Buenas Galera,
Estamos próximos a Prova da 2ª Fase do Exame de Ordem. Chegou o momento de conversarmos sobre estratégias para a resolução do Exame e manejo de tempo.

Muitos candidatos nos questionam sobre qual a melhor forma de resolver a prova. Além disso, muitos nos pedem ajuda para traçar uma estratégia, principalmente aqueles que encaram a prova pela primeira vez. Então vamos lá:

Primeiro, sempre é importante salientarmos que não existe uma fórmula mágica. Cada examinando vai descobrindo com os treinos a melhor forma de encarar a OAB de frente. O treino já deve ter feito com que cada um de vocês criasse confiança e compreendesse melhor a sistemática da prova.

Falamos um pouco aqui por que simulados são importantes na preparação para o 2ª Fase?

TEMPO? NÃO ESQUEÇA O RELÓGIO.

Todas as salas de aula em que são realizados os Exames de Ordem contam com relógios ou alguma forma de controle do tempo (ainda que seja um desenho no quadro, feito pelo fiscal da prova). Sendo assim, conforme você for evoluindo na resolução da prova, verifique o tempo que ainda possui disponível para completá-la.

FAÇA UMA LEITURA PAUSADA

Uma grande falha cometida pelos examinandos é a leitura apressada dos enunciados. Sugerimos que na leitura das questões, você gaste uma parcela de tempo, sublinhando o que julgar importante, antes de  passar para o “esqueleto”.

É normal que em uma primeira leitura você sinta um estranhamento, tenha algumas dúvidas. Neste caso, respire fundo e refaça a leitura com calma. Não tenha medo de repetir a leitura, pois fazendo-a pausadamente, você pode descobrir pontos importantes, que na primeira passada de olhos, não avistou.

COMPREENDA SEU INIMIGO

Conforme citamos no tópico anterior sobre a ordem de resolução da prova, é importante que você leia a peça, faça o esqueleto e então leia as questões. O motivo disto é justamente a compreensão da extensão e  da complexidade da prova. Após a leitura das questões já é possível que você trace os níveis de dificuldade de cada uma delas e defina quais lhe tomarão mais ou menos tempo.

DIVIDINDO PARA CONQUISTAR

Após a leitura e compreensão da complexidade das questões, você deve analisar a divisão de tempo necessária para realização da prova.

Naturalmente, a maior parcela de tempo será dedicada a elaboração da peça prático-profissional. Sendo assim, sugirimos dedicar entre 2h30min a 3h para elaborar a peça, restando de 2h a 2h30min para elaborar as questões. Este tempo pode (e deve) variar, conforme a complexidade avaliada por você no momento da prova.

TENHA CALMA!

É muito importante que você mantenha a calma, mesmo que venha a encontrar temas mais complexos ou desconhecidos.

Siga a divisão de horários definida e evite perder a cabeça. Em caso de nervosismo ou pânico, saia de sala de aula e vá ao banheiro. Respire! Acalme-se!

Opa! Ainda não treinou? Então inicie agora mesmo! Fazer peças e questões de provas anteriores nas mesmas condições da prova, contando o tempo e apenas com o código, neste momento esta estratégia é essencial para compreender o seu status atual de preparação.