E aí, buenas? Bom, como sabemos, o momento da realização do exame da OAB é algo muito importante na vida de qualquer candidato. Sabemos também que é normal que imprevistos possam surgir, sendo um dos mais comuns o famoso branco na hora da prova.

Isso pode acontecer por diversos motivos. Dentre eles, destacamos o nervosismo e o estresse no momento da prova, estudar de forma errada, noites mal dormidas, falta de atividade física, etc.

Para que você não seja vítima disso, preparamos 5 dicas para evitar que aconteça o branco na hora da prova. Quer saber quais são elas? Então, continue acompanhando com seus olhos de tigre a leitura do post!

1. Organize uma rotina de estudos saudável

A nossa primeira dica é que você tenha uma rotina de estudos saudável e equilibrada. Em vez de estudar tudo de última hora, nas vésperas da prova, procure distribuir o conteúdo do exame de forma equilibrada, sem sobrecarregar o cérebro.

Agindo dessa forma, será possível dar um tempo para a sua mente assimilar todo o conteúdo em tempo hábil e, assim, você ficará mais seguro e tranquilo para no momento da prova, diminuindo as chances de qualquer falha de memória.

2. Realize revisões periódicas

Dentro da sua rotina de estudos, tente encaixar revisões do conteúdo para ajudar no processo de aprendizado. Afinal, o nosso cérebro não é uma máquina e é normal que algumas coisas sejam esquecidas ao longo do tempo, além de não ser possível assimilar 100% de tudo de uma vez só.

Então, a melhor coisa a se fazer é dedicar algumas horas durante a semana para realizar uma revisão de conteúdos que já foram estudados há um certo tempo. Tenha em mente que uma revisão não é estudar tudo de novo, mas sim relembrar e reforçar o que já foi estudado de forma rápida e leve.

3. Faça exercícios físicos

Quando se tem uma rotina muito intensa de estudos, é preciso encontrar uma válvula de escape para aliviar a cabeça e dar um tempo para que o conteúdo seja assimilado. Fazer exercícios físicos é uma ótima opção.

Saiba que quando fazemos atividades físicas, liberamos serotonina (um hormônio que ajuda no nosso bem-estar) relaxando a cabeça e todo o corpo. Ele é ideal para nos prepararmos para um novo dia de estudos.

Afinal, não é somente o estudo que proporciona um bom desempenho no momento da prova. É preciso estar bem fisicamente e emocionalmente, inclusive, durante a rotina de estudos para que essa atividade seja feita de forma eficiente.

4. Preze pelas suas noites de sono

Outro ponto importante é prezar pelas suas noites de sono. Muitos acham que virar a noite estudando ajudará a ganhar tempo e, assim, assimilar mais conhecimento. Isso é um engano.

Noites bem aproveitadas são necessárias para assimilar o que foi estudado. Elas são essenciais para o descanso do seu corpo para que você possa enfrentar o dia seguinte de forma saudável.

Então, tenha em mente que dormir pouco é prejudicial tanto para os dias de estudo, quanto no dia da prova. Além disso, essa prática só favorece as chances de acontecer o famoso branco na hora da prova.

5. Crie recompensas

Uma ótima maneira de relaxar e saber lidar com os estudos é criando recompensas, pois, elas ajudam a quebrar toda a tensão e o estresse dessa rotina. Isso pode ser feito da maneira mais simples possível e não precisa de muito esforço.

Por exemplo, você pode definir que a cada conteúdo finalizado, você estará liberado para ouvir uma música, assistir a um filme. Ou então, a cada pontuação atingida nos simulados, você se permitirá comer a sua comida favorita, dentre outras coisas. Isso será essencial para criar motivação durante o estudo e evitar o esquecimento da matéria.

Deu para perceber que só depende de você para evitar que aconteça o tão temido branco na hora da prova, certo? Então, aplique as nossas dicas no dia a dia e vá mais tranquilo para o exame! Tem mais alguma dica para compartilhar? Deixe-a no espaço dos comentários, ok?

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Responsável pela coordenação dos projetos, cursos preparatórios e eventos relacionados aos cursos de 1ª Fase da OAB do CEISC. Editora e criadora de conteúdo web e inbound marketing.