Saber quais são os assuntos mais cobrados na OAB é algo muito importante. Afinal, não basta apenas estudar, é preciso fazer isso de forma eficiente, procurando sempre focar o seu tempo e a sua dedicação da melhor maneira possível.

Por isso, é ideal saber direcionar a sua rotina de estudos para os assuntos que têm maior chance de cair na prova. Caso você não saiba como funciona o processo de aprovação da primeira fase do exame, é necessário acertar pelo menos 40 questões de 80. Então, alcançar essa marca pode ser muito mais fácil para quem estuda de maneira correta.

Para que você possa conhecer os assuntos com maior chance de cair na prova, preparamos uma lista rápida com os principais deles. Confira conosco:

Código de ética

Sem dúvida, o assunto com mais questões no exame é o código de ética. Geralmente são 10 ou mais questões, sendo que a temática delas está em torno de infrações e sanções disciplinares, honorários advocatícios e direitos do advogado.

Nem precisamos falar que dominar esse tema é crucial para ter um bom desempenho na prova, certo?

Direito civil

Quando o assunto é direito civil notam-se, em média, sete questões na prova da primeira fase da OAB. Dentro desse tema, a maioria é em torno do campo do direito contratual. Apesar disso, aparecem também questões relacionadas ao direito de família.

Portanto, dedicar o seu tempo para dominar o que envolve esses temas ajudará também a construir um bom resultado na prova.

Direito constitucional

Direito constitucional também é um dos assuntos mais cobrados na OAB. Dentre os subtemas que geralmente aparecem na prova, podemos destacar os que estão relacionados com o estatuto parlamentar e a organização dos poderes.

Em média, esse tema também aparece com, no mínimo, sete questões. Ou seja, é quase 10% da prova toda.

Direito administrativo

Em termos de direito administrativo, pode-se esperar questões relacionadas a atos administrativos, licitações, agentes públicos, servidores, bem como a própria organização administrativa do Estado.

Geralmente, esses temas juntos somam, no mínimo, seis questões do exame, o que os coloca como prioridades no estudo para a prova.

Direito penal

O exame da OAB também contém algumas questões relacionadas ao direito penal, sendo que a maioria delas trata de prescrição e aplicação de pena, além da teoria geral do delito. É importante estudar esses temas, pois o número de questões também é relevante: em média, são seis.

Direito processual civil

Desde a mudança do processo civil, feita em 2015, podemos dizer que o tema do direito processual exige atenção maior nos exames da OAB, visto que questões relacionadas à comparação entre o código novo e o antigo têm altas chances de cair.

Geralmente, a prova contém por volta de seis questões do tema.

Direito do trabalho

Fechando a lista com os assuntos mais cobrados na OAB, destacamos o direito do trabalho, que também conta com seis questões, em média. Dentre elas, sugerimos ter  atenção especial para os temas que envolvem estabilidade e garantia de emprego, princípios do direito do trabalho e contrato de trabalho.

Além de saber quais os assuntos mais cobrados na OAB, é importante ter uma boa organização para incluir esses temas no seu cronograma de estudo, a fim de obter os melhores resultados no exame.

Quer receber mais conteúdos como este? Então, assine a nossa newsletter e receba todas as novidades do nosso blog!

Comments

comments

Maíra Martinez
Responsável pela coordenação dos projetos, cursos preparatórios e eventos relacionados aos cursos de 1ª Fase da OAB do CEISC. Editora e criadora de conteúdo web e inbound marketing.
Maíra Martinez on InstagramMaíra Martinez on LinkedinMaíra Martinez on Youtube