Contar com um curso online para OAB é uma ótima forma de se preparar para esse exame tão importante. Afinal, são várias as matérias que fazem a diferença na carreira de todo futuro advogado.

Por isso, qualquer dica sobre como aproveitar o curso online para OAB nesse momento tende a ser de grande ajuda.

Podemos listar algumas das diversas vantagens que esses cursos oferecem: professores capacitados, materiais para estudo, aulas focadas no exame e equipe de apoio que auxilia os alunos em qualquer área. Mas também é preciso ter algumas atitudes para aproveitar essa ferramenta e se preparar da melhor forma.

Para ajudar nesse desafio, neste texto daremos algumas dicas para você aproveitar ao máximo o seu curso para OAB e conseguir ter um ótimo rendimento nos estudos.

Ficou interessado em saber quais são elas? Então, confira agora mesmo!

1. Verifique os requisitos técnicos

A primeira dica para aproveitar o curso online para OAB vale para bem antes de começar os estudos. Falamos do momento em que você começa a procurar instituições que oferecem essas aulas.

Tenha em mente desde já que é muito importante verificar os requisitos mínimos para poder visualizar as aulas. A ideia aqui é que você possa entender melhor o curso oferecido e não ter surpresas desagradáveis no futuro.

Apesar de instituições mais sérias e com experiência na área oferecerem aulas online eficientes, que não exigem um computador de última geração ou uma conexão extremamente rápida, ainda há requisitos mínimos.

Então, não deixe de verificar esses dados antes de contratar o curso: garanta que o seu computador e a sua conexão estão aptos para visualizar os vídeos e confira como é o suporte técnico.

Desse modo, você não se frustrará com problemas durante os estudos.

2. Saiba controlar o tempo

Outro ponto importante é saber controlar o tempo quando se estuda com um curso online. Afinal, é inegável que há uma certa flexibilidade para o aluno fazer os seus próprios horários.

Apesar dessa vantagem, é comum relaxar e acabar se atrapalhando com o período destinado aos estudos. Por isso, é importante controlar o tempo, criar uma rotina e segui-la com determinação.

Tenha em mente que a prova da OAB é uma etapa muito importante na carreira, mas é preciso ter dedicação e fazer um estudo regrado para conseguir superá-la. Portanto, separe uma quantidade de horas mínima de curso por dia e siga esse padrão.

O ideal é verificar quantas horas de aulas são oferecidas e dividir o tempo necessário até a prova. Faça um calendário com o período reservado até o dia do exame, separe as horas que serão para estudo de cada matéria e não esqueça de reservar um tempinho de lazer para esfriar a cabeça.

3. Mantenha o foco

Para muitas pessoas, essa pode ser a dica mais importante e também a mais difícil de botar em prática: mantenha o foco! O exame da OAB é muito importante, já que se trata de uma prova extensa que aborda todos os conteúdos estudados ao longo da faculdade de Direito.

Por isso, quando você estuda com um curso online, é fundamental se concentrar e manter o foco, evitando distrações. Afinal, é também o seu tempo que está em jogo nesse momento.

Não deixe de aproveitar o tempo que dedica para o curso, pois os professores têm muita experiência com essa área e sabem como costumam ser as questões e os assuntos cobrados. Por isso, ter atenção é importante para não perder nenhuma dica.

Essas dicas são fundamentais para uma boa prova, porque além da matéria, é necessário conhecer vários detalhes da OAB. Qualquer ensinamento que não for absorvido pode ser um ponto a menos no exame. Assim, o foco na hora do estudo é indispensável.

4. Utilize os serviços de ajuda que são oferecidos pelo curso

Os cursos online para a prova da OAB costumam oferecer vários serviços de ajuda, como simulados, dever de casa, dicas de leitura e materiais complementares, entre outros. Podem parecer apenas detalhes, mas tudo isso é fundamental para a preparação. Não tem segredo: somente com um estudo eficiente os resultados aparecem.

Tente aproveitar ao máximo esses materiais complementares; variar os estudos também ajuda a manter o foco, porque as aulas não se tornam tão cansativas quanto podem parecer à primeira vista. Além disso, o treino com simulados e questões de exames anteriores é fundamental para melhorar a nota.

5. Organize os seus estudos

A quinta dica sobre como aproveitar o curso online para OAB também é muito simples: organize os seus estudos. Apesar de a organização ser um problema para muitas pessoas, temos algumas orientações para que elas encontrem uma solução.

A primeira delas é fazer um cronograma de estudos. Com ele, é possível entender qual é a distribuição saudável do conteúdo a ser estudado ao longo do ano, bem como saber como está o rendimento dos estudos durante os dias para realizar correções.

Além disso, crie metas relacionadas ao estudo e faça a ligação delas com esse calendário. Dessa forma, ficará muito mais fácil focar e estudar de forma equilibrada.

6. Escolha o melhor estilo de aprendizagem

Hoje, já está bem claro que as pessoas têm estilos de aprendizagem distintos, pois possuem maneiras diferentes de adquirir novos conhecimentos. Felizmente, os cursos oferecem uma variedade de materiais para que o aluno possa estudar.

Podemos citar vídeos, textos, provas, fóruns e desafios, entre outros recursos. Então, entenda qual deles se encaixa melhor com o seu estilo de aprendizagem para que as suas ações sejam orientadas a priorizar os materiais com os quais você se dá melhor para depois consultar as opções secundárias.

7. Certifique-se de que todos os recursos tecnológicos funcionam bem

Por fim, a nossa última dica é simplesmente se certificar de que todos os recursos tecnológicos funcionam bem. Afinal, você dependerá deles para aproveitar o curso em sua totalidade, não é mesmo?

De nada adianta se matricular em um curso como esse se o seu computador está com problemas na caixa de som, por exemplo. Então, saber como aproveitar o curso online para OAB também tem a ver com garantir que os recursos tecnológicos funcionem bem e não sejam um gargalo para o seu aprendizado.

Além dessas dicas, podemos citar algumas atitudes básicas que estão ligadas a ter uma boa rotina de vida e influenciam no bem-estar. Exemplos dessas ações são: ter momentos de lazer, comer bem e prezar por ter uma boa noite de sono, entre outras.

Seguindo essas dicas de como aproveitar o curso online para OAB, você terá um ótimo aproveitamento, garantindo que os estudos rendam e ajudem você no momento do exame. Só não se esqueça de escolher um curso de qualidade e confiança nessa hora!

Gostou dessas dicas de estudos? Então, o que acha de saber como podemos ajudar você a ter o máximo de proveito nos cursos online para OAB? Entre em contato com a gente e bata um papo com um de nossos especialistas no exame!

Comments

comments

Equipe de curadoria de conteúdos jurídicos.