitos candidatos nos questionam sobre qual seria o critério da OAB para determinar se o aluno de fato está “nos últimos dois semestres ou no do último ano do curso de graduação em Direito”. Para enquadrar-se completamente nesta descrição o aluno deve estar matriculado, de fato, no 9º semestre e fazer ou cálculo para verificar se dentro de um ano da publicação do edital já estará formado.

Locais de prova

IMPORTANTE! Vimos vários alunos tendo problemas com relação a essa regra. Por isso, preste atenção! É necessário que vocês preste a prova no seu domicílio eleitoral ou no estado em que concluiu o curso de graduação em Direito.

Cabe lembrar que sendo necessário pugnar pela alteração do local de prova o  examinando poderá interpor requerimento fundamentado, dirigido à Coordenação Nacional do Exame de Ordem,  às do dia 28 de setembro de 2018, solicitando a realização das provas em estado distinto do escolhido no ato da inscrição, o qual deverá ser encaminhado exclusivamente por meio da página: http://oab.fgv.br/NovoSec.aspx?key=ZQZn4PX1Ep8=&codSec=5146

Respescagem

Para aqueles candidatos que eventualmente reprovarem no XXVI Exame de Ordem as informações sobre a repescagem estarão dispostas no edital complementar com publicação prevista para o dia 17 de outubro de 2018.

Anulações e recursos

Nenhuma modificação expressiva. Nos casos em que houver anulação de questões todos os candidatos serão beneficiados, inclusive aqueles que não interpuseram recurso.

Na 2ª Fase, eventuais candidatos que tenham uma correção favorável, principalmente em casos polêmicos evitem de publicizá-las. Justamente pelo fato de que sua pontuação poderá ser revista até a homologação do certame. Ademais, a banca examinadora procurou se blindar administrativamente de eventuais falhas, negando aos candidatos um tratamento igualitário.

Materiais permitidos

Segundo o Edital é PERMITIDA a utilização de marca texto, traço ou remissão a artigos ou a Lei, desde que as remissões não articulem uma estruturação de peça.

Fiquem tranquilos! As remissões e marcações podem ser feitas tanto a lápis quanto a caneta.

Por fim, a utilização de clips é liberada, canetas marca texto também são permitidas, de todas as cores e maneiras. E ainda, canetas esferográficas de diversas cores podem ser utilizadas para sublinhar a letra da lei.

Não existe um limite de remissões, elas poderão indicar Leis, OJ’s, Súmulas e artigos, porém elas devem ser exclusivamente feitas nas folhas do Código e sem maiores informações. Sendo da forma mais concisa possível.