Buenas moçada!

A preparação para o Exame de Ordem já traz consigo um grau de ansiedade e cobrança altíssimo, somada a pressão imposta por familiares e amigos esta carga pode se tornar percalço pesado no caminho da sua aprovação. Foi pensando nisso e nos diversos relatos, que hoje decidimos falar hoje sobre pressão familiar.

Convenhamos, quem não quer ver seu familiar aprovado? Pois é, em tempos de crise econômica e incerteza financeira, é óbvio que a aprovação se torna um caminho para a mudança de vida que muitos almejam. E é justamente com este desejo, que a pressão que você coloca em si mesmo e sua família acaba colocando sob você surge.

A pressão de ser amado:

Sim, é exatamente isto que você leu. Seu familiar, de pais a maridos ou de esposas a avós, amam você e torcem pela sua vitória. Justamente assim nasce a primeira forma de pressão, você passa a visualizar que existem uma série de pessoas torcendo por você e cria um dever de aprovação em si.

Aquela simples frase “estamos com você! ” ou aquele questionamento “como estão os estudos?” gera uma ansiedade tremenda e você pensa “Eles esperam muito que eu aprove”. Sim! Eles esperam que você aprove, mas porque amam você e desejam o seu melhor.

A solução desta forma de pressão está fundada em dois pilares:

• Diálogo:

Busque explicar aos seus familiares como o Exame de Ordem funciona e as dificuldades que ele apresenta. Além disso, mostre que está nervoso e que a cobrança será alta, só assim eles poderão compreender o momento que você está enfrentando. E mais, se for possível explique que os questionamentos geram ainda mais ansiedade em você, tenho certeza que eles irão entender.

• Saiba receber apoio:

Você está tendo pessoas torcendo por você! E isso é muito bom! Não transforme em ansiedade o que pode ser motivador para você. Saiba ouvir as palavras de carinho e compreender que na maioria das vezes as pessoas se quer entendem como a prova funciona, elas simplesmente desejam mostrar que estão a sua disposição para ajudar no que for preciso.

A pressão da saudade:

Quem gosta de você também está passando por alterações trazidas pela sua preparação para o Exame de Ordem. É esperado, você irá focar nos estudos e acabará se afastando dos familiares e amigos. Muitas vezes a cobrança vem justamente da ausência.

Você sabe do que eu estou dizendo: “Nossa, você só estuda”; “Menina, sai um pouco desse quarto” e “Estudar tanto não vai te fazer bem”.

A solução também se assenta em dois pilares neste caso:

• Equilíbrio

A preparação também envolve descanso e ele é bem mais importante do que você imagina. Todos temos um limite de absorção de conteúdo e é essencial equilibrar atividades de estudos com lazer. O foco é importante, porém, a dedicação exclusiva a preparação pode não ser tão positiva. Por isso, busque aproveitar o tempo que você tem livre para se cercar de pessoas pelas quais você tem apreço, e principalmente, ter um tempo de qualidade com estas pessoas.

• Novamente o diálogo:

Primeiramente, aqui também valem todos os pontos que já trouxemos no tópico sobre diálogo no item 2.

E mais, vale aqui também informar a todos sobre a sua rotina e organização. Mostrar a família quais serão seus horários livres e quais serão os horários que você precisa focar nos estudos. Esta postura evita vários problemas e facilita o convívio familiar.

Além disso, se você achar que combina com a sua preparação, envolva os familiares. Comente como são as aulas e mostre como são as provas. Este envolvimento vai fazer com que eles sintam que são parte da sua caminhada e também irá auxiliar na saudade.

A pressão da vizinha:

Nós chamamos de pressão da vizinha porque a história costuma sempre se repetir na vida dos mais diversos candidatos. Todos têm aquela vizinha que diz “eu tenho um sobrinho que já fez 10 vezes essa prova” ou ainda “meu afilhado fez de primeira e passou”.

Como seus familiares não conhecem a realidade da prova, acabam tirando estas histórias como padrão e novamente a ansiedade toma conta da sua preparação.

A solução aqui é simples: IGNORE!

Sua família deve compreender que vitórias devem ser comemoradas e fracassos devem ser superados, por isso, a história dos outros não é importante na sua preparação.

Cada indivíduo tem sua própria história, com suas próprias qualidades e enfrentou seus próprios desafios. Sendo assim, essa caminhada é somente sua e você não deve levar nenhuma carga extra consigo a não ser que ela lhe impulsione para frente!

A pressão da reprovação:

Se você já passou pela experiência da reprovação naturalmente está se cobrando mais neste momento. Hoje você já sabe como a prova funciona e os meandros que ela pode trazer no domingo. Porém, saber disso também traz maior ansiedade, aquela sensação de “não posso reprovar novamente” toma conta do pensamento e faz muito mal durante a preparação.

Para você, nós recomendamos muita resiliência e serenidade. Compreenda desde já, a reprovação anterior foi aprendizado e você deixou esse momento lá no passado. Por isso, agora é a hora da reviravolta. Hora de recobrir as forças e vencer utilizando tudo que você aprendeu nessa caminhada.

Se lamentar não vai trazer a sua carteirinha. Nós sabemos, dói! Mas a dor passa e a força tem que ser retomada! O que vai trazer sua carteirinha é você saber, dentro de si, que você é capaz!

Fique firme!

O tema pressão tem muita ligação com a ansiedade, esperamos sinceramente ter ajudado você a lidar com esses sentimentos. É importante neste momento compreender que todos os examinandos passam pelo o que você está passando e isso é parte do processo de preparação. Caso tenha mais alguma história sobre pressão, coloque aqui nos comentários para que possamos nos ajudar.

Saiba sempre que o Exame de Ordem é um obstáculo que você pode ultrapassar e seu emocional deve estar em dia para que você consiga vencê-lo.

Bons estudos e boa prova!

Quer estudar em um lugar que compreende tudo isso e oferece o maior apoio nesse momento? Conheça o CEISC!