Estamos a pouco menos 3 meses da 1ª Fase do XXIV Exame de Ordem, talvez este seja o momento em que você está se perguntando por onde começar. O prazo de 3 meses é relativamente curto quando comparado a quantidade de conteúdo que você tem para estudar por isso, trouxemos algumas dicas.

1 – COMPREENDER A SISTEMÁTICA DA PROVA

Inicialmente, todo o examinando deve compreender o cronograma e o edital do seu certame.  Vejamos o calendário do XXIV Exame de Ordem:

XXIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO

 

DATAS
Publicação do Edital de Abertura 19/09/2017
Período de Inscrição 19/09/2017 a 29/09/2017
Prova Objetiva – 1.ª Fase 19/11/2017
Prova prático-profissional – 2.ª Fase 21/01/2018

No que se refere ao XXIV Exame de Ordem, o edital será publicado somente no dia 19 de Setembro. Portanto, busque ler o edital passado e desde já compreender como funciona o Exame de Ordem.

Disciplina Questões
Ética 8
Constitucional 7
Civil 7
Penal 6
Administrativo 6
Trabalho 6
Proc. Civil 7
Proc. Penal 6
Proc.Trabalho 5
Empresarial 5
Tributário 4
Direitos Humanos 3
ECA 2
CDC 2
Ambiental 2
Filosofia 2
Internacional 2
17 Disciplinas 80

É provável que a divisão permaneça a mesma, porém, constantemente a OAB/FGV tem mudado a composição da prova. Frente a isto, fique atento!

Considerando o nº de questões x carga de conteúdo podemos logo verificar que existem algumas matérias que devem ser priorizadas, justamente por possuírem menor carga de conteúdo, porém maior número de questões. Vejamos:

Grupo A 43,75% da sua prova Grupo B 41,25% da sua prova  Grupo C 15% da sua prova
Ética 8 Constitucional 7 Direitos Hum 2
Tributário 5 Civil 7 Direito Int. 2
Empresarial 5 Penal 6 ECA 2
Proc. Trab 5 Proc. Civil 7 Ambiental 2
Trabalho 6 Proc. Penal 6 Consumidor 2
Administrativo 6 Filosofia 2
7 Disciplinas 35 questões 5 Disciplinas 33 questões 6 Disciplinas 12 questões

O Grupo A compreende as matérias que possuem uma relação conteúdo x questões que deve ser levada em conta. Portanto, matérias como ética, por exemplo, podem ser estudadas em um curto espaço de tempo e levar ao acerto de até 8 questões no Exame. Sendo assim, sua prioridade para matérias do Grupo A deve ser alta, sendo a Parte I do seu estudo.

Já o Grupo B compreende as matérias com maior carga de conteúdo, porém que representam também um maior número de questões. Frente a isto, estas matérias requerem maior planejamento e dedicação. Serão a Parte II do seu estudo e devem fazer parte da sua preparação constantemente.

Por fim, o Grupo C é formado por matérias com relevância menor em termos de questões. Ante o exposto pode ser a Parte III do seu estudo, auxiliando a aliviar a pressão de conteúdos mais pesados durante a preparação.

Também é importante que você compreenda que disciplinas que você possui maior afinidade e/ou menor conteúdo podem lhe ajudar no processo de preparação. Tendo em vista que você precisa de apenas 50% de aproveitamento é importante manter o olhar atento e avaliar-se constantemente.

2 – COMPREENDER SUA SITUAÇÃO COMO EXAMINANDO:

Nossa sugestão é que após compreender como a prova funciona você reserve um tempo para testar seus conhecimentos. Faça as últimas 3 provas do Exame de Ordem, sem consulta e cronometrando o tempo que você levará para realizá-la. Após isso, confira o gabarito, verifique sua pontuação final e faça uma autoavaliação.

De posse dos resultados você saberá quais matérias precisa aumentar sua dedicação e quais precisam apenas de uma revisão aprofundada. Também é importante que você análise como as matérias são abordadas na prova, pois a forma de expor os conteúdos também é diferente no Exame de Ordem.

Por fim, este também é o momento para verificar se você precisará testar mais resoluções de questões. Se o tempo que você precisou para realizar cada prova foi longo, fique atento! Muitos examinandos não conseguem terminar a prova em tempo hábil na 1ª Fase, por isso, é importante identificar esta dificuldade e saná-la através do treino.

3 – ESCOLHER A SUA METODOLOGIA DE ESTUDO:

Após estar situado e compreender sua necessidade é o momento de definir a forma como irá se preparar. Três pontos não podem faltar na sua preparação:

O Exame de Ordem busca sempre trazer as inovações da legislação para dentro do certame. Sendo assim, as novas regras do Código de Processo Civil, o Estatuto da Pessoa com deficiência e até mesmo o Novo Código de Ética não podem ficar de fora da sua preparação. Busque sempre materiais atualizados, lembrando que toda legislação em vigência até a data da publicação do seu edital pode ser objeto do certame.

Quanto ao conteúdo aprofundado, já é sabido por todos que o Exame de Ordem tem aumentando a cada dia a exigência dos conteúdos e a especificidade das matérias. Frente a isto, se torna essencial uma preparação aprofundada com foco essencialmente para o Exame de Ordem, de forma completa e com uma sistemática voltada para preparação.

Além disso, três materiais podem lhe ajudar no processo de estudo:

Estes três materiais são essenciais porque:

4 – TRAÇAR UM CRONOGRAMA:

Seu cronograma deve contemplar a leitura da letra seca da Lei em consonância com seu material de apoio. Caso opte por assistir aulas online, poderá fazer este exercício antes das aulas para através delas consolidar o conteúdo e sanar eventuais dúvidas.

É importante sermos claros neste momento: “Apenas letra seca da lei não vai trazer sua aprovação! ”. O Exame de Ordem requer habilidades maiores do que a mera compreensão dos institutos trazidos pela legislação.

Sugerimos que durante as aulas e/ou aos finais de semana você busque montar seus próprios resumos e/ou flashcards. Através do exercício de escrever e sintetizar o que você está estudando estará compreendendo o conteúdo e avançando no estudo. E mais, posteriormente, para revisar você poderá utilizar estes resumos.

Falando em Revisão… REVISAR É FUNDAMENTAL! Não se trata apenas de assistir as aulas, ler o material ou resolver questões. É necessário que você retome os temas e reforce o conteúdo, só assim sua compreensão e memorização atingirá um nível ideal.

Além disso, é importante que seu cronograma preveja testes constantes: provas anteriores, simulados e questões. O Exame de Ordem exige raciocínio rápido e habilidade de correlacionar conteúdos, estas competências você pode adquirir praticando questões.

É perceptível que nossas dicas abordam várias formas de estudo. Sim, de fato é isto mesmo, pois o Exame de Ordem requer esta abordagem.  É vital que aluno seja capaz de memorizar uma grande carga de conteúdo, relacioná-los de forma lógica e aplicá-los de forma sistemática nas questões.

Por fim, ao traçar seu cronograma seja honesto consigo mesmo. Preveja uma carga de conteúdo que realmente você será capaz de estudar em cada dia, considere seus compromissos e o tempo possível para que você se dedique de forma saudável a sua aprovação.

5 - DISCIPLINA:

O processo de estudo não é simples e também não é fácil. Serão necessários sacrifícios e diversos momentos de dedicação.

Se mantenha focado em seu objetivo, siga seu cronograma e seja realista consigo mesmo. Saiba sempre que o aprendizado é um processo que evoluí com tempo e dedicação.

Por isso, não deixe seu emocional afetar sua preparação e siga firme no sentido da sua vitória.

O ideal é estabelecer uma rotina de preparação e seguir ela à risca nos próximos meses.

6 - DICA PARA SE PREPARAR PARA 1ª FASE DO XXIV EXAME DE ORDEM

Está procurando um bom preparatório para o XXIV Exame de Ordem?

O CEISC oferece Curso Regular para o XXIV Exame de Ordem!


OAB 1ª Fase – XXIV Exame – Curso Regular

AULAS AO VIVO: Transmissão ao vivo, via internet, permitindo a interação em tempo real com o professor.
AULAS ON-LINE: Após a transmissão ao vivo, as aulas ficam disponíveis na área do aluno para assistir quando e de onde quiser.
320 HRS DE EFETIVO CONTEÚDO: Abordando todas as matérias e seus principais tópicos exigidos pela OAB.
MATERIAIS DE APOIO: Serão disponibilizados arquivos em PDF com conteúdo recortado e esquematizado das disciplinas cobradas no Exame, mais de 1700 páginas de conteúdo!
03 SIMULADOS: Serão oferecidos três simulados nos moldes do Exame de Ordem, disponíveis on-line para alunos.
GRUPO DE ESTUDOS: Grupo de estudos no Facebook para os alunos interagirem.
ORIENTAÇÃO: Equipe especializada disposta para atender e responder as dúvidas sobre o certame.
PERGUNTE AO PROFESSOR: Sistema on-line integrado que mantém o contato do aluno com o professor mesmo após a aula ao vivo.

Comments

comments

Equipe de curadoria de conteúdos jurídicos.