Faltando um pouco mais de um mês, muitos candidatos nos perguntam como intensificar o estudo para 1ª Fase da OAB. É necessário muito foco, força de vontade e saber dizer não para alguns convites. Não é fácil, mas também não é difícil! Separamos 6 dicas para ajudar você nessa missão. Confira!

Crie um ambiente de estudos ideal

Antes de qualquer coisa, busque organizar o seu ambiente de estudos para que este seja o lugar ideal onde sua mente vai se manter tranquila e focada durante as próximas semanas. A combinação de um cantinho de estudos perfeito reúne um local confortável, iluminado e silencioso para evitar distrações.

Se este local não puder ser a sua casa, busque opções como bibliotecas e salas de estudos externas.

Lembre-se sempre de manter o celular em modo avião ou em modo silencioso, assim você não se distrai com as notificações recebidas.

Organize já seu cronograma de estudos

O segundo passo agora que você está em um local adequado é planejar e organizar um cronograma. O melhor cronograma é aquele que você vai de fato conseguir conciliar com a sua rotina.

Então seja realista consigo mesmo, analise as suas atividades diárias e veja quais os períodos livres que você possui.

Encaixe nesses intervalos o estudo das matérias que você possui mais dificuldade e as matérias estratégicas para a prova. Quais são elas? Ética, Direito do Consumidor e ECA são exemplos de disciplinas com um volume de conteúdo relativamente menor, uma ótima pedida para serem priorizadas.

Mantenha sua mente saudável

A pressão psicológica durante a preparação para o Exame de Ordem pode ser um grande empecilho para os candidatos, tenha em mente que esse é um momento passageiro e vencível da sua vida. Vai ser normal não conseguir dar conta de todo conteúdo, vai ser normal errar algumas questões e se sentir inseguro. Saiba que está tudo bem. Mantenha sempre sua mente pronta para essas dificuldades e saiba que faz parte do processo de aprendizado. Entenda também que é impossível vencer todo o conteúdo do edital, algumas matérias você vai conseguir apenas revisar e outras nem chegar perto. É normal, o conteúdo é extenso e o prazo é apertado, não se cobre por isso.

Faça questões

A resolução de questões é um dos melhores métodos de estudo para a prova objetiva da OAB. Primeiro porque você se acostuma com o formato das questões e com os temas que a FGV gosta mais de cobrar. Sim, ela tem os seus favoritos!

Além disso, fica mais fácil identificar quais as matérias que você precisa priorizar quais e as que você domina. Foco nas questões!

Crie recompensas

Para manter o pique, crie mini recompensas durante as maratonas de estudos. Por exemplo, vou estudar X matéria, deixar de fazer X coisa para isso, mas me recompensar fazendo outra X coisa quando eu cumprir meus objetivos. A melhor forma de se manter motivado, é ver o resultado do esforço que está sendo empregado nessas horas estudando. Motive-se diariamente se for preciso.

Invista em um curso preparatório intensivo

Optar por um cursinho preparatório intensivo pode ser uma ótima saída para quem precisa focar na aprovação em um espaço de tempo menor. Nesses cursos, os professores lecionam as matérias mais recorrentes no Exame e com uma metodologia mais dinâmica e de fácil compreensão. Sugestão? Os cursos do CEISC! Com uma carga horária vencível em um mês, cronograma de estudos personalizado, sistema de perguntas respondidas diretamente pelos professores, materiais didáticos completos e aulas atualizadas e já disponíveis na opção de serem assistidas em até a metade do tempo, é a nossa dica de ouro de hoje.

E aí, curtiu nossas dicas? Compartilhe com seus amigos e continue nos acompanhando por aqui! Desejamos a todos uma excelente preparação!

Comments

comments

Responsável pela coordenação dos projetos, cursos preparatórios e eventos relacionados aos cursos de 1ª Fase da OAB do CEISC. Editora e criadora de conteúdo web e inbound marketing.