Saber como conciliar trabalho e estudos é um desafio e tanto. Principalmente para quem mantém essa jornada dupla, devido ao emprego e aos estudos para a prova da OAB, sabemos que não é uma rotina fácil.

Se você está nessa situação, é muito comum que esteja enfrentando problemas com o cansaço, a falta de flexibilidade de horários para estudar, além da própria pressão de pessoas próximas, e a ausência de motivação para encarar esse dia a dia com a cabeça erguida.

Fique tranquilo, esse problema não é só seu! Para que você possa manter-se firme nesse desafio, listamos aqui 4 dicas para que consiga ter um fluxo de estudos satisfatório e conciliá-lo com o trabalho e essa rotina corrida. Veja quais são elas:

1. Tenha objetivos claros

A primeira dica para que você entenda como conciliar trabalho e estudos da melhor maneira possível é definir objetivos claros. Afinal, somente com eles, você saberá aonde quer chegar e conseguirá definir o que deve ser feito para atingi-los.

Dessa maneira, será muito mais fácil organizar o que deve ser estudado nos seus horários livres, não dando margem para que a procrastinação e o desânimo tomem conta desses momentos.

2. Crie um cronograma de estudos realista

Outra dica valiosa é criar um cronograma de estudos para ajudar a distribuir todo o conteúdo ao longo do tempo disponível. O importante aqui é que ele seja o mais realista possível.

Isso porque não adianta nada querer estudar uma grande quantidade de assuntos se o tempo é escasso. Lembre-se também de que, devido ao cansaço e à correria, há uma certa limitação do quanto conseguimos absorver de conteúdo e concentrarmo-nos nos estudos por dia. Então, não tente atropelar as coisas e respeite o seu próprio ritmo!

3. Tenha um local para estudos

Um dos grandes desafios em saber como conciliar trabalho e estudos é justamente ter o melhor desempenho no momento de estudar. Dentre os fatores que contribuem para que isso aconteça, podemos destacar o foco.

Sendo assim, é preciso ter foco no momento de estudo. Para que isso seja possível, ter um local para realizar os estudos é essencial. De preferência que seja um lugar limpo, com uma boa estrutura e tranquilo.

Dessa forma, o cérebro também criará uma rotina em que associa o local ao aprendizado e isso ajuda no que diz respeito a ter um bom desempenho nessa atividade.

4. Faça um curso preparatório

Por fim, nossa última dica é que você opte por fazer um curso preparatório. Saiba que cursos como esse podem se encaixar muito bem na rotina de quem trabalha, visto que fornecerão o direcionamento necessário para o estudo, além de oferecerem especialistas no assunto para ajudar nessa empreitada.

Além disso, o curso pode ser uma ótima maneira de se dedicar aos estudos durante a semana, visto que ele demanda plena atenção para absorver o conteúdo. Feito isso, não há razões para dar errado.

Mais do que saber como conciliar trabalho e estudos, é preciso ter consciência de que ter um bom planejamento é importante. Além disso, tente adaptar cada dica para o seu dia a dia, pois não existem regras prontas que se encaixem na realidade de todos.

Você tem mais alguma dica sobre o assunto? O que acha de deixá-la no espaço de comentários deste post? Vamos lá!

Comments

comments

Responsável pela coordenação dos projetos, cursos preparatórios e eventos relacionados aos cursos de 1ª Fase da OAB do CEISC. Editora e criadora de conteúdo web e inbound marketing.