Buenas? Após a aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), diversos caminhos profissionais começam a se abrir. Uma das características que encantam os estudantes no curso de Direito é justamente a quantidade de opções que o diploma oferece.

Entre eles, está o concurso público, desejado por muitos por causa da estabilidade, benefícios e a possibilidade de receber um salário acima da média. No entanto, carreiras como a da magistratura ou Ministério Público são extremamente concorridas, logo, é preciso estar preparado.

Se você pretende Estudar para concursos, leia o nosso post e conheça 5 dicas para começar agora mesmo!

1. Leia o edital

O primeiro passo para começar a estudar para concursos é ler atentamente o edital, afinal é nele que consta todo o conjunto de regras da prova, como o prazo para inscrição e pagamento, data do exame, requisitos para a nomeação, cargo, salário e, principalmente, o conteúdo que será cobrado.

Portanto, o edital deve ser o seu primeiro passo na montagem de um cronograma organizado, ágil e completo.

2. Seja organizado

As provas de concurso público costumam exigir uma preparação intensa dos candidatos. Normalmente, há uma quantidade considerável de conteúdo para estudo e, portanto, é necessário um bom planejamento e organização.

Comece deixando o seu espaço de estudo em ordem. Separe os itens importantes, como cadernos, livros, códigos, anotações e o edital para consultar em caso de dúvida. Dessa maneira, você evita perder tempo procurando coisas que deveriam estar a mão e também garante que não vai se distrair com a falta de uma caneta ou uma doutrina importante.

3. Tenha um plano de estudos

Estudar para concursos exige do candidato a revisão de uma grande quantidade de conteúdo, portanto, é essencial manter uma rotina organizada. Para alcançar essa meta sem ficar perdido no que deve ser visto, crie um roteiro de estudos seguindo as dicas abaixo:

• leia o edital com atenção;
  • divida as matérias por blocos de assunto, como processo do trabalho com direito do trabalho e processo civil com direito civil;
  • faça resumos;
  • determine uma quantidade diária de estudos dentro da sua realidade.

4. Faça simulados

Crie o hábito de fazer simulados desde o começo de seus estudos, eles são essenciais para que você consiga medir quais são os pontos que está com mais dificuldade e a sua evolução durante a preparação.

Você pode incluí-los na sua rotina de duas formas diferentes: a primeira é a resolução das questões por tema, sempre no final de seus estudos. Ou seja, se segunda-feira é dia de estudar processo civil, responda as perguntas relacionadas com esse assunto.

Pela segunda maneira, separe um dia por semana para solucionar o exame completo como se estivesse no dia da prova. Assim, cronometre o tempo, desligue o celular e não faça nenhum tipo de consulta.

Mesmo resolvendo os simulados em casa, não deixe de aproveitar os testes promovidos pelos cursos preparatórios, uma vez que eles são excelentes para treinar o candidato para o que vai acontecer no dia da prova, como preenchimento do gabarito, sede, desconforto das cadeiras e o nervosismo.

5. Cuide do corpo e da mente

É fundamental se dedicar durante o tempo que estiver estudando para o concurso. No entanto, não esqueça de descansar. Você deve se hidratar, dormir e comer bem. Além disso, momentos de lazer também são essenciais para diminuir a pressão e o stress que costumam ser responsáveis por apagões durante a prova.

Tão importante quanto estar com todo o conteúdo na ponta da língua é manter o seu psicológico bem e jogando a seu favor, portanto, não esqueça de cuidar dele durante os seus estudos.

Estudar para concursos pode ser um bicho de sete cabeças para muitas pessoas, mas se você montar e seguir um bom cronograma, vai perceber que é menos difícil do que parece. Também não deixe de aproveitar os eventos que os cursos preparatórios promovem, eles são excelentes para tirar dúvidas e ensinar macetes fundamentais para o dia da prova.

Se você se animou para prestar algum concurso, entre em nosso site e veja a lista dos disponíveis no momento.

Equipe de curadoria de conteúdos jurídicos.