Organizar o estudo para 1ª Fase do Exame de Ordem não é tarefa fácil!

Por isso, hoje decidimos conversar sobre como você pode montar seu próprio cronograma de estudos.

Inicialmente, todo o examinando deve compreender o edital do seu certame. Portanto, busque ler o edital e desde já compreender como funciona o Exame de Ordem.

O edital do exame XXVI ainda não foi lançado, entretanto, você pode desde já analisar o edital da prova anterior:

Para acessar o Edital do XXV Exame de Ordem – Clique aqui

A prova de 1ª Fase é composta de 80 questões objetivas, com 4 assertivas cada. A duração do exame é de cinco horas, sendo que o início se dá às 13h e o término às 18h. No XXV Exame tivemos esta divisão de conteúdo:

Disciplina Questões
Ética 8
Constitucional 7
Civil 7
Penal 6
Administrativo 6
Trabalho 6
Proc. Civil 7
Proc. Penal 6
Proc.Trabalho 5
Empresarial 5
Tributário 4
Direitos Humanos 3
ECA 2
CDC 2
Ambiental 2
Filosofia 2
Internacional 2
17 Disciplinas 80

Considerando o nº de questões x carga de conteúdo podemos logo verificar que existem algumas matérias que devem ser priorizadas, justamente por possuírem menor carga de conteúdo, porém maior
número de questões. Vejamos:

Grupo A43,75% da sua prova
Ética8
Tributário5
Empresarial5
Proc. Trab5
Trabalho6
Administrativo6
7 Disciplinas35 questões

O Grupo A compreende as matérias que possuem uma relação conteúdo x questões que deve ser levada em conta. Portanto, matérias como Ética, por exemplo, podem ser estudadas em um curto espaço de tempo e levar ao acerto de até 8 questões no Exame. Assim, sua prioridade para matérias do Grupo A deve ser alta, sendo a Parte I do seu estudo.

Grupo B41,25% da sua prova
Constitucional7
Direito Civil7
Proc. Civil7
Penal6
Proc. Penal6
5 Disciplinas33 questões

Já o Grupo B compreende as matérias com maior carga de conteúdo, porém que representam também um maior número de questões. Frente a isto, estas matérias requerem planejamento e dedicação e serão a Parte II do seu estudo e devem fazer parte da sua preparação constantemente.

Grupo C15% da sua prova
Direitos Hum.2
Direito Int.2
ECA2
Ambiental2
Consumidor2
Filosofia2
6 Disciplinas12 questões

Por fim, o Grupo C é formado por matérias com relevância menor em termos de questões. Ante o exposto pode ser a Parte III do seu estudo, auxiliando a aliviar a pressão de conteúdos mais pesados durante a preparação.

Também é importante que você compreenda quais disciplinas você possui maior afinidade e/ou menor conteúdo podem lhe ajudar no processo de preparação. Tendo em vista que você precisa de apenas 50% de aproveitamento é importante manter o olhar atento e avaliar-se constantemente.

Nossa sugestão é que após compreender como a prova funciona você reserve um tempo para testar seus conhecimentos. Faça as últimas 3 provas da OAB, sem consulta e cronometrando o tempo que você levará para realizá-las. Após isso, confira o gabarito, verifique sua pontuação final e faça uma autoavaliação.

Após estar situado e compreender sua necessidade é o momento de definir a forma como irá se preparar. Três pontos não podem faltar na sua preparação:

Aprender a dominar seu tempo disponível é essencial para obter a aprovação na 1ª Fase do XXVI Exame de Ordem. Seus maiores adversários nesta caminhada serão as distrações que você irá encontrar pelo percurso.

Quer saber mais: Como administrar seu tempo: 9 passos para otimizar seu estudo

Defina quais matérias necessitam de revisão, tenha prioridades e lembre-se de estudar matérias com menor conteúdo, entretanto com maior número de questões, como por exemplo Ética. Quando você opta por estudar as matérias mais curtas a sensação de que você está progredindo rápido lhe motiva para seguir em frente.

Além de definir prioridades de estudo em termos de matéria defina também prioridades diárias, assim você tem metas curtas e possíveis que lhe ajudam tanto em termos de organização quanto de motivação.

Algumas dicas que podem ajudar:

  • utilize apps, e-mail ou até mesmo a agenda do seu celular para lhe enviar lembretes

    Como bônus, a utilização de lembretes irá também lhe auxiliar a organizar sua rotina, pois afinal quem está estudando costuma ficar muito desligado quanto as outras obrigações do cotidiano.

  • Evite o cansaço, durma o número de horas necessárias, procure ir dormir mais cedo e acordar mais cedo

    Sua sensação será de que o dia é maior e você não sentira o peso do cansaço. Ademais, não esqueça que a noite de sono de quem está estudando deve ser uma noite de sono eficiente e saudável, e para conseguir isso você deve: evitar a função soneca, evitar luminosidade no quarto e não passar de 8 horas de sono.

  • Planeje sua rotina, faça um esforço para seguir este planejamento

    Procure ter horários fixos para almoçar, jantar e descansar assim fica mais fácil perceber quando seu estudo não está rendendo em determinada matéria. Além disso, é importante que quem está estudando mantenha uma média de horas de estudo diárias parecida. Não é positivo que estudar um dia 1 hora e no outro 3 horas o interessante é que você dedique o mesmo número de horas todos os dias de forma a criar uma rotina de estudos e acostumar-se com isso.

Seu cronograma deve contemplar a leitura da letra seca da Lei em consonância com seu material de apoio. Caso opte por assistir aulas online, poderá fazer este exercício antes das aulas para através delas consolidar o conteúdo e sanar eventuais dúvidas.

É importante sermos claros neste momento: “Apenas letra seca da lei não vai trazer sua aprovação!”. O Exame de Ordem requer habilidades maiores do que a mera compreensão dos institutos trazidos pela legislação.

Sugerimos que durante o estudo e/ou aos finais de semana você busque montar seus próprios resumos, mapas mentais, ou o que preferir. Através do exercício de escrever e sintetizar o que você está estudando estará compreendendo o conteúdo e avançando no estudo. E mais, posteriormente, para revisar você poderá utilizar estes resumos.

Falando em Revisão… REVISAR É FUNDAMENTAL! Não se trata apenas de assistir as aulas, ler o material ou resolver questões. É necessário que você retome os temas e reforce o conteúdo, só assim sua compreensão e memorização atingirá um nível ideal.

Clique aqui e confira nossas dicas: 5 passos essenciais para montar um plano de estudo para OAB

Além disso, é importante que seu cronograma preveja testes constantes: provas anteriores, simulados e questões. O Exame de Ordem exige raciocínio rápido e habilidade de correlacionar conteúdos, estas competências você pode adquirir praticando questões.

Nós aqui do OAB na Veia sabemos o quanto é difícil se organizar.

Por isso, preparamos um material gratuito para você!

Um E-book com estas orientação que você leu aqui e muitas outras, um cronograma já prontinho com a divisão de matérias entre os eixos que comentamos aqui e ainda um planner lindo demais onde você pode monitorar sua evolução.

Comments

comments

Responsável pela coordenação dos projetos, cursos preparatórios e eventos relacionados aos cursos de 1ª Fase da OAB do CEISC. Editora e criadora de conteúdo web e inbound marketing.