Buenas moçada,

Estamos a exatos 60 dias da prova de 1ª Fase do Exame de Ordem XXV. Hoje, vamos trazer algumas dicas de estudo e organização que podem modificar seu cenário no dia da prova.

Seu tempo é valioso!

Ainda dá tempo de estudar, mas é preciso foco!

O prazo de 60 dias é um prazo relativamente curto se analisarmos a quantidade de conteúdo cobrados na 1ª Fase do Exame de Ordem.

Porém, com uma boa organização, foco e uma metodologia bem traçada é possível vencer o conteúdo comumente abordado e chegar bem preparado para a prova da OAB.

Pensando em facilitar a sua vida e lhe auxiliar nesse momento de proximidade com o Exame de Ordem que separamos 6 dicas de estudo e organização:

1 - Analise de forma sistemática as questões

São muitas questões na 1ª Fase do Exame de Ordem. É importante que você faça uma análise dos seus pontos fracos e da quantidade de tempo a ser dedicada.

Considerando o nº de questões x carga de conteúdo podemos logo verificar que existem algumas matérias que devem ser priorizadas, justamente por possuírem menor carga de conteúdo, porém maior número de questões. Vejamos:

Nossa sugestão é que você siga está divisão:

  • Priorize o Grupo A
  • Dedique o tempo restante ao Grupo B
  • O Grupo C deverá ser trabalhado ao final de cada matéria do Grupo A

Essa divisão visa priorizar os grupos de matérias com maior número de questões e menor carga de conteúdo. E mais, garante que você saiba uma forma inteligente e estratégica de dedicar o seu tempo.

2 - Conheça seus pontos fracos

É necessário aprimorar o que se sabe e fortalecer onde se tem dúvidas.

A prova da OAB  também é um teste de auto conhecimento, vence o aluno que melhor fortalece suas dificuldades e aprimora seus pontos fortes.

  • Mas gente…como eu faço isso?

A resposta você já sabe: SIMULADOS

Você deve fortalecer a matéria que você optou na 2ª Fase e revisar conceitos das matérias que você tem afinidade.

#FICAADICA: Matérias que você tem afinidade podem ser testadas através de resolução de questões. Falamos disso aqui: “A importância de resolver questões na preparação para 1ª Fase do Exame de Ordem. Treino duro, jogo fácil!”

Já as matérias que você tem dificuldades devem ser estudadas de forma organizada, através de um cronograma que comporte doutrina, letra seca de lei e resolução de questões.

#FICAADICA: O cronograma de estudos deve ser personalizado, você precisa de uma organização que se adapte à sua rotina e às suas necessidades. Falamos sobre isso nesta postagem: “5 passos essenciais para montar um plano de estudo para OAB.”

3 - Resolva provas anteriores, faça simulados e treine muito!

Eu faço questões.
Com que frequência?
O tempo todo…

Praticar é parte de aprender, o processo ativo de aprendizado é um dos mais importantes na fixação e revisão do conteúdo.

Resolver questões irá lhe ensinar a sistemática da prova, o domínio do tempo e ainda irá auxiliar nos conteúdos.

Mas atenção! #TELIGAVIVENTE: Não basta fazer questões, existe uma dinâmica que permite um treinamento eficiente.

Inicialmente, mimetize as condições da prova: Sem consulta, em local reservado e com tempo cronometrado.

Após resolver as questões, faça uma análise do seu resultado. Agrupe as matérias pelas que o resultado foi bom, mediano ou ruim. Assim, você poderá direcionar o estudo e sempre adequar o cronograma as suas necessidades.

#FICAADICA: Tivemos várias inovações no Exame de Ordem, por isso, sempre é bom verificar se os gabaritos estão atualizados.

4 - Cronograma, Calendário, Plano de Estudos e Foco!

Eu não sei para onde correr, mas sei que devo correr muito!

Quando falamos em Exame de Ordem devemos ter claro em nossa mente: ORGANIZAÇÃO!

São diversas disciplinas, conteúdos variados e uma carga de horas gigantesca a ser absorvida em pouco tempo.

  • TÁ MAS EU SÓ TENHO 60 DIAS! NOSSA SENHORA DA BICICLETINHA DAI-ME EQUILÍBRIO.

Calma jovem! A chave aqui é responder algumas perguntas chave e então organizar seu estudo.

1 – Quantas horas diárias posso dedicar a minha preparação
2 – Posso me dedicar nos finais de semana? Quanto tempo?
3 – Meu bloquinho de carnaval será o “UNIDOS DA FGV”?
#FICAADICA: Feriado de carnaval pode ajudar, e muito, a avançar no estudo.

De posse destas respostas e com a análise do seu desempenho você pode então organizar seu calendário de aulas. Lembrando que, nossa recomendação é que você inclua doutrina, legislação e questões no seu cronograma.

Cola em mim que é sucesso! A reforma trabalhista será objeto de cobrança do XXV Exame de Ordem.

Por isso, é bom dedicar um tempinho extra para Direito e Processo do Trabalho.

E nunca esqueça! Ética é a menina dos olhos quando falamos em OAB. São 8 questões garantidas através de um conteúdo bem pequeno!

5 - Aprenda a lidar com a pressão

Sinto que não sei nada. Minha família cobra minha ausência.

A preparação para o Exame de Ordem já traz consigo um grau de ansiedade e cobrança altíssimo, somada a pressão imposta por familiares e amigos esta carga pode se tornar percalço pesado no caminho da sua aprovação.

Falamos sobre aqui: “Como lidar com a pressão familiar durante a preparação para o Exame de Ordem?”

Por isso, busque sempre um limite saudável de estudo. Equilíbrio é a chave para todas as conquistas da vida.

A preparação também envolve descanso e ele é bem mais importante do que você imagina. Todos temos um limite de absorção de conteúdo e é essencial equilibrar atividades de estudos com lazer.

O foco é importante, porém, a dedicação exclusiva a preparação pode não ser tão positiva.

O Exame de Ordem é um desafio pessoal, em que você só compete contra você mesmo! E você é capaz!

6 - Se estiver difícil busque um curso preparatório

Eu estou tendo dificuldades para me organizar e ainda estou me sentido perdido. O que faço?

Se você acha que não conseguirá sozinho, seja por insegurança, seja por dificuldade de concentração, não hesite em procurar um curso preparatório para a OAB, não há nenhum problema nisso.

Falamos sobre isso aqui: “Contratar um curso preparatório para OAB ou estudar por conta própria?”

Com o auxílio de um cursinho, o seu estudo será direcionado por professores experientes e que estarão à disposição para tirar todas as suas dúvidas sempre que elas surgirem.

Nossa sugestão é que você dê uma olhadinha nos cursos oferecidos pelo CEISC, eles tem opções de curso para todos os tipos de alunos. As aulas são EAD, com sistema integrado de perguntas aos professores, simulados online e mais de 2.000 páginas de conteúdo em apostilas.

O Curso OAB 1ª Fase de Resolução de Questões é voltado aos alunos que desejam ter um estudo sistematizado através de questões. O objetivo principal do curso é a revisão dos conteúdos anteriormente abordados pelo Exame de Ordem, auxiliando assim o aluno a compreender a estrutura das provas da OAB e sua complexidade. O curso contempla, aulas gravadas, revisões, simulados e resoluções de questões.

O SOS – OAB 1ª Fase XXV Exame é voltado aos alunos que desejam ter uma preparação rápida, objetiva e estratégica para a 1ª Fase do XXV Exame de Ordem. O curso contempla, aulas com conteúdo topificado, revisões, simulados, resoluções de questões e ainda disponibiliza o Material de Apoio mais completo do mercado.

O Curso OAB 1ª Fase XXV Regular + Resolução de Questões é voltado aos alunos que desejam ter uma preparação completa, aprofundada e estratégica para a 1ª Fase do XXV Exame de Ordem. O curso contempla, aulas ao vivo, aulas gravadas, cronograma de estudos, revisões, simulados, resoluções de questões e ainda disponibiliza o Material de Apoio mais completo do mercado.

Comments

comments

Responsável pela coordenação dos projetos, cursos preparatórios e eventos relacionados aos cursos de 1ª Fase da OAB do CEISC. Editora e criadora de conteúdo web e inbound marketing.