O momento de espera é sempre algo muito angustiante, aguardar pelo resultado que se aproxima faz com que as dúvidas se acumulem e as questões sobre inscrições, próximos certames e recursos venham à tona.

Por isso, com a intenção de sanar eventuais dúvidas fizemos esta postagem.

Inicialmente convém a todos saberem as datas importantes neste momento:

Atenção!

Para aqueles candidatos que eventualmente reprovarem no XXIII Exame de Ordem as informações sobre a repescagem estarão dispostas no edital complementar com publicação prevista para o dia 11 de outubro de 2017.

Com essas datas os candidatos podem começar a programar seus passos daqui para frente, ou seja, definir qual rumo seguir para continuar a batalha rumo a aprovação ou aguardar o tão esperado resultado. Abaixo vamos trazer as respostas para algumas perguntas que recebemos frequentemente durante este período:

Como funciona e porque as pessoas também se inscrevem para 1ª Fase?

As inscrições para o XXIV Exame de Ordem estarão abertas até dia 29/09.

O resultado preliminar da 2ª Fase do XXIII Exame de Ordem será publicado apenas dia 10/10, sendo assim, posteriormente ao período de inscrições para o XXIV Exame de Ordem. A partir daí você deve estar se questionando: “Estou aguardando o resultado do XXIII Exame de Ordem, devo me inscrever para o XXIV?”

Vamos dividir a resposta em dois grupos, aqueles alunos que prestaram o XXIII Exame estando na repescagem e aqueles alunos que prestaram o XXIII Exame utilizando-se da 1ª tentativa.

1 – Para quem já estava na repescagem no XXIII Exame de Ordem:

O candidato que já estava na repescagem no XXIII Exame de Ordem, se eventualmente vier a reprovar terá que prestar novamente a 1ª Fase. Portanto, para evitar que você tenha que aguardar até o XXVI Exame de Ordem, nossa sugestão é que você faça sua inscrição agora.

O motivo é bem simples, a inscrição para o certame é validada apenas com o pagamento do boleto bancário. Analisando o cronograma do edital (cronograma completo você encontra aqui) é possível perceber que as inscrições vão até dia 29/09, porém o prazo limite para o pagamento do boleto de inscrição vai até o dia 26/10.

Ou seja, você pode efetuar sua inscrição normalmente e apenas aguardar o resultado do XXIII Exame sem fazer o pagamento do boleto referente a inscrição para o XXIV Exame.

Assim, você assegura a inscrição sem custo algum, portanto, inscreva-se, ainda que por precaução.

2 – Para quem não estava na repescagem no XXIII Exame de Ordem:

O candidato que prestou o XXIII Exame de Ordem sem estar na repescagem, faz jus ao benefício, podendo prestar novamente apenas a 2ª Fase do XXIV Exame de Ordem.

Sendo assim, não se encaixa na situação acima. Nestes casos, o candidato deve aguardar a publicação do edital de repescagem que tem previsão para estar disponível no dia 11/10. Com a publicação do edital de repescagem, as inscrições são abertas como novo prazo, somente para aqueles que fazem jus ao reaproveitamento.

Fica a dica!

Existe ainda, uma outra hipótese, para examinandos que desejam ter ainda mais segurança. Os cursinhos costumam denominar como “hackear” a repescagem, funciona assim:

Para quem não estava na repescagem no XXIII Exame de Ordem:

O candidato que está aguardando o resultado da 2ª Fase XXIII pode se inscrever para 1ª Fase do XXIV e efetivamente fazer a prova do XXIV Exame.

O objetivo da medida é manter o benefício do reaproveitamento.

Assim, o candidato faz a 1ª Fase do XXIV e, se aprovado, já garante para si o reaproveitamento no XXIV Exame. Ou seja: quem ficar para a repescagem pode, fazendo a prova da 1ª fase novamente, buscar uma proteção caso venha a reprovar novamente, se garantindo na próxima repescagem, ou seja, a do XXVI Exame.

Nossa Equipe acredita que a hipótese acima é totalmente exagerada, porém, se você sentir vontade de utilizá-la cabe a nós informarmos.

Como funciona a inscrição para a repescagem?

Os candidatos que eventualmente não aprovarem na 2ª Fase do Exame de Ordem XXIII devem aguardar a publicação do edital com todas as informações e a abertura das inscrições para o reaproveitamento no dia 11/10.

Quando devo iniciar meus estudos?

Independentemente da posição em que o aluno se encontra, havendo dúvidas sobre a aprovação é importante que você inicie seus estudos imediatamente. O tempo entre a divulgação do resultado e a nova prova é curto, por isso nunca deixe de estudar.

Esperamos ter esclarecido algumas dúvidas! Quer saber mais sobre a prova de 2ª fase do XXIII Exame acesse: OAB 2ª FASE: Manual pós-prova! O que fazer? O que saber?

Forte abraço!