Gerenciar o tempo é um desafio para muitas pessoas, principalmente para as que possuem uma rotina de estudos para provas e concursos. Além disso, é inegável que todo ser humano precisa ter momentos de lazer.

Ter uma vida social ativa é algo saudável, pois ajuda a relaxar e estar bem para enfrentar essa rotina pesada de estudos com mais leveza. Porém, isso não é algo tão simples assim de ser feito. É preciso gerenciar bem o seu tempo a fim de atender essas demandas.

Para ajudar, preparamos 4 dicas para que você possa gerenciar o seu tempo de estudo e ainda conseguir ter uma vida social. Confira!

1 - Crie um plano de estudos

Planejamento é algo essencial para qualquer atividade da vida e, quando entramos no campo dos estudos, isso não é diferente. Saiba que, com um plano de estudos, você conseguirá realizar isso muito bem, garantindo bom direcionamento e foco nessa atividade ao longo do dia.

Para que isso funcione, é preciso definir qual será o tempo de estudo diário, quais disciplinas ou temas serão estudadas nos determinados dias da semana e quanto tempo será dedicado a cada uma delas.

Saiba que, dessa forma, será muito mais fácil estudar o suficiente com foco e determinação. Assim, evita-se a perda de tempo ou o estudo em excesso — coisas que, no fim, acabam comprometendo a sua vida social.

2 - Faça uma coisa de cada vez

Saiba que o nosso cérebro tem muita dificuldade em fazer mais de uma coisa por vez. Então, para que você não perca o foco várias vezes no dia — o que faz com que precise desprender um grande esforço para retomá-lo —, evite fazer outras atividades paralelas quando estiver estudando.
Ou seja, respeite o seu cérebro e faça uma atividade por vez. Quando ela estiver pronta, parta para outra. Pode até parecer bobagem, mas agir dessa maneira vai ajudar muito na sua produtividade e no gerenciamento do tempo de estudo, dando margem para que você possa aproveitar a sua vida social quando preciso.

3 - Trabalhe com metas

Saiba que também é possível trabalhar com metas relacionadas ao seu desempenho no estudo. Aliás, elas ajudam muito no gerenciamento do tempo e no melhor aproveitamento desta atividade.
Para utilizá-las, é simples: basta você dividir o conteúdo em blocos durante o dia e a semana. Por exemplo: você pode colocar como meta diária estudar uma certa quantidade de capítulos até chegar no capítulo Y na sexta-feira. Então, você saberá que está em dia se, ao fim da semana, tenha conseguido chegar nesse capítulo. Capisce?
Assim, será possível distribuir todo o conteúdo a ser estudado de forma igualitária e também desfrutar da vida social de forma constante e sem se estressar.

4 - Estude em um ambiente adequado

Por fim, a nossa dica é que para você tirar o máximo rendimento nos estudos é prezar por estar em um ambiente adequado. De preferência, que ele seja bem iluminado, tenha o mínimo de estrutura para você se concentrar e que não comprometa a sua ergonomia.

Saiba que ambientes silenciosos também ajudam a ser mais produtivos. Não consegue estudar em casa? Biblioteca pode ser uma boa aliada nessa fase. De qualquer forma, nada de estudar assistindo TV, deitado na cama ou em outros ambientes que podem lhe prejudicar.

Viu como gerenciar o tempo de estudo pode ser mais fácil do que você imagina?

Comments

comments

Maíra Martinez
Responsável pela coordenação dos projetos, cursos preparatórios e eventos relacionados aos cursos de 1ª Fase da OAB do CEISC. Editora e criadora de conteúdo web e inbound marketing.
Maíra Martinez on InstagramMaíra Martinez on LinkedinMaíra Martinez on Youtube