Descubra como cultivar o hábito da leitura e ter melhor resultado na prova da OAB

Ler constantemente apresenta diversas vantagens, como melhorar o vocabulário, a memória e o foco do leitor. Para quem está se preparando para uma prova tão extensa e complexa como a da OAB, esses benefícios fazem toda a diferença entre ter ou não um bom desempenho na prova.

Mas para muitos, saber como cultivar o hábito da leitura pode se tornar um problema, por isso, neste post ensinaremos a cultivar esse hábito, e mostraremos como e qual a importância dessa prática para a sua vida. Continue lendo!

Quais as vantagens de manter o hábito da leitura?

São diversos os benefícios para um leitor de carteirinha, nos tópicos seguintes exploraremos os 5 principais deles.

Expande o vocabulário

Com a leitura de diferentes livros, certamente, será rotineiro você encontrar palavras novas e desconhecidas ou, até mesmo, que você não use tanto. Porém, dentro da obra é possível ver o contexto e uso correto delas, o que faz com que absorva esse conhecimento e expanda efetivamente seu vocabulário. Uma dica importante! Se você não sabe o que algumas palavras significam, vá atrás e pesquise sobre elas.

Melhora a escrita

Cultivar o hábito de leitura melhora também a sua escrita. Pois como já citado no item anterior quem muito lê possui um vasto vocabulário, mas não só isso, a leitura também ajuda o leitor a desenvolver melhores planejamentos de textos, visto que naturalmente diferenciará um livro com leitura contínua e um mal escrito que parecerá mais pesado e confuso.

Diminui o estresse

A leitura é um hábito relaxante, é capaz de libertar da rotina e mostrar diferentes mundos, histórias e personagens. Ao ler um livro, a frequência cardíaca diminui consideravelmente, fazendo com que o leitor esteja mais relaxado e pronto para voltar às suas obrigações diárias.

Aumenta a sua visão de mundo

Crescendo em um mundo tão grande é difícil conhecer todas as culturas. Porém, uma ótima forma de se informar sobre grande parte delas se dá tanto lendo livros escritos por indivíduos de grupos sociais diferentes do seu.

Ao ler os livros sobre outras pessoas e realidades, por meio da visão dos outros, a capacidade de analisar as situações com empatia e respeito é desenvolvida.

Estimula o cérebro

Não basta passar os olhos pelas linhas, mas sim ler aquilo que está escrito e entender o que o escritor quis dizer com tais palavras. Sendo assim a leitura estimula o raciocínio e a atividade cerebral.

Como cultivar o hábito da leitura?

Depois de tantas vantagens chega a ser difícil não parar de ler esse texto para pegar um livro nesse exato momento. Porém, para que você não comece a ler uma obra e perca o interesse em poucas páginas, siga as dicas que virão a seguir.

Ler um livro ou parte dele diariamente pode ser muito difícil para alguns, seja o livro algo didático, seja meramente por hobby, portanto será necessário se esforçar para não se distrair e procrastinar.

Porém, é tudo uma questão de hábito e hábitos são permutáveis, basta esforço e dedicação.

Ou seja, para desenvolver sua leitura comece com algo de que goste. De início leia livros com conteúdos prazerosos, sejam contos fantasiosos, sejam artigos sobre estudos do seu interesse.

Outra dica útil para futuramente ter facilidade em passar horas do dia lendo é começar com apenas alguns minutos, comece com 5 minutos todos os dias ou com poucas páginas e vá aumentando gradativamente.

Como cultivar o hábito da leitura ajuda no preparo para a OAB?

A OAB nada mais é que uma prova extensa que exige concentração e capacidade de analisar os enunciados e os problemas apresentados, sendo assim, os estudantes da área do direito necessitam de uma grande habilidade de memória, escrita e foco que serão medidas na primeira e segunda etapa do exame.

Sendo assim, um estudante que não tenha o hábito de leitura sofrerá muito mais para se preparar para o exame.

Pois os livros ajudam a desenvolver essas três habilidades, tanto por ampliar o vocabulário do leitor, quanto por exigir que ele se lembre da história e mantenha o foco apenas no livro durante a leitura, para que seja absorvido tudo que o escritor quer passar em cada página.

Agora que você já sabe como cultivar o hábito da leitura e quais vantagens isso traz, não deixe de continuar acompanhando as nossas postagens, e também, de começar a praticar o novo costume desde já.

Comments

comments

Maíra Martinez
Responsável pela coordenação dos projetos, cursos preparatórios e eventos relacionados aos cursos de 1ª Fase da OAB do CEISC. Editora e criadora de conteúdo web e inbound marketing.
Maíra Martinez on InstagramMaíra Martinez on LinkedinMaíra Martinez on Youtube