Como estudar mais rápido para a prova da OAB? 6 dicas incríveis!

Se preparar para o exame da ordem dos advogados não é uma das tarefas mais fáceis. Além de precisar revisar os cinco anos de faculdade, ainda é necessário lidar com diversas outras demandas dessa fase, como trabalho de conclusão de curso, formatura e a cobrança de familiares.

Com tudo isso, é normal que o aluno procure maneiras de como estudar mais rápido, a fim de dar conta de todas as exigências. 

Por isso, mostraremos a seguir 6 dicas de como intensificar o seu ritmo de estudos sem perder a qualidade. Confira!

1. Tenha um roteiro de estudos

Uma das melhores maneiras de estudar mais rápido é elaborando um roteiro de estudos. Para isso, é preciso ler o edital com atenção, separar os tópicos que precisam ser vistos, além de determinar quais momentos serão dedicados para o aprendizado. 

Seguindo esses passos, a sua rotina ficará mais organizada e, consequentemente, será mais fácil gerir o seu tempo.

2. Faça simulados

Fazer simulados é uma prática eficaz para melhorar a assimilação da matéria e medir a qualidade de suas táticas de estudos.

Assim, quanto mais provas você fizer, melhor. Para isso, busque os últimos exames, cronometre o tempo da sua realização e compare a sua evolução. Além disso, fique atento aos simulados que os cursinhos promovem.

3. Faça revisões constantes

Sabe quando você estuda e fica com a sensação de que não está conseguindo guardar nada? Um dos motivos dessa dificuldade está em não fazer as revisões das matérias de maneira correta.

Ao contrário do que muitos pensam, você não deve deixar essa etapa apenas para o final. Há uma técnica chamada de repetições espaçadas que consiste, basicamente, em repetir o estudo do conteúdo em diferentes períodos.

No caso da revisão, essa repetição deve ser realizada diariamente. Logo, sempre antes de iniciar um conteúdo novo, revise o que foi estudado no dia anterior para garantir a fixação da matéria em sua mente.

4. Monte os seus próprios esquemas

Por mais que você invista em bons materiais não esqueça de montar os seus próprios resumos ou mapas mentais.

Fazer os seus próprios esquemas proporciona os seguintes benefícios:

  • facilita a revisão da matéria;
  • deixa o estudo ativo;
  • elimina o excesso de informação.

5. Descanse 

Muita gente acredita que para aumentar o seu ritmo de estudos é preciso fazê-lo até a exaustão. No entanto, estudar mais rápido está ligado a como você fará isso, do que por quantas horas por dia se dedicará para a preparação. 

Duas horas revisando a matéria, sem distrações, longe das redes sociais, é muito mais eficaz do que cinco horas trancado em um quarto, com o pensamento disperso, sem estar, de fato, focado no exame da OAB.

Descansar também faz parte do processo de assimilação de conteúdo e de memorização, para evitar os famosos brancos no dia da prova.

Portanto, dentro do seu cronograma de estudos separe um tempo para relaxar. Pequenas pausas diárias para eliminar o estresse, além de tirar um dia para sair com os amigos são boas formas de recarregar as energias. 

6. Não caia na pressão de outras pessoas

Quando estamos nos preparando para uma prova importante parece que todos os olhares se voltam para nós, não é mesmo? 

Por causa disso, não é raro termos que lidar com a pressão alheia de amigos e familiares que, mesmo preocupados com o nosso sucesso, não conseguem perceber o quanto essa atitude pode ser prejudicial para os estudos. 

Contudo, é fundamental manter a tranquilidade e, quando alguém começar a invadir o seu espaço com perguntas que aumentem a sua ansiedade, vale a pena ter uma conversa para que isso não aconteça mais. Afinal, tudo o que você não precisa agora é alguém para atrapalhar o seu controle emocional.

Como você pôde ver, não existem fórmulas mágicas de como estudar mais rápido, mas sim pequenos passos que são essenciais para organizar a sua caminhada e, assim, atingir a sonhada aprovação!

E já que você está se preparando para o próximo exame da OAB, não deixe de conhecer os nossos cursos preparatórios!

Comments

comments

Responsável pela coordenação dos projetos, cursos preparatórios e eventos relacionados aos cursos de 1ª Fase da OAB do CEISC. Editora e criadora de conteúdo web e inbound marketing.