O índice de reprovação no Exame da Ordem é bem alto, mas isso não é motivo para desistir ou desanimar da prova. Afinal de contas, muitos candidatos “caem de paraquedas”, ou seja, fazem a avaliação sem qualquer preparo ou estudo específico.

Além disso, existem outros pontos que podem influenciar na avaliação, o que pode assustar muita gente. Portanto é importante saber como se preparar da melhor forma para o exame. Neste texto, nós mostramos os 4 motivos mais comuns de reprovação e como superá-los para ser aprovado. Confira!

1. Pouca dedicação aos estudos

O principal motivo de reprovação no Exame da Ordem é, com certeza, a pouca dedicação aos estudos. Os candidatos costumam subestimar a prova, confiando somente nos ensinamentos que tiveram durante a graduação.

Porém, a prova da OAB é bem ampla, aborda todas as áreas do Direito e pode surpreender muita gente. Às vezes, aquele assunto que foi estudado no primeiro semestre do curso é cobrado, e muitos não se lembram do que aprenderam.

Por isso, é fundamental se dedicar aos estudos focados especificamente na prova da OAB. O exame é muito importante e confiar somente no que foi aprendido durante longos anos na faculdade, na maioria dos casos, não é suficiente para conseguir a aprovação.

​2. Inexistência de planejamento

Outro problema comum que acarreta a reprovação no Exame da Ordem é a falta de planejamento nos estudos. Dedicar-se é muito importante, mas é essencial se planejar para estudar focado na prova.

Várias matérias têm um peso maior, por ter um conteúdo menos extenso e mais questões na prova, o que torna o estudo delas mais eficiente. Isso também pode variar de acordo com cada pessoa, dependendo das facilidades ou dificuldades pessoais.

Portanto, além de se dedicar aos estudos, faça um bom planejamento das matérias a serem revisadas: dê mais tempo para aquelas mais cobradas e as que você tem mais dificuldade, para ser o mais eficiente possível na preparação.

3. Falta de análise da prova

Além de estudar com eficiência, também é importante saber como funciona a prova da OAB. O Exame de Ordem é diferente de outros processos seletivos e a avaliação tem suas características próprias, que já vêm sendo utilizadas a vários anos.

Por isso, o candidato deve analisar as provas anteriores, como as matérias são cobradas, quais conteúdos são mais visados, etc. Isso serve também para quem está estudando montar o seu plano de estudos.

Faça provas anteriores como se fosse um simulado, anote quais as matérias tiveram mais erros e separe um tempo a mais para elas. Tudo isso pode evitar a surpresa no momento do exame e impedir, inclusive, a reprovação.

4. Excesso de ansiedade e nervosismo

A possibilidade de reprovação pode deixar muitos candidatos com medo e um dos maiores motivos para esse problema é a ansiedade e o nervosismo durante a prova, levando ao famoso “deu branco“. Isso acontece, principalmente, quando há falta de preparo e treino para o exame, mas não é o único motivo.

Ser aprovado nas duas fases e conseguir a carteirinha da OAB é o início da carreira na advocacia; afinal, ela é indispensável para o exercício da profissão. Essa pressão pelo resultado positivo na prova pode acarretar nervosismo e causar o esquecimento daquilo que foi estudado.

Para superação a reprovação no exame da ordem e dar a volta por cima, durante a preparação para próxima prova, tente ler notícias relacionadas aos exames, veja vídeos de cursinho, leia histórias de quem foi aprovado e se dedique bastante aos estudos para diminuir a ansiedade. No momento da prova tente ficar tranquilo e focar somente em responder as questões, sem pensar em nada além disso.

Outra alternativa para recomeçar os estudos e conseguir a aprovação é investir em cursinhos preparatórios online eficientes e com uma boa reputação. Desta forma, você poderá se dedicar aos estudos no horário que desejar e conseguir a tão sonhada carteirinha da OAB.

Gostou das nossas dicas? Quer saber mais sobre como podemos ajudá-lo na preparação para o exame de ordem? Então, entre em contato conosco agora mesmo! Teremos um enorme prazer em ajudá-lo!