Buenas? Você sabe que conseguir uma posição de destaque em meio a concorrência do mercado de trabalho não é uma tarefa fácil! É preciso buscar cada vez mais capacitação, realizar provas para se candidatar a uma vaga de emprego e até saber equilibrar a rotina trabalho com os estudos.

Para os recém-formados em direito, essa situação é um pouco mais crítica. Afinal, enquanto não conseguem o registro da OAB, eles não podem atuar na carreira de advogado. O que talvez não seja do conhecimento de todos é que o ambiente de estudo é um dos maiores aliados para uma trajetória de sucesso, seja no exame de ordem ou em qualquer processo seletivo que o candidato queira participar.

Então, já parou para analisar se o seu espaço é apropriado ou como ele poderia ser otimizado? Confira no post de hoje 4 dicas preciosas para impulsionar o seu estudo em casa!

1. Escolha um local adequado

A primeira coisa que você deve pensar para conseguir montar um bom ambiente de estudos em casa é a quantidade de horas que passará estudando — e, desde já, posso adiantar que serão muitas! Então, procure deixar o espaço o mais adequado e agradável possível, pois isso vai ajudar no seu desempenho.

A criação do seu cantinho de estudos precisa, basicamente, do investimento em infraestrutura. Tenha um ambiente calmo, arejado, com boa iluminação — enfim, características que preservem a sua saúde e mantenham o seu nível de disposição.

2. Acabe com as distrações

Com o avanço das tecnologias, é bastante comum que as mesmas ferramentas utilizadas para os estudos também gerem motivos de distração. Afinal, quem nunca se valeu da internet, do celular, notebook ou tablet para assistir aulas e baixar conteúdos?

Nesse caso, o conselho para otimizar o seu tempo é aproveitar esses instrumentos só quando for extremamente necessário. Ou seja, deixe o telefone no modo silencioso, fique longe das redes sociais e desligue a TV.

3. Invista em conforto

Outro aspecto essencial para tornar os estudos mais proveitosos é apostar no conforto do ambiente. Confira, acima de tudo, se a cadeira que você escolheu é adequada e alinhada à sua mesa. As referências para isso são:

• posicionar-se de forma que os pés estejam encostados ao chão;
  • manter os cotovelos bem ajustados, para se apoiar na mesa;
  • se você usar um computador ou notebook, lembre-se de que a tela deve estar na altura dos seus olhos — isso causará menos desgaste ao seu corpo.

4. Tenha organização

Um ambiente de estudo organizado também faz toda diferença para quem está em fase de preparação. Você não pode perder tempo, por exemplo, tendo que levantar da mesa toda hora para procurar livros, cadernos, ou qualquer outro tipo de material. Isso vai interromper o seu raciocínio.

Além disso, depois de separar todo o material que será utilizado no seu dia de estudo, é importante que mais um detalhe seja estruturado: a arrumação da mesa. A dica aqui é não deixar ela abarrotada de coisas — você pode desanimar diante de tanto material para estudar.

Enfim, a lição que fica a quem vai prestar um exame de ordem ou aos concurseiros de plantão é que não são apenas as horas dedicadas à preparação que garantem a sua aprovação. O ambiente de estudo também pode fazer toda a diferença e garantir que qualquer tempo de esforço seja proveitoso.

Então, gostou das dicas? Agora que você já sabe como criar o melhor espaço para os seus estudos, aproveite para conhecer algumas estratégias que ajudarão na reta final do exame de ordem!