Faltam menos de três meses para a prova da 1ª Fase do Exame de Ordem XXIV, muitos alunos neste momento sentem que o tempo é curto ou insuficiente. Se você é um destes alunos que costuma dizer “preciso de mais 24 horas no meu dia” fique atento para estes 9 (nove) passos que trouxemos para otimizar seu tempo.

01) Faça listas:

Inicialmente, faça uma lista sobre as atividades que ainda devem ser feitas, as ordene e separe em tópicos. Parece algo bobo, entretanto ao fazer uma lista você evita o processo de procrastinação e negação que muitos candidatos passam.

• Procrastinação: “Eu ainda tenho tempo”
  • Negação: “Eu não estou atrasado”

02) Defina prioridades:

Defina quais matérias necessitam de revisão, tenha prioridades e lembre-se de estudar matérias que com menor conteúdo entretanto com maior número de questões, como por exemplo ética. Quando você opta por estudar as matérias mais curtas a sensação de que você está progredindo rápido lhe motiva para seguir em frente. Além de definir prioridades de estudo em termos de matéria defina também prioridades diárias, assim você tem metas curtas e possíveis que lhe ajudam tanto em termos de organização quanto de motivação.

03) Crie um agendamento diário:

Inicie seu dia com uma programação, assim você tem metas definidas e não perde o foco com o passar do tempo. Porém, tenha cuidado, de nada adianta um calendário com metas definidas que você sabe que não poderá cumprir. Seja realista e encare sem mimimi os seus obstáculos.

04) Estude em horários estratégicos:

Procure estudar em horários que permitam uma continuidade do conteúdo e evitem interrupções. Sendo assim, você não deve iniciar seus estudos pouco antes de horários em que você tem compromissos, afinal terá que interromper o processo de concentração para fazer outra coisa. Exemplo: Acordar as 11hrs da manhã para iniciar o estudo, sendo que às 12 hrs você terá que interromper o estudo para almoçar.

05) Faça pausas:

Evite ficar mais de 4 horas estudando sem fazer uma pausa de ao menos 15 a 20 minutos. As pausas lhe ajudam a manter a energia e a concentração. Se pudéssemos dar mais uma dica dentro deste tópico seria, durante as pausas faça alongamentos, se alimente de forma apropriada e não esqueça de se hidratar. E mais, estabeleça bônus como por exemplo: “Quando terminar estas questões vou comer um doce”.

06) Lembretes:

Utilize apps, e-mail ou até mesmo a agenda do seu celular para lhe enviar lembretes que façam com que você não se desvie do objetivo final. Como bônus, a utilização de lembretes irá também lhe auxiliar a organizar sua rotina, pois afinal quem está estudando costuma ficar muito desligado quanto as outras obrigações do cotidiano.

07) Escolha o local certo:

Identifique o que pode estar atrapalhando sua concentração e fazendo com que você perca tempo e solucione o problema. Caso você não consiga estudar em casa procure uma biblioteca pública ou a biblioteca da sua universidade. Evite cumular o estudo com locais que lhe trarão interrupções como por exemplo seu trabalho. Outro detalhe, telefone, televisão ligada, rádio, gente conversando, redes sociais, alertas do computador, lugares com barulho excessivo entre outros não lhe ajudam em nada em termos de otimização de tempo. Portanto, desligue-se do que não é necessário e tenha foco no que é essencial.

08) Acorde mais cedo:

Evite o cansaço, durma o número de horas necessárias, procure ir dormir mais cedo e acordar mais cedo. Sua sensação será de que o dia é maior e você não sentira o peso do cansaço. Ademais, não esqueça que a noite de sono de quem está estudando deve ser uma noite de sono eficiente e saudável, e para conseguir isso você deve: evitar a função soneca, evitar luminosidade no quarto e não passar de 8 horas de sono.

09) Crie hábitos:

Planeje sua rotina, faça um esforço para seguir este planejamento. Procure ter horários fixos para almoçar, jantar e descansar assim fica mais fácil perceber quando seu estudo não está rendendo em determinada matéria. Além disso, é importante que quem está estudando mantenha uma média de horas de estudo diárias parecida. Não é positivo que estudar um dia 1 hora e no outro 3 horas o interessante é que você dedique o mesmo número de horas todos os dias de forma a criar uma rotina de estudos e acostumar-se com isso.

Está procurando um bom preparatório para o XXIV Exame de Ordem?

O CEISC oferece Curso Regular para o XXIV Exame de Ordem!

OAB 1ª Fase – XXIV Exame – Curso Regular

AULAS AO VIVO: Transmissão ao vivo, via internet, permitindo a interação em tempo real com o professor.
AULAS ON-LINE: Após a transmissão ao vivo, as aulas ficam disponíveis na área do aluno para assistir quando e de onde quiser.
320 HRS DE EFETIVO CONTEÚDO: Abordando todas as matérias e seus principais tópicos exigidos pela OAB.
MATERIAIS DE APOIO: Serão disponibilizados arquivos em PDF com conteúdo recortado e esquematizado das disciplinas cobradas no Exame, mais de 1700 páginas de conteúdo!
03 SIMULADOS: Serão oferecidos três simulados nos moldes do Exame de Ordem, disponíveis on-line para alunos.
GRUPO DE ESTUDOS: Grupo de estudos no Facebook para os alunos interagirem.
ORIENTAÇÃO: Equipe especializada disposta para atender e responder as dúvidas sobre o certame.
PERGUNTE AO PROFESSOR: Sistema on-line integrado que mantém o contato do aluno com o professor mesmo após a aula ao vivo.