Cronograma:

Confira as principais datas referentes ao XXIV Exame de Ordem

Publicação do edital

 

19/09/2017
Período de inscrições 19/09/2017 a 29/09/2017
Período de solicitação de isenção da taxa de inscrição 19/09/2017 a 29/09/2017
Resultado definitivo da análise de solicitações de isenção da taxa 23/10/2017
Prazo limite para pagamento da taxa de inscrição 26/10/2017
Divulgação dos locais de realização da prova objetiva 13/11/2017
Realização da 1 ª fase (prova objetiva) 19/11/2017

 

Divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva 19/11/2017
Resultado preliminar da 1ª fase 04/12/2017
Prazo recursal contra o resultado preliminar da 1ª fase 05/12/2017 a 08/12/2017
Divulgação do gabarito definitivo da 1ª fase 13/12/2017
Divulgação do resultado final da 1ª fase (prova objetiva) 13/12/2017
Divulgação dos locais de realização da prova prático-profissional 15/01/2018
Realização da 2ª fase (prova prático-profissional) 21/01/2018

 

Divulgação do padrão de resposta preliminar da prova prático-profissional 21/01/2018

 

Divulgação do padrão de respostas definitivo e do resultado preliminar da 2ª fase (prova prático-profissional) 19/02/2018

 

Prazo recursal acerca do resultado preliminar da 2ª fase 20/02/2018 a 23/02/2018

 

Decisão dos recursos acerca do resultado preliminar e divulgação do resultado final do Exame 06/03/2018

 

Inscrição

As inscrições para o XXIV Exame de Ordem vão do dia  19 de setembro de 2017 até dia 29 de setembro de 2017.

A inscrição para o XXIV Exame de Ordem pode ser feita a partir do dia 19/09/2016 até o dia 29/10/2016, através do site da fgv, clique aqui para acessar. Outra informação importante é quanto ao valor, a taxa de inscrição para o Exame de Ordem é de R$ 260,00 (duzentos e sessenta reais) e o pagamento deve ser feito até o dia 26/10/2016 (quarta-feira)

Importante

Sobre a inscrição devemos salientar um ponto, a responsabilização criminal e administrativa daqueles candidatos que tentam prestar o Exame de Ordem sem cumprir os requisitos básicos. Segue extrato do edital:

Muitos candidatos nos questionam sobre qual seria o critério da OAB para determinar se o aluno de fato está “nos últimos dois semestres ou no do último ano do curso de graduação em Direito”. Para enquadrar-se completamente nesta descrição o aluno deve estar matriculado, de fato, no 9º semestre e fazer ou cálculo para verificar se dentro de um ano da publicação do edital já estará formado.

Local de prova

Já vislumbramos muitos alunos tendo problemas com relação a escolha do local de prova diferente do disposto no edital! Atenção neste ponto!

O edital é muito claro, o examinando prestará o Exame de Ordem no Conselho Seccional da OAB no estado em que concluiu o curso de graduação em Direito ou no estado sede de seu domicílio eleitoral, na forma do Provimento 144.

Importante

Se você tem a necessidade de prestar o Exame de Ordem em localidade distinta do  estado em que concluiu o curso de graduação em Direito ou estado sede de seu domicílio eleitoral. Existe uma possibilidade:

Inicialmente, cabe lembrar que sendo necessário pugnar pela alteração do local de prova o  examinando poderá interpor requerimento fundamentado, dirigido à Coordenação Nacional do Exame de Ordem, até às 17h00min do dia 29 de setembro de 2017, solicitando a realização das provas em estado distinto do escolhido no ato da inscrição, o qual deverá ser encaminhado exclusivamente por meio da página http://oab.fgv.br/xxivexame/requerimentos

Ainda no que se refere aos locais de prova, a banca trouxe a possibilidade de suspender a aplicação em casos de impossibilidade de prosseguimento e automaticamente inserir os candidatos no próximo exame. Vejamos:

Portanto, ocorrendo algum problema em um determinado local, como o caso referente a segurança pública no que ocorreu no Rio Grande do Norte durante o Exame de Ordem os candidatos poderão ser automaticamente remanejados para o próximo certame.

Repescagem

Para aqueles candidatos que eventualmente reprovarem no XXIII Exame de Ordem as informações sobre a repescagem estarão dispostas no edital complementar com publicação prevista para o dia 11 de outubro de 2017.

Anulações

Quanto a 1ª Fase, as regras permanecem às mesmas. Nos casos em que houver anulação de questões todos os candidatos serão beneficiados, inclusive aqueles que não interpuseram recurso.

Quanto a 2ª Fase, temos um ponto importante que os candidatos devem ter atenção.

Eventuais candidatos que tenham uma correção favorável, principalmente em casos polêmicos devem evitar de publicizá-las. Justamente pelo fato de que sua pontuação poderá ser revista até a homologação do certame, caso que ocorreu no XXII Exame de Ordem com os alunos de Constitucional

Vejamos:

Quanto a 1ª Fase, as regras permanecem às mesmas. Nos casos em que houver anulação de questões todos os candidatos serão beneficiados, inclusive aqueles que não interpuseram recurso.

Quanto a 2ª Fase, temos um ponto importante que os candidatos devem ter atenção.

Eventuais candidatos que tenham uma correção favorável, principalmente em casos polêmicos devem evitar de publicizá-las. Justamente pelo fato de que sua pontuação poderá ser revista até a homologação do certame, caso que ocorreu no XXII Exame de Ordem com os alunos de Constitucional

Vejamos:

Materiais Permitidos e Proibidos

Segundo o Edital é PERMITIDA a utilização de marca texto, traço ou remissão a artigos ou a Lei, desde que as remissões não articulem uma estruturação de peça.

Fiquem tranquilos! As remissões e marcações podem ser feitas tanto a lápis quanto a caneta.

Por fim, a utilização de clips é liberada, canetas marca texto também são permitidas, de todas as cores e maneiras. E ainda, canetas esferográficas de diversas cores podem ser utilizadas para sublinhar a letra da lei. Porém, sempre é bom frisar:

ATENÇÃO! POST-IT ESTÃO PROIBIDOS!

Não existe um limite de remissões, elas poderão indicar Leis, OJ’s, Súmulas e artigos, porém elas devem ser exclusivamente feitas nas folhas do Código e sem maiores informações. Sendo da forma mais concisa possível:

  • art. 397 do CPP
  • Súmula 444 STJ
  • Lei 9.099/90

Evite qualquer forma de estruturação de peça, entendendo o examinador que suas remissões, marcações ou separadores estão organizados de forma a facilicar ou permitir uma eventual estruturação de peça você pode ter seu código retirado.

FALHA NO EDITAL

A OAB/FGV publicou o edital do XXIV Exame de Ordem constando em seu conteúdo na página 31  Lei 13.467/17(reforma da CLT).

O próprio edital trás vedação a cobrança da Reforma Trabalhista neste Exame. Como a lei foi publicada mas se encontra em vacatio legig é impossível que ela seja objeto de cobrança no XXIV Exame de Ordem. Percebendo o erro a OAB/FGV trocou o edital da sua página. Porém, site da oab permaneceu o edital antigo com o erro gritante cometido pela banca.

Aos examinandos, fiquem tranquilos.  Não será cobrada a Reforma Trabalhista no XXIV Exame. Teremos uma retificação de edital ou um comunicado por vir.

Forte abraço!

Está procurando um bom preparatório para o XXIV Exame de Ordem?

O CEISC oferece Curso Regular para o XXIV Exame de Ordem!


OAB 1ª Fase – XXIV Exame – Curso Regular

AULAS AO VIVO: Transmissão ao vivo, via internet, permitindo a interação em tempo real com o professor.
AULAS ON-LINE: Após a transmissão ao vivo, as aulas ficam disponíveis na área do aluno para assistir quando e de onde quiser.
320 HRS DE EFETIVO CONTEÚDO: Abordando todas as matérias e seus principais tópicos exigidos pela OAB.
MATERIAIS DE APOIO: Serão disponibilizados arquivos em PDF com conteúdo recortado e esquematizado das disciplinas cobradas no Exame, mais de 1700 páginas de conteúdo!
03 SIMULADOS: Serão oferecidos três simulados nos moldes do Exame de Ordem, disponíveis on-line para alunos.
GRUPO DE ESTUDOS: Grupo de estudos no Facebook para os alunos interagirem.
ORIENTAÇÃO: Equipe especializada disposta para atender e responder as dúvidas sobre o certame.
PERGUNTE AO PROFESSOR: Sistema on-line integrado que mantém o contato do aluno com o professor mesmo após a aula ao vivo.

Comments

comments

Responsável pela coordenação dos projetos, cursos preparatórios e eventos relacionados aos cursos de 1ª Fase da OAB do CEISC. Editora e criadora de conteúdo web e inbound marketing.